ICSE 2024
ICSE 2024

Lisboa prepara-se para ser o epicentro da Engenharia de Software, acolhendo a 46ª edição da International Conference on Software Engineering (ICSE) no Centro Cultural de Belém (CCB), de 14 a 20 de abril. Este encontro global, considerado o mais influente na área, atrai milhares de participantes de todo o mundo, sucedendo a Sydney como cidade anfitriã.

Durante quase meio século, a ICSE, patrocinada pela IEEE e pela ACM, tem sido o fórum privilegiado onde investigadores, académicos e profissionais partilham e debatem avanços, tendências e experiências significativas na Engenharia de Software.

Rui Maranhão, General Chair da Conferência e Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto:

“Esta conferência é fundamental para a comunidade de Engenharia de Software, pois não só destaca as mais recentes inovações e pesquisas na área, mas também define as tendências futuras e fomenta a colaboração entre a academia e a indústria. A ICSE é um catalisador para o desenvolvimento e melhorias nas tecnologias de software, contribuindo significativamente para o avanço tecnológico global.”

Os principais oradores são sempre figuras proeminentes no campo da Engenharia de Software, escolhidos pelas suas contribuições significativas à ciência e à indústria e que estão na vanguarda da pesquisa, inovação ou liderança na área. Este ano, vais ter a oportunidade de ouvir Martin Rinard, um professor do MIT, Carol Smith, uma Cientista Investigadora Principal da Carnegie Mellon University e, Rupak Majumdar, um Diretor Científico do Max Planck Institute. Eles vão partilhar insights sobre os avanços dos Grandes Modelos de Linguagem, explorar as fronteiras da Inteligência Artificial Generativa e debater a construção de Confiança em IA.

ICSE 2024

Na ICSE 2024 vais poder mergulhar em temas como a aplicação da Engenharia de Software em sistemas de inteligência artificial, as melhores práticas para um desenvolvimento de software sustentável, e os mais recentes debates sobre segurança e privacidade.

O futuro do trabalho na Engenharia de Software também estará em destaque, com uma agenda repleta de workshops, tutoriais e sessões técnicas. A ICSE 2024 não é apenas um palco para investigações de ponta, mas também um espaço de diálogo sobre questões industriais, te oferecendo uma perspetiva completa, desde a teoria até à prática.

“Além dos oradores principais confirmados, é esperado que a conferência atraia líderes de opinião, professores, profissionais e investigadores de renome de laboratórios de ponta e instituições académicas, incluindo representantes de empresas tecnológicas. Todas estas presenças proporcionam uma oportunidade única de interação com algumas das mentes mais brilhantes na Engenharia de Software. A título de exemplo, em anos anteriores, a conferência contou com a presença de laureados do Turing Award conhecidos como o Prémio Nobel da Computação, ou Margaret Hamilton que foi a Software Lead do Programa Apollo 11”, acrescenta Rui Maranhão, General Chair da Conferência e Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

A ICSE, na sua 46ª edição, não só fomenta o avanço da Engenharia de Software mas também celebra as contribuições que transformam a indústria. Anualmente, destaca-se o Harlan D. Mills Award, um prémio de prestígio que homenageia aqueles cujo trabalho teve um impacto significativo tanto na teoria quanto na prática da Engenharia de Software. Este reconhecimento é reservado para investigadores e profissionais cujas obras demonstram uma influência duradoura e substancial na área.