Luzes de Natal 2021 em Lisboa
Luzes de Natal 2021 em Lisboa. Foto: © Rosa Pinto / Actigamer

As luzes de Natal em Lisboa tem longa tradição e todos os anos abre as portas da cidade com luz, cor, e animação nos principais pontos da cidade. São vários os percursos feitos a pé, em grupos de amigos, em família, ou solitariamente, para desfrutar o brilho das luzes e a animação da quadra festiva.

Partindo da Praça do Comércio podemos observar uma bonita “Árvore de Natal”, que torna o Terreiro do Paço imponente, com os seus edifícios cheios de luz e brilho, atraindo crianças e adultos a poses para registos, momentos para mais tarde recordar.

Seguindo as ruas da Baixa Pombalina, a animação é constante e as mudanças de cor da iluminação dão às paredes dos edifícios diferentes decorações.

No Rossio a “Árvore de Natal” ilumina o espaço central, rodeada de um pequeno mercado com vários produtos que celebram a quadra festiva. Encontramos bebidas quentes, a famosa ginjinha, doçaria de Natal, e sandes recheadas de produtos tradicionais portugueses, que aconchegam o estomago e ajudam a combater o frio que nestes dias se faz sentir com alguma persistência. As bonecas e outros divertimentos também não faltaram e servem para animar e divertir as crianças.

A iluminação do Teatro Nacional D. Maria II, e outros edifícios da Praça dão mais luz e cor ao ambiente, com os apelos de crianças e adultos para os habituais registos fotográficos.

A zona do Chiado, antigo centro de comércio, é tradicionalmente uma das zonas mais iluminadas da cidade, atraindo lisboetas e turistas que enchem as ruas e as lojas para as compras da época. A fachada do edifício dos Armazéns do Chiado, decorada com motivos alusivos ao Natal e todas as decorações das ruas circundantes até à Praça Luís de Camões, são a atenção constante dos olhares que passeiam à procura do melhor angulo para o disparo da máquina fotográfica.

A Avenida da Liberdade, em toda a sua extensão, é iluminada por luzes de cores azuis e brancas que, em forma de rosas de papel, pendem dos ramos das árvores que ladeiam a avenida. São cores suspensas que se misturam com as luzes intensas dos veículos que serpenteiam a via numa mistura que lembra uma aguarela.

O Natal tem um significado especial! É magia, cor, luzes, família, partilha, árvore, presépio, Pai Natal e Menino Jesus.