Guia da Steam Cloud: Tudo o que precisas de saber
Guia da Steam Cloud: Tudo o que precisas de saber

A Steam Cloud é um recurso incrível que a Valve oferece aos utilizadores da sua plataforma. Neste guia, vamos explorar tudo o que precisas de saber sobre a Steam Cloud, como funciona, como tirar o máximo proveito deste recurso e como se relaciona com outros dispositivos, tal como o Steam Deck. Vamos mergulhar no mundo dos videojogos da biblioteca Steam e descobrir como a Steam Cloud pode melhorar a tua experiência de jogo.

O que é a Steam Cloud?

A Steam Cloud é um serviço de armazenamento em nuvem oferecido pela Valve para os utilizadores da sua plataforma Steam. Permite que os jogadores armazenem e sincronizem dados de jogo em servidores remotos, tal como configurações, saves e outros arquivos relacionados. Isto permite que os jogadores acedam aos seus dados de qualquer lugar, desde que estejam conectados à Internet e usando uma conta Steam.

Como funciona a Steam Cloud?

A Steam Cloud funciona sincronizando automaticamente os dados do jogo entre o dispositivo do utilizador e os servidores da Valve. Quando jogas um jogo compatível com a Steam Cloud, o serviço armazena automaticamente os dados do jogo nos servidores da Valve. Quando jogas o mesmo jogo noutro dispositivo ou reinstalas o jogo, a Steam Cloud sincroniza os dados para que possas continuar de onde paraste.

Como usar a Steam Cloud?

Para usar a Steam Cloud, precisas de estar conectado à tua conta Steam e ter uma conexão com a Internet. Quando jogas um jogo compatível com a Steam Cloud, o serviço sincroniza automaticamente os dados do jogo. Não terás de fazer nada além de jogar o jogo.

No entanto, é importante notar que nem todos os jogos na plataforma Steam suportam a Steam Cloud. Ou seja, nem todos os jogos terão as suas configurações, saves e outras informações guardadas pelos servidores da Steam. Nestes casos, estes dados são guardados localmente no dispositivo que usaste para jogar e, portanto, não estarão disponíveis noutros dispositivos.

Como utilizar a Steam Cloud com o Steam Deck?

O Steam Deck é o novo dispositivo portátil da Valve que te permite jogar os teus jogos Steam em qualquer lugar. Uma das grandes vantagens do Steam Deck é sua integração com a Steam Cloud. Isto significa que podes continuar a jogar os teus jogos no Steam Deck de onde paraste no teu PC, desde que o jogo seja compatível com a Steam Cloud.

Para fazer isto, basta ligares a tua conta Steam no Steam Deck e aceder à tua biblioteca de jogos. Nesta altura, os jogos que jogaste no PC serão sincronizados automaticamente com o Steam Deck, desde que esses jogos sejam compatíveis com a Steam Cloud.

Steam Deck

Vantagens da Steam Cloud

Existem várias vantagens em usar o Steam Cloud para armazenar e sincronizar os teus dados de jogo:

  • Acesso aos teus dados de jogo em qualquer lugar: Com a Steam Cloud, podes aceder aos teus dados de jogo em qualquer dispositivo que esteja ligado à tua conta Steam, seja um PC, um laptop ou um Steam Deck. Isto facilita a troca de dispositivos e a continuação do jogo noutro local.
  • Backup automático: A Steam Cloud cria automaticamente backups dos dados do jogo, protegendo-os de perda ou corrupção. Isto liberta-te da necessidade de guardares manualmente os teus saves ou outras informações relacionadas com o jogo.
  • Sincronização entre dispositivos: A Steam Cloud sincroniza automaticamente os dados do jogo entre todos os dispositivos ligados à tua conta Steam. Isto significa que podes continuar a jogar onde paraste, mesmo que mudes de dispositivo.
  • Compatibilidade com uma ampla variedade de jogos: A Steam Cloud é compatível com uma ampla variedade de jogos na plataforma Steam, incluindo muitos dos títulos mais populares e recentes. Isto significa que você podes aproveitar os benefícios da Steam Cloud em muitos dos teus jogos favoritos.

Como verificar quais os jogos compatíveis com a Steam Cloud?

Para verificar se um jogo específico é compatível com a Steam Cloud, deves seguir os seguintes passos:

  1. Abre a Steam e acede à tua biblioteca de jogos.
  2. Seleciona o jogo que desejas verificar e clica com o botão direito do mouse no nome do jogo.
  3. Escolhe “Propriedades” no menu.
  4. Na janela “Propriedades”, segue até à secção “Geral”.
  5. Procura a opção “Guardar ficheiros de <nome do jogo> na Steam Cloud”. Se esta opção estiver presente e ativada, o jogo é compatível com a Steam Cloud.

Se não tiveres o jogo na tua biblioteca, acede à Loja Steam e procura o jogo que desejas verificar a compatibilidade. Uma vez na página do jogo, procura o ícone da Steam Cloud na secção de características desse jogo.

Problemas comuns e soluções da Steam Cloud

Embora a Steam Cloud seja geralmente um recurso útil e confiável, não está isenta de problemas. Aqui estão algumas soluções para problemas comuns da Steam Cloud:

  • Dados não sincronizados: Se os teus dados de jogo não estão a sincronizar corretamente entre dispositivos, tenta reiniciar a Steam e verifica novamente. Se isto não resolver o problema, verifica se o jogo em questão é compatível com a Steam Cloud e se a sincronização da Steam Cloud está ativada nas propriedades do jogo.
  • Dados corrompidos: Se suspeitares que teus dados de jogo foram corrompidos, vai à pasta de armazenamento da Steam Cloud no teu computador e verifica se há arquivos corrompidos. Se encontrares arquivos corrompidos, tenta substituí-los por backups anteriores ou apaga-os completamente e sincroniza novamente os dados do jogo.
  • Problemas de conexão: Se estiveres com problemas de conexão com a Steam Cloud, verifica a tua conexão à Internet e certifica-te de que a Steam não está bloqueada pelo teu firewall ou software antivírus.

Conclusão

A Steam Cloud é um recurso extremamente útil para os jogadores que desejam aceder aos seus dados de jogo em qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Com a integração com o Steam Deck e outros dispositivos, o Steam Cloud torna a experiência de jogo ainda mais conveniente e agradável. Portanto, se és um utilizador da Steam, certifica-te de tirar o máximo proveito da Steam Cloud e aproveita tudo o que este serviço tem a oferecer.