Lisboa Games Week
Lisboa Games Week

Está quase a começar a grande festa dos videojogos e do entretenimento digital, o Lisboa Games Week. O último evento do ano dedicado ao gaming terá nesta 4ª edição o dobro do espaço, mais atividades, novos expositores, convidados especiais e diversão garantida. Contamos tudo neste artigo.

De 16 a 19 de novembro, a FIL vai encher-se de apaixonados e entusiastas dos videojogos, que terão a oportunidade de conhecer as mais recentes novidades deste mercado, com destaque para o lançamento dos títulos mais aguardados em 2017 e as antestreias para 2018.

O recinto do evento vai duplicar este ano, ocupando dois pavilhões da FIL, num total de 20.000 m2 de exposição e atividades, além do Grande Auditório e ainda a área exterior, a Organização não poupou a esforços para ir ao encontro de todas as expetativas dos mais de 60.000 visitantes esperados.

A edição do Lisboa Games Week deste ano contará com mais de 180 expositores, onde se inclui a habitual presença dos líderes da indústria mundial no segmento das consolas e computadores pessoais, que exibirão as suas novidades e tendências, com destaque para a realidade virtual e tecnologias imersivas.

Além de muitas outras novidades, os visitantes poderão assistir a corridas e demonstrações de drones de última geração, no espaço Drone Experience, onde poderão aprender e experimentar as principais técnicas de como pilotar um drone. Pela primeira vez no LGW, o RoboParty, um evento que irá estimular e despertar o interesse dos mais jovens para a programação e robótica, vai permitir construir robôs, assistir a competições ‘Robot Extreme’ e provocar muita animação. Para os mais saudosos, o espaço Retrogaming promete reviver a memória das consolas e jogos mais antigos, onde o visitante poderá experimentar ou relembrar como era jogar videojogos nos anos 80 ou 90, sem esquecer as máquinas Arcade ou os populares Pinball, que estarão disponíveis no Salão de Jogos. Ainda no gaming, os Simuladores de vários níveis distribuídos pelos muitos espaços do recinto, da realidade virtual às maquinas de competição, do entretenimento ao conhecimento, prometem criar diversão e muita adrenalina.

Os eSports fazem parte integrante do LGW, e é por isso que a Organização garante os habituais espaços de competição com a final do Asus Rog Tournament (LoL e CS:GO), torneios de FIFA e Hearthstone entre outros ainda por confirmar. A recém criada Federação Portuguesa de Futebol eSports marcará também presença no evento.

As atrações não se esgotam nos temas de entretenimento digital. A 4ª edição do Lisboa Games Week também irá incluir um espaço dedicado ao Cosplay, com entrada gratuita no evento para os artistas. Os cosplayers poderão participar no concurso individual no sábado, no concurso de grupos no domingo, terão à disposição uma banca SOS Cosplay e ainda uma Photo Booth.

Como não poderia faltar, o LGW incluirá os Meet&Greet com os Youtubers mais populares da atualidade, como o Wuant, Tiagovski, RickFazeres, Miss Mushrooms, Ruben Ex, entre outros já confirmados, além dos habituais espaços de conferências, workshops, espaços temáticos para a família e universo fantástico, lojas de animação pop culture, entre muitas outras iniciativas.

O Indie Dome, que irá cobrir uma área de 700 m2, é um espaço que cruza a inovação artística e tecnológica dos pequenos estúdios nacionais com os internacionais, um ponto de referência no LGW na promoção e divulgação de projetos emergentes no mercado independente de videojogos. Trata-se de uma área que a Organização dedica especial atenção, fazendo parte da sua missão, com constante desenvolvimento, que “a cada edição, cresce e estabelece oportunidades para a produção nacional no âmbito da publicação de títulos nas plataformas mundiais, como a Playstation, alcançando milhões de utilizadores por todo o mundo”, refere a Organização em comunicado.

As escolas terão também lugar a visitas de estudo programadas, que contarão com uma novidade este ano, o LGW Serviço Educativo, “uma área-projeto que resulta do trabalho desenvolvido em edições anteriores pela Organização, DGE/ERTE, ISCTEIUL, Projecto Indie Dome e RubberChicken Games, com a participação e apoios da UMinho e Playstation Talents, a qual promove conteúdos formativos e realiza workshops para escolas no evento, entre outras iniciativas”, adianta a Organização.

O Lisboa Games Week é um evento para todas as idades, onde todas as atividades são gratuitas e nem a alimentação foi esquecida, com vários restaurantes distribuídos pelo recinto.

As portas do Lisboa Games Week abrem às 10h00 nos quatro dias, com a possibilidade de comprar bilhetes no local ou previamente online em CTT Online ou na Ticketline, custando 10€ por pessoa, ou o pack família de 2 adultos + 2 crianças (7-12 anos) por 30€, para um dia de evento.

A organização aceita ainda inscrições para visitas de estudo.

O Actigamer irá acompanhar de perto o evento, e contará todas as novidades. Por enquanto, deixamos o vídeo de resumo da edição do ano passado para abrir o apetite.