Googlessário
Googlessário - 10 dicas para pesquisas mais eficientes. Imagens: Google

Pesquisar em google.com está cada vez mais fácil, onde cada pesquisa é tratada de forma mais inteligente com o objetivo de devolver ao utilizador resultados úteis nos mais diversos temas. No entanto, se o motor de pesquisa Google está cada vez mais eficaz, também o utilizador beneficiará ao efetuar pesquisas organizadas onde alguns simples truques podem devolver resultados mais relevantes.

A empresa Google adianta, em comunicado, que 58% das pessoas que usam motores de pesquisa diariamente não conhecem truques para otimizar a sua pesquisa online. Assim, surge este “googlessário”, um guia prático para o dia-a-dia, lançado pela Google, para ajudar os utilizadores a encontrar os resultados que procuram.

Googlessário

10 dicas para pesquisar de forma mais eficiente

Os operadores de pesquisa do Google são “caracteres especiais” que são adicionados a um termo de pesquisa para ajudar a refinar os resultados neste motor de busca, em comparação com uma pesquisa em que se utiliza apenas o texto regular na barra de pesquisa.

Googlessário

Pesquisa por X ou Y: isto originará resultados relacionados com X, Y ou ambos. Em vez da palavra “or” também podes usar o sinal de pontuação “|”.

Googlessário

Para encontrar uma correspondência exata no Google, coloque a frase de pesquisa entre aspas. Desta forma, os resultados devolvidos irão incluir obrigatoriamente a palavra ou frase pesquisada entre aspas, se existir. Esta é uma boa forma para encontrar uma frase específica na Internet.

Googlessário

Utiliza o menos para excluir palavras da pesquisa. Irá devolver resultados relacionados com a palavra ou frase pesquisada, excluindo todos os resultados que também incluam a palavra assinalada com o operador menos.

Googlessário

Coloca “..” entre dois números para pesquisar por um intervalo de preços específico.

Googlessário

Googlessário

Procura por páginas que tenham no título a palavra pesquisada.

Googlessário

Limita a tua pesquisa a uma página web específica colocando o operador “site:” seguido do domínio onde pretendes procurar a informação. Esta é uma boa forma de procurar algo dentro de um site.

Googlessário

Pesquisa dentro dos links por uma palavra ou palavras específicas. Os resultados vão trazer apenas os links que contêm a palavra pesquisada. Se adicionares um site na pesquisa (site:), podes refinar ainda mais os resultados.

Googlessário

Utiliza o operador “define:” antes de uma palavra para encontrar a definição desse termo. Trata-se de um dicionário integrado no motor de pesquisas da Google.

Googlessário

O operador de pesquisa “filetype:” limita os resultados de pesquisa a arquivos de um formato específico, por exemplo, pdf, docx, txt, ppt, etc.

Googlessário

Combina os diferentes operadores de pesquisa para ter mais precisão nos resultados.

Não só estas técnicas, como outros hábitos de pesquisa podem mudar a forma como navegas online, contribuindo para chegar mais rapidamente à informação que procuras.

Googlessário

Mais conselhos úteis?

# Entende como funciona a Pesquisa

Mesmo antes do momento da pesquisa, o Google organiza as informações das páginas Web no índice de Pesquisa. O índice é semelhante a uma biblioteca, com a diferença de que contém mais informações do que todas as bibliotecas do mundo juntas. Sempre que se realiza uma pesquisa, os algoritmos da Pesquisa Google selecionam os resultados mais relevantes e úteis, de centenas de milhares de milhões de páginas Web do nosso índice.

# Pesquisa por voz

É possível realizar pesquisas, ver rotas e criar lembretes por voz. Para isso, basta abrir a aplicação do Assistente Google no teu smartphone ou simplesmente dizer “Ok Google” para começares a usar o seu assistente pessoal.

# Pesquisa através de uma imagem

Sabe mais sobre uma imagem ou os objetos ao seu redor ao fazeres uma pesquisa por imagens. Basta acederes a images.google.com e escolher entre carregar uma imagem; arrastá-la e soltá-la; ou pesquisar com um URL, com a imagem de um site ou a imagem dos próprios resultados da pesquisa.

# Pesquisa num período de tempo

É possível limitar a pesquisa a um intervalo de data específico e ver apenas o conteúdo publicado durante esse período. Isso pode ser útil se quiseres entender os desenvolvimentos de uma notícia num determinado momento, por exemplo.

# Não insiras a resposta à tua pergunta

Muitas vezes, pode acontecer já suspeitares de uma resposta, mas queres apenas confirmar essa informação. Nesses casos, não incluas a resposta, pois pode influenciar os resultados da própria pesquisa. Por exemplo, se pesquisares “Os golden retrievers pesam 85 quilos”, corres o risco de encontrar “85 quilos” na página web de resultados, mesmo que essa não seja a resposta correta. Em vez disso, pesquisa apenas por “peso dos golden retrievers” para obteres uma variedade de resultados e poderes chegar à resposta. Lembra-te ainda de conferir a credibilidade da fonte.