Google Gemini
Google Gemini

Bard, o novo chatbot da Google promete revolucionar a comunicação em linguagem natural. Com uma tecnologia avançada e similar à do ChatGPT, o famoso chatbot da OpenAI, Bard é capaz de manter conversas fluidas e inteligentes com os seus usuários. O que torna esta tecnologia possível é o Gemini, o novo modelo de inteligência artificial que a Google está a desenvolver, e que promete ser o mais avançado e poderoso do mundo.

O Gemini é capaz de processar e gerar vários tipos de dados, como texto, imagens, áudio e código, e vai permitir à Google melhorar os seus produtos e serviços em diversas áreas.

Este artigo vai explicar mais sobre o Gemini, e o que este novo modelo pode fazer por ti.

O Gemini usa técnicas de aprendizagem profunda, vai permitir à gigante tecnológica melhorar os seus produtos em vários domínios, desde a pesquisa, ao assistente virtual, passando pelo cloud computing e pelo desenvolvimento de software.

A Google chama a esta nova fase a sua “Era Gemini”, que pretende levar a IA a um novo patamar de eficiência e inovação.

Google Gemini

Gemini é um modelo de IA multimodal, isto significa que pode gerar, compreender, operar e combinar diferentes tipos de informações, incluindo: texto, imagens, áudio, vídeo e código.

O Gemini 1.0, a primeira versão do modelo, tem três versões diferentes, capazes de funcionar com eficiência em todo o lado, desde dispositivos móveis até a data centers.

  • Gemini Ultra – o modelo maior e mais capaz para tarefas altamente complexas.
  • Gemini Pro – o melhor modelo para escalar uma gama alargada de tarefas.
  • Gemini Nano – o modelo mais eficiente para tarefas no dispositivo.

Google Gemini

A primeira versão do Gemini já está a ser disponibilizado numa variedade de produtos e plataformas:

  • Bard: O Chatbot da Google com Gemini Pro vai estar disponível em inglês em mais de 180 países e territórios marcando a maior atualização de qualidade do Bard desde o seu lançamento, com melhorias na compreensão e resumo, brainstorming, redação e planeamento.
  • Pixel 8 Pro: O Gemini também vai chegar ao smartphone principal da empresa, e estará a alimentar novas funcionalidades como o Resumir na aplicação Gravador, bem como a resposta inteligente no Gboard, a começar com o WhatsApp.
  • Serviços Google: Nos próximos meses, o Gemini estará disponível em mais produtos e serviços principais da Google, como a Pesquisa, Anúncios, Chrome e Duet AI.
  • Clientes Empresariais: A partir de 13 de dezembro, os programadores e clientes empresariais vão poder aceder ao Gemini Pro através da API Gemini no Google AI Studio ou Vertex AI.
  • Plataforma Android: Os programadores Android também vão poder desenvolver com o Gemini Nano e vão poder inscrever-se para uma visualização prévia.
  • Programação: O Gemini Ultra será disponibilizado para os programadores e empresas no início do próximo ano.

Preocupações com a segurança

Para além das capacidades técnicas, a Google garante que o modelo Gemini cumpre com todas as regras de segurança mais exigentes, inclusive “quanto a enviesamentos (bias), toxicidade e novos estudos em áreas de risco potencial, como cibercrime, persuasão e biossegurança”.