FPDE e FMH/UL
FPDE e FMH/UL

A Federação Portuguesa de Desportos Eletrónicos (FPDE) e a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH/UL) assinaram no passado dia 26 de janeiro um protocolo de colaboração estratégica na área dos esports.

Esta parceria visa promover a investigação científica e o desenvolvimento dos desportos eletrónicos em Portugal, com especial atenção à motricidade e ao bem-estar físico dos atletas.

Esports Lab

As duas entidades vão criar o primeiro Laboratório Nacional de Investigação Científica de Desportos Eletrónicos, o Esports Lab. Este é um espaço multidisciplinar que pretende estimular o crescimento e a inovação dos esports e dos videojogos, através de investigação aplicada, desenvolvimento de tecnologia, educação e conexões com a comunidade.

O protocolo inclui também o lançamento de uma Pós-Graduação em Esports e Comunidades Digitais, e a integração de alunos da FMH/UL em estágios curriculares na FPDE.

FPDE e FMH/UL
Pedro Honório da Silva, Presidente da FPDE e Luís Bettencourt Sardinha, Presidente da FMH/UL

A cerimónia de assinatura contou com a presença de Pedro Honório da Silva, Presidente da FPDE, Luís Bettencourt Sardinha, Presidente da FMH/UL, e outras personalidades de destaque de ambas as instituições, como o Prof. Doutor Tiago Ribeiro, coordenador da Pós-Graduação e do Esports Lab, e o Prof. Pedro Almeida Couto, Diretor para a Educação e Investigação Científica da FPDE.