/

A apresentação do Lisboa Games Week (LGW) decorreu na quinta-feira, dia 10 de outubro, na sala de Meetings da FIL, com a presença dos organizadores, da comunicação social, patrocinadores e empresas da área do gaming, eSports e cosplay. O Actigamer não faltou à chamada e contamos aqui todas as novidades que foram reveladas durante a apresentação.

Passatempo Bilhetes Lisboa Games Week 2019

O LGW inscreve-se no circuito europeu das grandes feiras de videojogos, das quais se destacam a Gamescom ou a Paris Games Week, diferenciando-se, porém, das suas congéneres europeias pela inclusão de um Serviço Educativo que convida milhares de alunos e professores provenientes de todo o país a visitar a feira e conhecer a realidade dos videojogos, desde a sua conceção, aos mais altos palcos competitivos.

A edição deste ano tem como expectativa a presença de 80.000 visitantes, sendo objetivo da organização expandir o evento internacionalmente nos próximos três anos.

Lisboa Games Week 2019. Apresentação
Lisboa Games Week 2019. Apresentação. Foto: Actigamer

Novidades e Lançamentos da Indústria dos Videojogos

Esta é a área nuclear do evento, preenchida pelas principais marcas de consolas e títulos de videojogos que, ano-após-ano apresentam as suas novidades e lançamentos enquanto fabricantes, editores e distribuidores. Segundo a organização, este é o principal motivo que leva os visitantes à feira e, este ano, não será excepção! Durante a apresentação, foram anunciadas algumas empresas já confirmadas para a edição deste ano, responsáveis por mais de 200 postos de experimentação dos jogos mais aguardados:

Playstation, Nintendo, Xbox, Activision, EA, Ubisoft, Warner Bros, Lego Games e Capital Games

Lisboa Games Week 2019. Apresentação à imprensa e parceiros
Lisboa Games Week 2019. Apresentação à imprensa e parceiros. Foto: Actigamer
Lisboa Games Week 2019
Lisboa Games Week 2019. Imagem: FIL – Fundação AIP
Lisboa Games Week. Grupo Camarões com Bitata
Lisboa Games Week. Grupo Kamaraum com Beatata. Foto: Actigamer

O que vais poder ver no LGW 2019

A planta provisória da 6ª edição do LGW foi inspirada nas edições anteriores, e inclui algumas áreas já confirmadas pela organização.

Para além dos habituais stands das marcas de consolas e criadores de videojogos, os dois pavilhões da FIL vão estar repletos de espaços temáticos e atividades durante os quatro dias do evento, não esquecendo o merchandise e equipamentos de gaming de última geração.

Retrogaming

O Museu Nostalgica está de regresso ao LGW 2019. Este é um projecto educativo, cultural e interdisciplinar com o principal objectivo de recolher, preservar e disponibilizar mais de quatro décadas de história da tecnologia e dos videojogos enquanto objecto, prática e fenómenos socioculturais. Com mais de 300 computadores, consolas, gadgets e outros aparelhos, viabiliza assim, um espaço aberto de circulação, experimentação e contacto com objectos desde os anos 70 até às últimas novidades no universo da tecnologia e da indústria do entretenimento. Durante a apresentação da 6ª edição do LGW tivemos a oportunidade de por as mãos em algumas destas icónicas máquinas que fizeram as delícias dos jogadores ao longo de gerações, e que estarão também presentes durante o evento.

Lisboa Games Week 2019. Museu Nostalgica
Lisboa Games Week 2019. Museu Nostalgica. Foto: Actigamer

Área Cosplay

Mais de 300 personagens do universo da ficção vão desfilar pelo evento nos quatro dias do Lisboa Games Week. Durante a apresentação, Nelson Sousa, responsável pelo desenvolvimento da área do Cosplay do LGW 2019, fez questão de salientar a importância desta arte no ponto de vista económico, referindo que “à escala mundial, Cosplay está avaliado em 45 mil milhões de dólares“. Em relação ao evento, revelou que irá existir uma área específica para o universo pop, com um espaço Creative Alley onde os artistas vão poder expor a sua arte através do desenho e cartazes, um espaço para fotografia e outro para workshops, além da possibilidade de receber convidados nacionais e internacionais do mundo do Cosplay.

Lisboa Games Week 2019
Lisboa Games Week 2019. Nelson Sousa, Cosplay. Foto: Actigamer

Durante a apresentação, no palco da sala de Meetings da FIL perfilaram-se vários Cosplay, desde o Capitão América, ao Rorschach de Watchmen, ou a Jinx de League of Legends. A embaixadora do Cosplay para o LGW19, Dora Alexandra, que vestia o fato de Cinderella, mencionou que demorou cerca de 7 meses a construir o seu fato, e gastou mais de 1200 euros apenas no material.

Lisboa Games Week 2019
Lisboa Games Week 2019. Dora Alexandra / Cinderella. Foto: Actigamer

No que respeita a competições, o LGW 2019 estará servido com um concurso internacional de Cosplay, o Internacional Cosplay League, a eliminatória portuguesa que irá levar um vencedor na modalidade individual e grupo, para representar Portugal na International Cosplay League, durante a Japan Weekend Madrid de 2020, em Espanha. Para além deste concurso, ainda está planeada uma competição de Cosplay com um prize pool superior a 200 euros.

