Iberanime Lx 2018
Iberanime Lx 2018. Imagem: Manz

O maior evento de cultura pop japonesa, o Iberanime Lx 2018, volta uma vez mais a Lisboa. Durante os dias 26 e 27 de maio, os visitantes do Parque das Nações vão poder assistir ao desfile de personagens retiradas da manga, anime e do grande ecrã, com a Altice Arena como ponto de encontro da comunidade de fãs e curiosos que todos os anos marcam presença neste evento.

A edição deste ano do Iberanime Lx 2018, um evento dedicado à cultura pop japonesa, anime, manga e videojogos, que atrai todos os anos milhares de visitantes, conta já com alguns convidados confirmados. A cantora Riho Iida é a cabeça de cartaz. Ficou conhecida pela sua aparição na série Tensai Terebi Kun MAX, aos 11 anos, tendo sido requisitada para outros filmes e séries, sendo atualmente um dos rostos e vozes japonesas mais populares. Participa no anime Love Live! dando voz à personagem Rin Hoshizora, uma das nove personagens principais, tendo formado o duo 4to6 com a sua co-protagonista Pile. Os convidados musicais continuam com a confirmação de Matheus Paraizo, um ex-concorrente do Factor-X que irá interpretar algumas músicas de j-pop mais conhecidas. Já no cosplay, Phil Mizuno vem do Canadá e vai falar sobre a sua experiência como cosplayer profissional. A sua paixão pelo que faz é transmitida nas personagens que encarna e nos fatos que constrói, com atenção máxima ao detalhe, tendo já dado a conhecer as suas criações no Canadá, EUA, México, Ásia, Médio Oriente e Europa. Os melhores cosplayers do mundo, Frea Mai e Rian Cyd, eleitos no World Cosplay Summit 2016, vêm da Indonésia apresentar os seus trabalhos, carreira e percurso. Na animação, Henry Thurlow, diretor e animador na D’Art Shtjaio, vem ao Iberanime apresentar o seu trabalho e falar do seu percurso profissional, que inclui participações em animes como Tokyo Ghoul, Naruto e Pokemon.

O cosplay, um dos pontos fortes do Iberanime Lx 2018, incluirá workshops, apresentações e concursos dedicados ao tema, como a grande final internacional do Cosplay World Masters, que vai eleger o melhor e mais completo cosplayer do mundo, e a eliminatória nacional para o European Cosplay Gathering, com a grande final a ter lugar na Japan Expo, em Paris.

O maior evento de cultura pop japonesa em Portugal, o Iberanime Lx 2018, apresenta 3 grandes áreas temáticas:

J-POP: uma área completamente dedicada à cultura pop nipónica, com karaoke, visualização de AMV’s, concursos de cultura j-pop, bancas de artistas e as divertidas coreografias de Para Para Dance.

Cultura Tradicional Japonesa: com demonstrações de artes marciais, workshops de língua e caligrafia japonesa, terapias para o corpo e para a mente através do Reiki, para crianças e jovens, e onde será possível aprender a arte dos Onigiris, entre outras atividades tradicionais e características do universo nipónico.

IA!plus: uma área dedicada à multimédia e BD, com painéis de discussão e livros aos quadrados dos heróis da Marvel. Aqui, os visitantes do Iberanime Lx 2018 vão ter a oportunidade de participar em workshops de som e imagem, concursos de noodles, cosplay de grupo, desafio da caixa mistério, demonstrações de Wrestling, conhecer a Liga Steampunk de Lisboa, a Star Wars – Silver Blade Academy e a Escola de Magia e Feitiçaria Harry Potter. Pela primeira vez, vai decorrer um concurso individual de poses Jojo, com inscrições no local, no domingo, dia 27, até às 14 horas. Os fãs do Dragon Ball vão poder conhecer os responsáveis pelas vozes de Bulma (Cristina Cavalinhos), Champa (Quimbé), Quica (Joana Castro), Jaco (Gabriel Gonçalves), experimentar as perucas dos guerreiros mais fortes, entre outras atividades.

Iberanime Lx 2017
Iberanime Lx 2017. Foto: Actigamer

Vão também decorrer torneios de cartas Magic The Gathering, Pokémon, Yu-Gi-Oh!

O preço da entrada varia entre os 11 euros, bilhete para sábado ou domingo, e os 23 euros, passe para o fim-de-semana. Crianças dos 6 aos 12 anos, famílias e possuidores de cartão jovem beneficiam de desconto. Mais informações na BlueTicket.

Segundo a organização, já foram vendidos mais de 7.000 bilhetes, sendo que o passe para os dois dias já se encontra esgotado na BlueTicket.

Para os visitantes de fora de Lisboa, o Iberanime LX 2018 tem parceria com CP que, mediante a apresentação do bilhete do evento, permite adquirir bilhetes de viagem a preços reduzidos. Esta oferta é válida entre os dias 25 a 28 de maio.

Para mais informações sobre o Iberanime Lx 2018, visita: iberanime.com

Vê também: Como foi o nosso Iberanime Lx 2018