League of Legends
League of Legends. Imagem: DR

League of Legends é um jogo de estratégia online que conta com 164 campeões diferentes que podes escolher para jogar. Cada campeão tem as suas próprias habilidades, vantagens e desvantagens, o que faz com que alguns sejam mais populares do que outros. Mas sabes quais são os campeões menos jogados de League of Legends? Neste artigo, vamos mostrar-te os 10 campeões que menos aparecem nas partidas competitivas a solo, baseados nas estatísticas do site op.gg, que recolhe e analisa os dados de milhões de jogos de LoL.

Estas estatísticas referem-se a todos os níveis de habilidade e ao último mês (até 26 de agosto de 2023).

Os motivos pelos quais alguns campeões são pouco jogados podem ser vários, como a sua dificuldade, o seu desempenho, o seu estilo ou a sua aparência. Vamos tentar explicar algumas possíveis razões para cada um dos campeões desta lista, mas lembra-te que estas são apenas especulações e opiniões baseadas nos números. Também vamos indicar qual é a posição principal de cada campeão, segundo as estatísticas do site op.gg. Vamos começar?

 

10. Kled

Papel: Toplane | Taxa de Escolha: 1,88 % | Taxa de Vitórias: 51,62%

League of Legends - Kled

Kled é um campeão de League of Legends que tem uma alta taxa de vitórias, mas uma baixa popularidade. Ele luta com o seu lagarto Skaarl, que pode fugir se perder toda a vida.

Kled tem dois modos de jogo diferentes, dependendo de estar ou não com Skaarl. Isso torna-o difícil de jogar, especialmente no topo do mapa, onde há campeões mais simples e fortes. Kled também tem um visual diferente dos outros campeões, o que pode não ser muito atraente. No entanto, ele pode ser divertido e surpreendente para quem gosta de desafios.

 

9. Kog´Maw

Papel: Botlane | Taxa de Escolha: 1,87 % | Taxa de Vitórias: 51,1%

League of Legends - Kog´Maw

Kog’Maw é um campeão que se caracteriza pela sua alta capacidade de dano, mas também pela sua baixa mobilidade. Ele é um atirador que usa os seus ataques básicos e as suas habilidades para disparar projéteis contra os seus inimigos.

A sua falta de popularidade poderá justificar-se pela sua dificil mecânica. Kog’Maw é um campeão que requer muito skill, ou seja, habilidade e precisão para jogar bem. Ele depende muito do seu posicionamento, da sua capacidade de se movimentar e atacar ao mesmo tempo (kiting) e da sua pontaria para acertar os seus tiros (skillshots). Essas são habilidades que nem todos os jogadores têm ou conseguem desenvolver facilmente.

 

8. Galio

Papel: Midlane | Taxa de Escolha: 1,82 % | Taxa de Vitórias: 49,68%

League of Legends - Galio

Galio é um colosso de pedra que usa magia para combater os seus inimigos. Ele costuma jogar no meio do mapa, onde enfrenta outros campeões que usam habilidades mágicas.

Uma das razões da sua impopularidade pode ser o seu estilo de jogo. Galio é um campeão que funciona como um tanque, ou seja, um personagem que tem muita vida e resistência, mas pouco dano. Ele é especializado em se defender e proteger os seus aliados dos ataques mágicos, que são a sua principal fonte de dano. A sua habilidade de Ultimate é limitado e embora ajude a equipa em lutas de grupo, é ineficaz quando sozinho, o que faz com que na midlane possa torna-se pouco útil contra inimigos mais fortes e mais rápidos.

 

7. Taric

Papel: Suporte | Taxa de Escolha: 1,7 % | Taxa de Vitórias: 51,49%

League of Legends - Taric

Os poucos jogadores que jogam com Taric têm bastante sucesso com ele. Tudo sobre Taric é uma questão de tempo – tanto a sua habilidade de Ultimate quanto as outras habilidades são feitiços poderosos se forem cronometrados corretamente. Ao mesmo tempo, Taric depende muito de mana e isso poderá tornar-se difícil de gerir.

Mas Taric também depende muito do companheiro de equipa que está a suportar. Ambos têm de perceber como funcionam as habilidades de Taric para aproveitarem a sua presença. Campeões como Thresh ou Blitzcrank conseguem oferecer à equipa aberturas rápidas e eficientes, mesmo com um péssimo ADC. Muitos campeões podem até melhorar a sua cura.