Lisboa Games Week 2019. Internacional Cosplay League
Lisboa Games Week 2019. Internacional Cosplay League. Imagem: DR

Os dois concursos são abertos a todos os interessados. As inscrições devem ser efetuadas online, até ao próximo dia 7 de novembro. Consulta o regulamento aqui.

Influencers

A Academia LGW é uma inicia criada pela Lisboa Games Week e o Bazar do Vídeo, com a promessa de lançar novos Influencers. Inscreve-te aqui. Com um estúdio profissional de produção audiovisual, com os melhores equipamentos de imagem, luz e som, os visitantes vão poder gravar os seus vídeos ao vivo e dentro do LGW. Além disso, o espaço com mais de 130 m2 vai contar com várias zonas dedicadas a Streamers, Youtubers e Vloggers, com edição de conteúdos, chroma key, entrevistas, workshops de vídeo, iluminação e som, makeup e muito mais.

eSports

Nos eSports, João Cício, co-founder e director da Inygon, é o produtor de eSports para o LGW 2019, e revelou que a edição deste ano será uma edição “muito especial no que respeita aos eSports, primeiro porque vamos ter uma evolução bastante significativa do palco, e uma experiência muito mais enriquecedora para as pessoas que vão ao evento apreciar os melhores jogadores de LOL e CS, e vê-los ao vivo“, e também porque pela primeira vez no LGW, vamos poder assistir às grandes Finais Nacionais da LPLoL e LPCS.

Lisboa Games Week 2019
Lisboa Games Week 2019. João Cício, Inygon. Foto: Actigamer

O LGW 2019 vai ainda ser palco de um torneio internacional, o Omen Atlantic Challenge, com um prize pool de 15 mil euros, com a participação da equipa Campeã da LPCS a representar as cores nacionais, pela Espanha, a equipa vencedora do La Copa, e outras duas equipas internacionais ainda por revelar. Vê mais detalhes aqui.

Lisboa Games Week 2019
Lisboa Games Week 2019. Finais Nacionais da LPLoL e LPCS. Imagem: FIL – Fundação AIP

O evento vai contar também com o primeiro Campeonato Nacional de Free Fire, um dos jogos mais populares do momento. Este campeonato, com um prize pool de 1.000 €, deve-se à recente parceria entre o LGW e a Qwatti. O torneio está aberto a todos os jogadores e tem inscrição gratuita. Vê mais aqui.

Lisboa Games Week 2019. Campeonato Nacional de Free Fire
Lisboa Games Week 2019. Campeonato Nacional de Free Fire. Imagem: FIL – Fundação AIP

O Serviço Educativo

Com o objectivo de despertar o interesse das crianças e jovens alunos nas várias áreas disciplinares da produção do videojogo, bem como, dar a conhecer as oportunidades e desafios de um percurso formativo que leve à profissionalização na criação e desenvolvimento de videojogos, o Serviço Educativo do Lisboa Games Week conta com várias universidades, politécnicos e cursos com oferta formativa nas áreas da tecnologia, artes, comunicação e multimédia, além de produtores de videojogos nacionais.

Lisboa Games Week: Nov 2017
Lisboa Games Week: Nov 2017. Foto: ActiGamer

A edição deste ano tem como objetivo mínimo levar 18.000 alunos ao Lisboa Games Week.

O Serviço Educativo aposta num programa específico orientado para o 1º ciclo do ensino básico, sendo este grupo escolar formalmente inscrito no plano das visitas de estudo do evento em 2019, além de várias acções de sensibilização no âmbito da educação para a utilização dos recursos multimédia pelos jovens. Inscrições para visitas de estudo, aqui.

Lê também: Serviço Educativo leva alunos e professores à 6ª edição do Lisboa Games Week

Mais de 43.000 alunos e professores de todo o país visitaram o Lisboa Games Week ao longo de cinco edições – uma iniciativa apoiada pela Direcção Geral de Educação.

Novas Áreas Temáticas

Estas áreas representam um investimento da FIL em novos espaços temáticos, pensados para satisfazer a comunidade de visitantes e parceiros, e tendo em conta as suas sugestões de edições anteriores.

LoadingZone.pt – irá receber os estúdios e criadores de videojogos nacionais, onde poderão apresentar as suas criações, e inclui ainda um auditório para 200 pessoas onde serão dadas palestras, workshops e um seminário internacional sobre gamificação no ensino.

LGW VR Experience – é um espaço totalmente novo e dedicado à realidade virtual, onde os visitantes poderão experimentar jogos e simuladores de última geração nos cerca de 10 postos disponíveis.

eSports free-to-play – os fãs dos eSports também terão a oportunidade de testar a sua perícia neste espaço com uma lotação para cerca de 250 pessoas. Aqui, também serão realizados os meet & greet com os streamers da actualidade e equipas profissionais internacionais que marcarão presença no evento.

Gamify Village – este é um espaço reservado ao B2B, para as empresas estabelecerem contactos com os seus stakeholders, à mesa ou entre uma partida de jogo.

