Inspira é a startup vencedora do PITCH no Web Summit 2023
Inspira | Startup vencedora do PITCH no Web Summit 2023

O Web Summit, o maior evento de tecnologia e inovação do mundo, realizou mais uma vez a sua competição de startups, o ‘PITCH’. Durante três dias, as melhores startups em fase inicial apresentaram em palco os seus projetos inovadores, as suas soluções criativas e as suas visões de futuro. Este ano, das 2.608 startups que estiveram presentes no evento, 105 conseguiram qualificar-se para a competição ‘PITCH’. A Inspira foi a grande vencedora, impressionando os jurados com o seu desempenho ao longo da competição.

A competição ‘PITCH’ premeia as startups mais promissoras do Web Summit com reconhecimento e exposição perante uma audiência de potenciais investidores, parceiros e clientes. Além disso, a startup vencedora recebe um troféu e um certificado que atestam a sua qualidade e potencial, bem como a oportunidade de receber feedback e orientação de um painel de jurados influentes.

A final, realizada no Centre Stage do Web Summit no terceiro dia do evento, consagrou a Inspira, uma startup brasileira que desenvolve software jurídico, como a vencedora de 2023. As outras duas finalistas foram a Cognimate, uma startup de saúde do Chipre, e a Kinderpedia, uma empresa de soluções para a infância da Roménia, que ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente.

Um painel de jurados formado por Cristina Fonseca, managing partner da Indico Capital Partners, Rebecca Parsons, CTO da Thoughtworks, e Juan Pablo Ortega, co-fundador e CEO da Yuno, avaliou as ideias dos três finalistas. Eles são todos nomes de destaque no mundo do investimento e das startups.

A competição estava aberta a startups ALPHA e BETA que tinham recebido menos de 5 milhões de euros em financiamento.

Inspira

Fundada durante a pandemia, a Inspira tem como objetivo transformar o mercado jurídico através do uso da tecnologia, democratizando a informação jurídica para torná-la mais acessível para todos.

O co-fundador da Inspira, Henrique Ferreira, veio de São Paulo, juntamente com a sua equipa, para participar na competição e ficou maravilhado com o Web Summit, que chamou de “evento espetacular”, admitindo que a vitória é muito importante para os projetos da sua startup.

Anteriormente como visitante do Web Summit, Henrique voltou este ano com uma startup ALPHA e com os seus três co-fundadores. “É indescritível”, disse Henrique. “Se vires pessoas a gritar e a chorar, são os meus co-fundadores.”

“Estamos a ver um enorme crescimento do ecossistema jurídico em termos de investimento, e, para nós, só estar aqui é um sonho tornado realidade. Lisboa é importante. Se pensares no lado do negócio, é uma forma de entrada para outro mercado. Se expandirmos, Lisboa é o voo mais curto.”

No início da semana, o Web Summit anunciou que a edição de 2023 do seu principal evento em Lisboa contou com 70.236 participantes de 153 países, com 2.608 startups a participar no programa de startups – o número mais alto de sempre.

O grupo de CEOs, startups, investidores, media, decisores políticos e criativos presentes participou em 1.180 reuniões entre investidores e startups, 70 masterclasses, 17 rondas da competição PITCH, 25 eventos noturnos e festas do Night Summit pelos bairros mais animados da cidade.