 

6. Bardo

Papel: Suporte | Taxa de Escolha: 1,64 % | Taxa de Vitórias: 49,31%

League of Legends - Bardo

Bardo é um dos campeões mais exclusivos do LoL. O seu kit funciona percorrendo o mapa e aumentando a sua habilidade passiva. No entanto, terás de saber quando o fazer, senão deixarás o teu ADC sozinho na lane contra 2 oponentes.

Muitos jogos com Bardos falham por causa disso. Embora o Bardo possa ajudar a equipa, campeões como Lux podem ajudar ainda mais sem sair da lane. O seu Ultimate também é difícil de usar e pode até causar danos à própria equipa se for mal usado.

 

5. Kalista

Papel: Botlane | Taxa de Escolha: 1,51 % | Taxa de Vitórias: 47,75%

League of Legends- Kalista

Kalista tem a segunda pior taxa de vitórias nesta lista, o que provavelmente se deve à sua forte limitação nas habilidades. Os seus ataques automáticos incomuns tornam Kalista incrivelmente difícil de jogar. Ela utiliza um colega de equipa no seu Ultimate o que pode provocar problemas.

Kalista é uma das campeãs que mais exige coordenação com a equipa. Também parece difícil de equilibrar porque, uma vez forte, torna-se um verdadeiro monstro no nível profissional.

 

4. Ivern

Papel: Selva | Taxa de Escolha: 1,37 % | Taxa de Vitórias: 50,71%

League of Legends - Ivern

Ivern é um caçador único que não ataca os acampamentos na selva, mas faz amizade com eles. Isso faz com que ele farme de maneira muito diferente dos outros campeões. Além disso, ele é algo como um suporte que sozinho mata adversários difíceis.

A sua singularidade foi anulada pela Riot. O seu pequeno redesenho também não parece ter melhorado a sua taxa de escolha, e os jogadores típicos da selva parecem querer jogar com algo mais agressivo atualmente.

 

3. Renata Glasc

Papel: Suporte | Taxa de Escolha: 1,09 % | Taxa de Vitórias: 50,37%

League of Legends - Renata Glasc

Renata é um suporte relativamente novo, mas algo limitado nas suas habilidades. Ela não tem habilidades emocionantes e chamativas, em vez disso concentra-se na proteção e num feitiço de CC exclusivo. Ela também não é propriamente resistente, o que torna mais fácil para os suportes com muita vida brincarem com o seu CC.

A sua habilidade Bailout também é única e pode evitar a morte dos seus companheiros de equipa. Já a coordenação também é importante porque o companheiro de equipa deve reagir à habilidade e matar um oponente o mais rápido possível. O seu Ultimate também pode ser muito forte na medida que os oponentes se atacam uns aos outros. Devido à curta duração, no entanto, este também é um feitiço difícil de usar.

 

2. Corki

Papel: Midlane | Taxa de Escolha: 0,97 % | Taxa de Vitórias: 47,52%

League of Legends - Corki

Corki tem a taxa de vitória mais baixa desta lista. Essa é provavelmente uma das maiores indicações da sua impopularidade. Ele simplesmente não se enquadra no meta atual. A suas habilidades também exigem destreza, e a sua construção de itens e estilo de jogo são incomuns em comparação com outros midlaners atuais.

Ao mesmo tempo, tudo no seu design lembra o antigo League of Legends. O aspeto não é interessante e chamativo como outros campeões – Corki é apenas um homem pequeno num avião frágil. Os novos jogadores provavelmente não o escolherão à primeira vista devido à falta de interesse.

 

1. Skarner

Papel: Selva | Taxa de Escolha: 0,79 % | Taxa de Vitórias: 50,55%

League of Legends - Skarner

Skarner é um campeão de League of Legends que se destaca pela sua baixa popularidade entre os jogadores. Ele é um escorpião de cristal que costuma jogar na selva, onde pode aproveitar as suas zonas de cristal para ganhar mais poder. A sua impopularidade deve-se, provavelmente, à sua dependência do mapa, mas especialmente à sua dependência da equipa.

Ele precisa de visão, pressão e coordenação para evitar que os inimigos tomem as suas zonas de cristal ou o embosquem. Isso nem sempre é fácil de conseguir, especialmente em partidas solo ou com jogadores desconhecidos. Uma última razão pode ser o seu visual. Skarner é um campeão que tem uma aparência simples e antiga, que pode não ser muito atrativa para muitos jogadores.

As explicações da impopularidade aqui apresentadas são apenas nossas especulações e interpretações dos números. Também pode haver muitas outras razões para a impopularidade dos campeões listados. O nível profissional também pode afetar a popularidade dos campeões.