Espaço Família – incluirá atividades lúdicas e de entretenimento, além de um lounge TV, onde o conforto foi pensado numa área superior a 1000 m2. É um espaço para toda a família, dos 8 aos 80, com jogos de movimento, área Kids e torneios, Pinball e Arcade, Board Games, simuladores e showcases com temáticas lúdico-infantis do universo dos videojogos.


App LGW Club

Pela primeira vez este ano, o Lisboa Games Week dá a conhecer o LGW Club, uma nova plataforma cloud based, de interação e de benefícios exclusivos para a comunidade LGW. Desenvolvida com tecnologia de ponta, esta app vai permitir ao visitantes o acesso a todo o tipo de informações:

Vantagens do LGW Club

Lisboa Games Week 2019. App LGW Club

Comprar bilhetes e entrar na feira utilizando o QR Code disponível na aplicação, pelo torniquete de entrada;

Informações personalizadas dos interesses selecionados pelo visitante, antes, durante e após o evento;

Obter vantagens através do Clube LGW, com desafios nos espaços temáticos para os participantes cumprirem, garantindo prémios e descontos;

Scanear QR Codes para assistir a vídeos, responder a pesquisas, receber prémios, medalhas, raspadinhas, etc;

Interagir com outros participantes do evento através de um chat exclusivo;

Utilizar a agenda do evento para inscrições em atividades.

A app ficará ativa durante todo o ano, até à próxima edição do evento, oferecendo permanentemente benefícios para todos os membros do clube. Com as tecnologias de realidade aumentada, 3d scanner, geolocalização, reconhecimento de imagens, player de audio e vídeo, chat, timeline, rede social, planta do evento e agenda, esta aplicação promete revolucionar a experiência dos visitantes do Lisboa Games Week.

Lisboa Games Week 2019. App LGW Club
Lisboa Games Week 2019. App LGW Club. Foto: Actigamer

Marcas já Confirmadas

A organização já confirmou a presença de algumas marcas que marcarão presença durante o evento: Alpha Gamer, Fnac Portugal, Devir, PopStore.pt, Rádio Popular, PCDiga e Omen by HP.

Lisboa Games Week 2019
Lisboa Games Week 2019. Imagem: FIL – Fundação AIP

Cofina é Parceiro Oficial

Pedro Braga, diretor geral adjunto da FIL, subiu ao palco para apresentar a Cofina como principal parceiro, referindo que a sinergia entre as duas entidades não se limita apenas a esta edição do LGW, e que brevemente terão a oportunidade de demonstrar o valor desta parceria, não só para beneficio das duas entidades, “mas seguramente para aqueles que são mais importantes, o público e os clientes a quem servimos“. Alexandre Carvalho, chefe de redação do Record, referiu que este tipo de eventos “encaixa que nem uma luva no nicho do Record“, e “é algo que já devia ter sido feito há mais tempo e ainda bem que acontece agora“.

Lisboa Games Week 2019. Pedro Braga, FIL e Alexandre Carvalho, Record/Cofina
Lisboa Games Week 2019. Pedro Braga, FIL e Alexandre Carvalho, Record/Cofina. Foto: Actigamer

Depois de um breve teaser da 6ª edição do LGW, foi a vez de Luis Pinto, gestor de feiras da FIL, apresentar aquele que apelidou como “o maior e melhor Lisboa Games Week de sempre“. De facto, este é um evento que se “posicionou para ser escolhido pelas marcas da indústria, para aqui fazerem o lançamento das suas novidades, contudo, como em todos os eventos de gaming, temos uma série de conteúdos que, cada vez mais, têm de ser exibidos da melhor forma e com as dinâmicas corretas para proporcionar uma boa experiência ao visitante, com conteúdos bem definidos, sectorizados, e com uma programação definida, sendo esta uma das grandes apostas da próxima edição do LGW 2019.

Lisboa Games Week 2019. Luis Pinto, FIL
Lisboa Games Week 2019. Luis Pinto, FIL. Foto: Actigamer

A equipa que organiza o LGW durante a apresentação à imprensa e parceiros

Lisboa Games Week 2019

A 6ª edição do Lisboa Games Week decorre entre os dias 21 e 24 de novembro na FIL, em Lisboa.

Horários:

21 novembro
Quinta-feira
10h00 às 20h00
22 e 23 novembro
Sexta-feira e Sábado
10h00 às 22h00
24 novembro
Domingo
10h00 às 20h00

Bilhetes:

  • Bilhete Individual: 15 €
  • Bilhete Individual dias úteis: 12 €
  • Bilhete Família (2 adultos + 2 crianças até 12 anos): 45 €

A entrada no LGW é gratuita para crianças até aos 6 anos

Bilhetes já disponíveis em pré-venda online no site do evento, em www.ticket.fil.pt, ou na bilheteira física da FIL.

Lisboa Games Week 2019
Lisboa Games Week 2019. Imagem: FIL – Fundação AIP

Site oficial: www.lisboagamesweek.pt
Facebook: www.facebook.com/lisboagamesweek/
Instagram: www.instagram.com/lisboagamesweek/