Gamer Sapiens - Canal História
Gamer Sapiens. Imagem: Canal História

GAMER SAPIENS é a nova produção original do Canal História, que ao longo de seis horas vai percorrer as principais etapas históricas do Ser Humano, e tudo através do universo dos videojogos.

A série GAMER SAPIENS estreia no dia 4 de dezembro e vai ser exibida todas as sextas feiras, a partir das 22h15.

Gamer Sapiens - Canal História
Gamer Sapiens. Imagem: Canal História

GAMER SAPIENS – Canal História

4 de dezembro – 22h15

Com um tratamento rigoroso dos factos, e a participação de especialistas nos diferentes períodos tratados, a série analisa momentos chave como:

  • Idade de Ouro dos Piratas,
  • Segunda Guerra Mundial,
  • Idade Média,
  • Culturas Clássicas (antigo Egito, Império Romano e Grécia clássica).

O objetivo será descobrir quais as partes da História que aparecem nos videojogos são realmente fiéis à realidade, e quais correspondem a efeitos artísticos.

Ao longo da série, vamos poder mergulhar na História de videojogos tão famosos como Call of Duty, a saga Civilization, ou até o tão esperado Cyberpunk 2077 e poder assim comprovar quais foram os aspetos mais notáveis, anedotas, histórias e lendas de cada período histórico. Também as armas utilizadas por cada um dos personagens, e até aos acontecimentos chave que se tornaram parte da nossa imaginação coletiva serão analisados.

Gamer Sapiens - Canal História
Gamer Sapiens. Imagem: Canal História

A série utiliza os videojogos como elemento narrativo para entrar na divulgação histórica de uma forma visualmente atrativa, acrescentando uma camada de interatividade que só os videojogos podem oferecer, um sector que se estima ter uma comunidade de 3 milhões de jogadores em Portugal, segundo a SPCV – Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos.

Sergio Ramos, vice-presidente de programação do The History Channel Iberia:

“Os videojogos permitem-nos vivenciar tempos passados na primeira pessoa e ser o protagonista de factos históricos, aprendendo sobre os costumes, personagens e acontecimentos que fazem parte do imaginário coletivo.”

A Guerra dos Videojogos

A acompanhar o lançamento desta nova aposta, o Canal História vai estrear no dia 25 de dezembro, pelas 22h15, o documentário ‘A Guerra dos Videojogos‘, produzido por Daniel Junge (‘Saving Face’), vencedor de um Óscar.

O documentário investiga as guerras internas que tiveram lugar entre as diferentes indústrias de desenvolvimento de videojogos, e revela em detalhe quais foram as inovações mais brilhantes e os fracassos mais estrondosos.

Gamer Sapiens - Canal História
Gamer Sapiens. Imagem: Canal História

GAMER SAPIENS é uma série exclusiva do Canal História e estreia na próxima sexta-feira, dia 4 de dezembro, a partir das 22h15.