Lisboa Games Week 2020 - Serviço Educativo
Lisboa Games Week 2020 - Serviço Educativo. Imagem: Actigamer

Este ano não foram só os jogos e os convidados do Lisboa Games Week que passaram para o digital. O Serviço Educativo, um programa de incentivo e promoção ao desenvolvimento de videojogos promovido pela Fundação AIP também levou centenas de alunos e professores a participar nas ações formativas sem sair de casa.

Lisboa Games Week

Serviço Educativo LGW 2020

O Serviço Educativo do LGW, conforme adianta a organização em comunicado, pretende “divulgar a professores e responsáveis educativos, as ferramentas que exploram as metodologias de gamificação e que estendem o ambiente de aprendizagem da sala de aula tradicional às novas tecnologias.”

Com a parceria da Direção-Geral da Educação, o programa do Serviço Educativo para 2020 esteve a cargo da Elemento – Associação Ludopedagógica, e centrou-se no tema da Gamificação na Educação, com várias ações formativas de certificação ACD para professores e também para responsáveis educativos.

“O Serviço Educativo do LGW 2020 decorreu de 18 a 21 de novembro e ofereceu mais de 12 horas de formação, que resultaram num total de 579 assistências online e 248 acreditações de professores em ações de curta duração (ACD)”, adianta a organização em comunicado.

O Serviço Educativo LGW 2020 contou com a intervenção do Director-Geral da Educação na sua sessão de abertura e teve como principais entidades formadoras as escolas Happy Code e Sharkcoders, tendo contado ainda na sua programação com a participação dos programas educativos e tecnológicos Apps 4 Good, Milage, Applica-te, Minecraft for Education e Spotgames.

Lisboa Games Week 2019
Lisboa Games Week 2019. Foto: Actigamer

Creative Playground

Em 2020, o Serviço Educativo LGW integrou, ainda, no digital, o evento Creative Playground da responsabilidade da Universidade Lusófona, o qual consistiu num programa formativo e de partilha de experiências em torno da criação de videojogos. A organização revela que participaram mais de 800 pessoas, entre convidados da indústria, professores e alunos em 28 sessões de masterclasses, workshops e gameplay sobre jogos digitais, board games, concept art, escrita criativa, cinema, entre outros temas.

“O Serviço Educativo do Lisboa Games Week, ao longo de seis edições do seu Programa, é responsável pela mobilização de mais de 59.000 alunos e professores, através de visitas de estudo provenientes de todo o país”, termina a organização.