Iberanime Lisboa 2024: Shao Dow e Nelson Esteves
Iberanime Lisboa 2024: Shao Dow e Nelson Esteves

Com a aproximação da edição de 2024 do Iberanime em Lisboa, a lista de convidados continua a crescer. Hoje, a organização divulgou dois novos participantes: Shao Dow, rapper e criador de mangas, e Nelson Esteves, produtor de animes.

O Iberanime, o maior evento de cultura pop japonesa em Portugal, reúne duas vezes por ano (em Lisboa e no Porto) com centenas de atividades pensadas nos fãs de anime, manga, cosplay e J-POP. O evento conta ainda com workshops, concertos e competições de cosplay, além de promover a cultura tradicional japonesa.

Shao Dow

Shao Dow

Conhecido pelo seu dinamismo e habilidade em artes marciais, Shao é um artista premiado que combina rap, manga e Kung Fu de forma única. Além de colaborações com figuras notáveis do anime e da música, Shao Dow tem impactado a cultura pop com contribuições em séries animadas e documentários. O seu envolvimento com o Fortnite e a sua próxima Genki Dama Tour no Japão, financiada por fãs de todo o mundo através de uma campanha de crowdfunding, são testemunhos do seu alcance global.

A sua jornada artística não se limita à música; ele também publicou uma série de mangas pela sua empresa, DiY Gang Entertainment, e foi reconhecido com o prémio AIM de “Artista Mais Trabalhador” e nomeado para “Melhor Intérprete ao Vivo” em 2022.

Este rapper poliglota, que canta em inglês e japonês, é conhecido por entrelaçar elementos de anime, jogos e artes marciais nas suas canções. Em palco, Shao Dow é memorável, misturando versos afiados, ritmos envolventes e Kung Fu, proporcionando um espetáculo ao vivo sem igual. Já partilhou o palco com nomes como Tech N9ne e Skepta e marcou presença em festivais de renome como Reading e Leeds.

Esta será a sua estreia em Lisboa, após uma passagem marcante pelo Iberanime do Porto em 2022.

Shao Dow estará presente no evento no dia 11 de maio, num espetáculo que promete ser memorável.

Nelson Esteves

Nelson Esteves

Entusiasta da animação japonesa desde a juventude em Portugal, encontrou inspiração nos clássicos do anime e na revista francesa Animeland. A sua paixão levou-o a Paris em 2002 onde lançou Jikan Project, um blog que rapidamente captou a curiosidade de mais de 12.000 seguidores e o colocou em contato com importantes figuras do setor.

Voltando às suas raízes, em 2017, Nelson começou a escrever para a Animeland, a mesma revista que o introduziu ao mundo do anime. Dois anos mais tarde, foi peça-chave na criação de uma nova editora, culminando na fundação da TANUKO em 2021.

No Iberanime de 2024, Nelson partilhará sua jornada na conferência “Viagem ao mundo da animação japonesa”, onde irá falar sobre como Portugal e França se encaixam no panorama global do anime, os bastidores da fundação da TANUKO e curiosidades do setor, como a aquisição de licenças e as negociações com o Japão.

Nelson Esteves estará presente no Iberanime com a conferência “Viagem ao mundo da animação japonesa”.

O Iberanime Lisboa 2024 acontece nos dias 11 e 12 de maio, na FIL, em Lisboa.