Fintrópolis
Fintrópolis no Minecraft. Imagem: Ally Financial

No verão de 2019, a Ally Financial deu a quatro alunos de faculdades e universidades historicamente negras (HBCUs) um desafio: conceber uma maneira de ensinar a gestão do dinheiro aos alunos do ensino fundamental, para que possam estar preparados para levar uma vida financeiramente saudável . Hoje, a Ally lança a sua resposta a esse desafio – Fintrópolis, um novo mundo criado no popular videojogo Minecraft, concebido e pensado para ensinar conceitos financeiros aos mais jovens.

Fintrópolis está disponível gratuitamente para Minecraft e Minecraft: Education Edition, em: allyfintropolis.com

Os registos mostram um decréscimo nas taxas de alfabetização financeira nos EUA. Menos de um terço dos adultos dos 18 aos 54 anos consegue responder a perguntas básicas relacionadas com finanças pessoais, criando uma urgência para novas abordagens na educação financeira inicial.

Esta questão crítica tornou-se o foco para quatro alunos contratados pela Ally, oriundos do Moguls in the Making de 2019, uma competição anual que ajuda jovens empreendedores emergentes de HBCUs a dar vida às suas ideias de negócio: Erin Martin da Alabama A&M, Earl Perry e Keishon Smith da Florida A&M e DeMari Tyner da North Carolina A&T. Após pesquisa e estudo de campo, os quatro criaram o conceito e design para Fintrópolis.

Fintrópolis

Keishon Smith da Florida A&M:

“Ally desafiou-nos a encontrar uma solução. Fomos pesquisar e fizemos o nosso trabalho de casa. Rapidamente percebemos que, para fazer com que os alunos do ensino médio prestassem atenção e aprendessem, tínhamos que torná-lo divertido e prático. Joguei Minecraft durante toda a escola e sabia o quanto as crianças de todas as origens adoravam. Quando testámos o nosso conceito em alunos, não fiquei surpreendido ao ver como eles o adotaram rapidamente.”

Martin, Perry, Smith e Tyner trabalharam com o laboratório de desenvolvimento de Ally, TM Studio, e a equipa de desenvolvimento de videojogos Blockworks, para criar Fintrópolis.

Fintrópolis

Conforme os jogadores exploram o mundo de Fintrópolis, aprendem sobre como ganhar dinheiro, pagar impostos, fazer orçamentos, criar créditos e administrar dívidas, bem como investir. Também são apresentados a diferentes carreiras e como as primeiras decisões financeiras podem afetar o seu futuro.

Smith: “Os alunos que não aprendem a lidar com dinheiro e fazer escolhas financeiras inteligentes terão uma vida mais difícil ao longo das suas vidas.”

Minecraft: Education Edition também vem com planos de aulas para conectar os conceitos de dinheiro em Fintrópolis ao currículo da sala de aula.

Os utilizadores de Minecraft podem aceder a Fintrópolis gratuitamente. Assiste a este breve vídeo para fazer um tour por Fintrópolis.

“Quando Erin, Earl, Keishon e DeMari apresentaram a sua ideia, sabíamos naquele momento que tínhamos que persegui-la”, disse Diane Morais, presidente, Consumer and Commercial Banking do Ally Bank. “Temos experimentado jogos divertidos e interativos como uma forma poderosa de ensinar lições financeiras e vimos isso como uma possível pedra angular dessa estratégia. Agora, Fintrópolis tem o potencial de dar a milhões de alunos o conhecimento e a confiança necessários para tomar melhores decisões financeiras, o que pode afetar as suas vidas de maneira profunda.”

De Detroit a Fintrópolis

Os quatro criadores estagiários de Fintrópolis encontraram-se pela primeira vez em Detroit como concorrentes no Moguls in the Making de 2019, uma competição de negócios apresentada por Ally, a The Sean Anderson Foundation, do artista Big Sean, e o Thurgood Marshall College Fund.

A competição anual de um fim de semana ajuda jovens empreendedores emergentes de HBCUs a dar vida às suas ideias. Cinquenta alunos das HBCUs são selecionados de um grupo de mais de 500 candidatos, agrupados em equipas colaborativas e orientados por coaches da Ally e outros líderes do setor. O objetivo: desenvolver e lançar um plano de negócios que promova a mobilidade económica e aumente a inclusão financeira e social.

Impressionada com o pensamento criativo e as habilidades de apresentação de Martin, Perry, Smith e Tyner durante a competição, Ally convidou os quatro a juntarem-se à equipa do TM Studio como estagiários durante o verão.

Usando uma metodologia de design centrado no ser humano, os alunos conduziram entrevistas pessoais e por telefone com professores do ensino médio, pais, diretores e alunos. As suas pesquisas primárias e secundárias confirmaram que as suas soluções deveriam ser divertidas e, de preferência, baseadas em jogos, para gerar engajamento. O resultado foi Fintrópolis.

Fintrópolis

Big Sean: “Fintropolis é apenas um exemplo do que os alunos da HBCU podem fazer quando recebem os recursos e a plataforma para apoiar os seus sonhos.”

A competição Moguls in the Making de 2021 acontecerá de 16 a 19 de setembro. Estudantes de dez HBCUs irão competir por bolsas de estudo e estágios da Ally.

Trazendo o círculo completo das aulas

Em conjunto com o lançamento de Fintrópolis, Martin, Perry, Smith e Tyner regressam às suas antigas escolas de ensino secundário na Flórida, Carolina do Norte e Michigan para demonstrar o mundo de Minecraft que ajudaram a criar e partilhar lições que aprenderam ao longo de sua jornada desde o ensino secundário até “Mogul” em educação financeira.

Além de visitar os alunos e professores, os quatro apresentarão, cada um, uma doação de 10.000 dólares da Ally às suas escolas para apoiar as necessidades críticas de tecnologia e de currículo.