Museu LOAD ZX Spectrum no Lisboa Games Week
Museu LOAD ZX Spectrum no Lisboa Games Week

A Fundação AIP, o Município de Cantanhede e a Associação Geração Spectrum estabeleceram uma parceria com o objetivo de levar o Museu LOAD ZX Spectrum ao Lisboa Games Week durante as próximas três edições.

A presença do Museu LOAD ZX Spectrum em exclusivo no Lisboa Games Week pretende enriquecer os conteúdos programáticos do evento, nomeadamente no âmbito do programa do Serviço Educativo do Lisboa Games Week, onde a promoção de espaços temáticos e programas específicos de formação são orientados para disponibilizar diferentes áreas de conhecimento junto do público mais jovem.

“O Lisboa Games Week é o maior evento de videojogos em Portugal, tendo registado em 2019 mais de sessenta e três mil visitantes, dos quais dezassete mil de alunos e professores oriundos de visitas de estudo de todo o território continental”, conforme adianta a organização em comunicado, salientando que “tratam-se de indicadores aliciantes para a promoção do Museu, e também do próprio Município de Cantanhede.”

Museu LOAD ZX Spectrum

O Museu LOAD ZX Spectrum surgiu para homenagear os microcomputadores idealizados por Sir Clive Sinclair e também recordar de forma singular o contributo português na construção de muitos destes equipamentos a partir da fábrica da TIMEX em Almada.

Este espaço único no mundo homenageia aquele que foi, para muitos europeus, o seu primeiro computador e, por isso, o primeiro contacto que tiveram com videojogos. Foi a partir deste objeto mágico que muitos aprenderam a programar e deram passos decisivos em direção à revolução tecnológica que contribuiu decisivamente para introduzir os jovens na tecnologia e incentivar muitos deles a prosseguir uma carreira profissional em Videojogos.

O museu irá estar presente nas próximas três edições do Lisboa Games Week. A organização orgulha-se de poder contar com um projeto tão dinâmico e inovador que presta homenagem a uma das fases mais relevantes para os videojogos, os computadores e jogos que fizeram e fazem, ainda, as delícias de tantos gamers.

O Lisboa Games Week é promovido pela Fundação AIP e decorre na FIL de 17 a 20 de novembro 2022.