GTA VI
GTA VI. Imagem: DR

O jogo que fez parar o mundo no dia do seu lançamento continua a ser um dos títulos mais jogados e presença habitual nos tops de vendas um pouco por todo o mundo. A notícia podia ser surpreendente se não estivéssemos a falar de Grand Theft Auto 5 (ou GTA V), lançado em 2013 pela Rockstar Games.

Com mais de 6 mil milhões de dólares em vendas, GTA V é o título mais lucrativo da história dos videojogos. Amado por muitos e odiado por alguns, a criação da Rockstar Games tem sido alvo de muita especulação, rumores e até falsas promessas.

GTA V

Com um aspeto visual que compete com os melhores jogos da atualidade, mecânicas que revolucionaram a jogabilidade e conteúdo que transborda largamente a campanha, GTA V tornou-se um marco na indústria e inspiração para muitos jogos. O seu modo online é ainda hoje uma das principais fontes de rendimento do estúdio americano. Mas para que serve tudo isto se não existir uma verdadeira campanha que fomente mais especulação e mantenha o interesse no jogo?

Já não é a primeira vez que surgem rumores sobre um possível GTA VI, que pode nem sequer vir a ter este nome. De rumor em rumor a lenda continua…

GTA V

A última teoria vem de um “leaker” mais ou menos conhecido pela comunidade, que lançou mais um rumor, no mínimo, impossível de confirmar – GTA VI será lançado em 2025!!! e o mundo entrou em pânico!

Será possível que a espera de oito anos se prolongue por mais quatro anos? O “leak” não se fica por aqui e as novidades são hilariantes!

MAPA FORTNITE

O famoso “leaker” vem ainda afirmar que o novo mapa será (imagine-se) dinâmico, inspirado em Fortnite e nas suas mudanças entre temporadas. Lembramos que atualmente o GTA V Online já tem um mapa (pseudo) dinâmico, com adições regulares e novos conteúdos adicionados muito esporadicamente. Uma novidade que se torna pouco surpreendente. A Rockstar já tinha prometido mais mudanças para o mapa de GTA V Online, sem grande consequência para além de um casino e um ilha que nem sequer faz parte do mapa principal.

GTA V

MIAMI CITY

A nova temática poderá ser inspirada numa versão moderna de GTA Vice City (Miami), lançado em 2002. Esta novidade acaba por não ser assim tão inesperada, já que é o tema mais discutido na Internet e apontado por muitos como a temática mais provável. Terá a Rockstar ouvido os fãs? Ou será falta de imaginação do leaker?

CASTING

Desta vez não foi referido o novo conjunto de protagonistas, mas com base em informação que circula na Internet, tudo leva a crer que haverá um protagonista do sexo feminino, que provavelmente não estará sozinho. Também é possível que venha a incluir um membro da comunidade LGBT+.

NA REDE

GTA V chegou apenas com o modo de campanha, recebendo o modo multijogador semanas depois. Red Dead Redemption 2, do mesmo estúdio, seguiu a mesma formula. Não parece haver dúvidas que a componente online é a que torna ambos os jogos relevantes até aos dias de hoje. Para um próximo GTA VI, a história irá repetir-se? Ou a Rockstar irá dar preferência a um universo mais partilhado? O “leaker” não se pronunciou sobre este tema, ou talvez nem a Rockstar saiba ainda o que fazer.

PEER-TO-LAG

Um dos maiores problemas do GTA V é a quantidade preocupante de griefers no modo online, especialmente os que abusam de exploits. Isto só é possível graças à forma como as sessões de jogo são criadas e mantidas. O peer-to-peer já é considerado um sistema obsoleto, que para além de simplificar a tarefa aos griefers, também piora a qualidade da ligação entre jogadores. O novo GTA deve estar assente em servidores dedicados, geridos pela Rockstar, ou arrisca-se a repetir os mesmos problemas que assombram o modo online de GTA V. Este não é um leak, é apenas a nossa sugestão!

GTA V

MOTOR EM RAGE

Com RAGE, o motor de jogo proprietário da Rockstar, a precisar de um upgrade, esta pode ser uma das razões para o atraso de um novo lançamento. Presente desde 2006, foi o motor dos principais títulos da empresa, tendo sido levado ao limite com GTA V e Red Dead Redemption 2.

ROCKSTAR DO NORTE

Rockstar North é a subdivisão da Rockstar responsável pelo desenvolvimento da série GTA, tendo também oferecido suporte ao desenvolvimento do primeiro Red Dead Redemption, e mais recentemente à sua sequela Red Dead Redemption 2. É possível que o estúdio apenas tenha tido espaço para trabalhar num novo GTA a partir de 2018, o que pode justificar o atraso de um novo lançamento.

GTA V

Sejam estes rumores verdadeiros ou não, uma coisa parece certa, a Rockstar Games não tem pressa em lançar um novo GTA enquanto conseguir rentabilizar ao máximo GTA V e o seu modo online. O estúdio americano é conhecido por guardar bem os seus segredos, apenas revelando um lançamento de cada vez.

Relembramos que Red Dead Redemption 2, lançado apenas em 2018, é já um dos jogos mais vendidos de sempre, levando a crer que a empresa não passa por dificuldades financeiras.

Até chegar um anúncio oficial, os rumores não vão parar de surgir. Estes e muitos outros fazem do GTA VI um dos lançamentos mais esperados no mundo dos videojogos.