No âmbito do projeto Gamiberica, a Associação de Produtores de Videojogos Portugueses (APVP), em parceria com o Gaming Hub da Unicorn Factory Lisboa, Indie X e Indie Dev Day, levou seis estúdios portugueses à 7ª edição do Indie Dev Day em Barcelona. O evento, realizado de 27 a 29 de setembro na La Farga de l’Hospitalet, reuniu mais de 12 mil entusiastas de jogos independentes e contou com a participação de 150 estúdios, apresentando mais de 190 jogos.
A Associação de Produtores de Videojogos Portugueses é uma Associação sem fins lucrativos dedicada à promoção, organização, defesa e representação da indústria Portuguesa de produção de videojogos.
A delegação portuguesa incluiu os estúdios Firedrake Studios, The Ecosphere Project, Digitality Games, Zarc Attack, Tomás Franco e Fragile Shape Studios.
Fábio Sousa, responsável da APVP pelas missões internacionais:
“Depois da missão ao Indie Dev Day 2023 em Barcelona e Indie Dev Play em Madrid, é a terceira vez que trazemos uma delegação portuguesa para apresentar os seus jogos ao público espanhol, que é conhecido pelo seu entusiasmo por jogos independentes.”
Os estúdios portugueses apresentaram uma variedade de jogos, desde títulos já lançados até projetos em desenvolvimento e pré-produção, buscando publishers e feedback do público.
O projeto Gamiberica, iniciado em 2023, visa aproximar a comunidade de produtores de videojogos independentes de Portugal e Espanha. A iniciativa tem gerado resultados positivos, promovendo a aquisição de novos jogadores e servindo como plataforma para publishers conhecerem os produtores nacionais.
Fábio Sousa acrescentou: “Para além da representação da indústria nacional de produtores de videojogos, a APVP tem como missão capacitar e incentivar a nova geração de produtores nacionais. Conjuntamente com os parceiros certos, temos vindo a fazer este trabalho ao abrigo da Gamiberica ao longo do último ano e estamos bastante satisfeitos com a evolução dos mais de 15 projetos que já conseguimos apresentar em território espanhol”.
Testemunhos dos Estúdios
Firedrake Games Desert Race Adventures
Rui Guedes: “Participar no IndieDev Day em Barcelona foi essencial para apresentar o estúdio e um dos primeiros jogos da Firedrake. Com uma comunidade de game devs, consumidores com apetite por jogos indie e publishers abertos a novos contatos, o evento proporcionou feedback valioso e oportunidades de networking. Adicionalmente, estar entre criadores independentes ajudou a Firedrake a ganhar visibilidade e conhecer o estado do mercado.”
The Ecosphere Project Team The Ecosphere Project
Gonçalo Goulão: “Como estudantes é importante estarmos perto da indústria nesta fase de crescimento do nosso projeto. Pela primeira vez mostramos o jogo fora de Portugal e isto deu-nos a oportunidade de obter feedback de publishers e outros pares sobre os caminhos mais promissores para o The Ecosphere Project.”
Digitality Studios Floaty Lands
Carolina Saraiva: “O Indie Dev Day é para nós dos melhores eventos de videojogos na Península Ibérica porque para além de ser um evento exclusivamente dedicado a jogos indie onde podemos ter feedback muito valioso por parte do público, é também onde podemos estabelecer contacto directo com algumas das maiores publishers a nível mundial e ter a oportunidade de estabelecer parcerias decisivas para o crescimento da Digitality Studios.”
Zarc Attack Exophobia
José Castanheira: “Participar no IndieDev Day foi importante para promover Exophobia, lançado em Junho passado. O evento reuniu outros estúdios indie e consumidores. Foi uma excelente ocasião para atrair novos jogadores e falar com a imprensa.”
Fragile Shape Studios Beyond the Board
Bruno Mascarenhas: “A oportunidade de ter uma banca no Indie Dev Day permitiu-nos aumentar a visibilidade do Beyond the Board e enriquecer a nossa experiência. Por um lado, estabelecemos contacto direto com uma audiência mais ampla com uma grande tradição de consumo de jogos indie e, por outro lado, relações significativas com a indústria a nível internacional, em particular com publishers que não iríamos conhecer de outra forma.”
Tomás Franco Old Crook: Helpline
Tomás Franco: “O evento ofereceu a oportunidade de criar novos contatos e possíveis futuras colaborações devido à sua componente dedicada a negócios. Trouxe muitos jogadores que ajudaram a aprimorar o jogo ao receber feedback, o que levou também a uma maior visibilidade do público ao projeto.”