Homo Machina
Homo Machina. Imagem: Darjeeling

Homo Machina é um jogo de exploração 2D para Android e iOS, inspirado nas ilustrações médicas do Dr. Fritz Kahn, e foi desenvolvido pelo estúdio francês independente Darjeeling, em parceria com a ARTE France e a Feierabend.

Em Homo Machina é possível viajar através do interior do corpo humano. Uma gigantesca fábrica mecanizada, cheia de minúsculos trabalhadores que controlam todas as funções da anatomia humana, como comer, respirar, controlar emoções e monitorizar o sistema nervoso.

Fritz Kahn, um médico judeu alemão, era um mestre em tornar complexos conceitos anatómicos e tecnológicos mais fáceis de entender. Na sua série de livros best-seller de 1920, Das Leben des Menschen (Vida Humana), reimaginou o corpo humano como uma vasta máquina, composta por departamentos e canais de comunicação ligados entre si, totalmente tripulados por uma equipa de minúsculos trabalhadores humanos. É este humorístico e lúdico conceito sobre o corpo humano que se traduz na jogabilidade de Homo Machina.

Homo Machina
Homo Machina. Imagem: Darjeeling

Ao adaptar o trabalho do médico Fritz Kahn para um videojogo, o estúdio espera partilhar a sua visão de que a ciência pode ser divertida, ao mesmo tempo que divulga o seu icónico trabalho. Os jogadores mais jovens vão encontrar um ponto de entrada mais divertido para estudar anatomia, uma vez que Homo Machina torna possível operar as principais funções do corpo humano com uma jogabilidade direta e um visual atrativo.

Homo Machina
Homo Machina. Imagem: Darjeeling

Homo Machina venceu recentemente o prémio de Melhor Jogo Mobile/Tablet no Games Connection Development Awards de 2018, em San Francisco. O jogo foi ainda um dos candidatos para o prémio Gamer’s Voice na categoria de jogos mobile nos SXSW 2018 e está nomeado para os prémios A MAZE de 2018, a serem realizados em Berlim, no dia 27 de abril.

O jogo terá o custo de 3,49€ na Google Play e no App Store.