Prémios PlayStation Talents 2018
© PlayStation Portugal

A PlayStation já revelou os 11 finalistas da 7ª Edição dos Prémios PlayStation Talents em Portugal, uma iniciativa de apoio ao desenvolvimento de videojogos que visa desafiar o talento português.

O anuncio foi feito por Ricardo Correia, o coordenador do programa PlayStation Talents em Portugal, que revelou à comunidade durante um episódio do MODO PlayStation, os 11 projetos que estão na corrida pelo título de Melhor Jogo de 2021.

Segundo Ricardo Correia, a variedade volta a ser uma das palavras-chave para descrever os 11 jogos finalistas para esta edição do PlayStation Talents, existindo representantes para os mais variados formatos e géneros de videojogos. Alguns estúdios que competiram na edição anterior, regressam este ano como candidatos, revelando uma prova da capacidade e criatividade dos developers portugueses.

Finalistas da 7ª Edição dos Prémios PlayStation Talents em Portugal

Breeze of Chimes (Hopoki Studio)
Neste jogo de plataforma para uma pessoa, joga como um ser poderoso que desperta sem ter noção do seu ambiente e do seu passado, que irá procurar restos do passado, aventurando-se por todos os perigos que poderá encontrar.

7ª Edição dos Prémios PlayStation Talents em Portugal

Helena (Rio Studios)
Neste jogo em 2D poderás reviver a história de amor de Armando nos anos 1950 no Porto. Aprecia locais históricos, coleciona objetos para ajudar o Armando a lembrar-se das memórias neste título com arte de desenho à mão e música tradicional Portuguesa.

7ª Edição dos Prémios PlayStation Talents em Portugal

Laura (PolyWeld)
Um jogo sobre a Primeira Guerra Mundial nos Açores, onde uma menina, Laura, procura o seu pai que foi levado para um campo de concentração na ilha Terceira nos Açores durante a guerra.

7ª Edição dos Prémios PlayStation Talents em Portugal

METANOIA (Merakkie Studios)
Este jogo acontece num asilo, algures em 1800, onde a personagem principal sofre de esquizofrenia e parte em busca da sua mãe, entre o mundo real e irreal devido às alucinações que alteram a sua perceção da realidade.

7ª Edição dos Prémios PlayStation Talents em Portugal

Mizukura (Axis)
Um jogo que se desenvolve em torno de um gato samurai que pretende restaurar o equilíbrio perdido depois do roubo de um dos Koi Fishes por parte do Miaushing, que irá tornar esta tarefa difícil e desafiante.

7ª Edição dos Prémios PlayStation Talents em Portugal

Onis (Primis Games)
Um jogo de estratégia envolvido num mundo de cultura Portuguesa.

7ª Edição dos Prémios PlayStation Talents em Portugal

Sophia and the Girl in the Past (Perpétuos Games)
Neste jogo a Sophia e a Pearl conheceram-se através de um walkie-talkie e descobrem que moram na mesma casa, sendo que a Pearl mora nos anos 1990 e a Sophia, 30 anos depois, e decidem jogar com o efeito borboleta, fazendo alterações ao passado que permitam o acontecimento de certas coisas no presente.

7ª Edição dos Prémios PlayStation Talents em Portugal

Stolen Lands (Manuel Graça)
Um RPG medieval na terceira pessoa passado no mundo de Akranes, onde escolheremos o caminho do nosso personagem: entre a ação direta, a magia e a furtividade.

7ª Edição dos Prémios PlayStation Talents em Portugal

Tamed The Unseen Show (Pop Coin Studio)
Um jogo de stealth como um pequeno palhaço com um chocalho em vez de cabeça, onde o jogador terá de resolver puzzles para descobrir o que se passa por trás do espetáculo que para o público, aparenta ser um circo normal.

7ª Edição dos Prémios PlayStation Talents em Portugal

The Fall of Balance (Tiago Rodrigues)
Neste jogo de fantasia em realidade virtual com diversas mecânicas e elementos de jogabilidade que o tornam único, poderás escalar de forma realista, explorar diferentes ambientes e enfrentar os guardiões gigantes.

7ª Edição dos Prémios PlayStation Talents em Portugal

Universe 51 – Tannhäuser Wars (TechFrame)
Um FPS multijogador com um ritmo de jogo rápido, onde dois grupos desconhecidos são misteriosamente teletransportados para o mesmo local. Uma vez que a comunicação entre os grupos é impossível ou indesejada, eles chocam entre si.

7ª Edição dos Prémios PlayStation Talents em Portugal

Categorias Prémios PlayStation Talents em Portugal

Categoria Principal
• Prémio PlayStation Talents para Melhor jogo.

Categorias Secundárias
• Prémio PlayStation Talents para Jogo mais Inovador;
• Prémio PlayStation Talents para Melhor Arte;
• Prémio PlayStation Talents para Melhor Utilização das Plataformas PlayStation;
• Prémio PlayStation Talents para Melhor Jogo Infantil;
• Prémio PlayStation Talents da Imprensa;
• Prémio PlayStation Talents para Melhor Jogo de Competição Online;
• Prémio PlayStation Talents para Melhor Narrativa.

Categoria Especial
• Prémio PlayStation Talents Especial Games for Good

Este novo prémio é atribuído em parceria com o evento criado e organizado pelo IADE, e destina-se ao jogo finalista que melhor incorpore temáticas de responsabilidade social no seu conceito, e que contribua para um diálogo aberto sobre problemas reais da nossa sociedade e do nosso mundo.

O grande vencedor do Prémio PlayStation Talents 2021 para o Melhor Jogo, bem como os vencedores das restantes categorias, serão anunciados no início do próximo ano.

Prémio para Melhor Jogo

O projeto vencedor do Prémio PlayStation Talents 2021 para o Melhor Jogo irá receber apoio económico para o desenvolvimento e publicação do jogo por parte da PlayStation Ibéria:

  • 10.000€ em dinheiro para o desenvolvimento do videojogo;
  • A publicação do jogo na PlayStation Network;
  • Acesso a ferramentas de desenvolvimento PlayStation;
  • Uma campanha de promoção e marketing em canais PlayStation avaliada em 50.000€;
  • Espaço físico em Lisboa para trabalhar no projeto durante 10 meses.

Edições Anteriores

Os Prémios PlayStation Talents arrancaram em Portugal em 2015 e, desde então, já contaram com a participação de mais de 300 projetos. De realçar que, na primeira edição, o jogo vencedor foi o altamente aclamado pela crítica nacional e internacional Strikers Edge, do estúdio Fun Punch Games. Este frenético jogo de combate à distância onde os jogadores lutam com guerreiros antigos e poderes especiais foi lançado em janeiro de 2020. As cinco edições seguintes foram ganhas pela experiência musical para o PlayStation VR, VRock, pela aventura épica do pequeno San, Out of Line, pelo jogo de combate de veículos situado num ambiente pós-apocalíptico de ficção científica, KEO, pela experiência narrativa na primeira pessoa sobre a temática da doença de Alzheimer, Back Then, e pelo título de terror onde até os nossos sons no mundo real influenciam o que se passa dentro do mundo do jogo, Evil Below. Quatro destes jogos encontram-se em desenvolvimento.