9ª Festa do Japão
9ª Festa do Japão. Imagem: Actigamer

A nona edição da Festa do Japão, que este ano decorreu no dia 22 de junho, celebrou a amizade e a cultura entre o Japão e Portugal. Inspirada no festival Tanabata, o Jardim Vasco da Gama foi o local escolhido para receber o Matsuri anual, onde milhares de pessoas tiveram a oportunidade de assistir e participar a várias atividades de inspiração oriental.

Tanabata Matsuri, ou simplesmente Tanabata, é uma comemoração japonesa, derivada da tradição chinesa Qi xi, que ocorre na sétima noite do sétimo mês do ano.

No centro do recinto, o palco principal esteve sempre animado com demonstrações de Artes Marciais, tambores a rufar pelo grupo Tomoro, desfiles de Cosplay, quizzes, danças e canto japoneses. Nas extremidades do jardim, as tendas de cada entidade emolduravam o recinto, com atividades onde os visitantes eram convidados a participar, além da exposição e venda de produtos japoneses, ou a promoção de ações culturais.

Na tenda da Embaixada do Japão, organizadora do evento, os fãs da cultura nipónica puderam assistir a declamações de poesia japonesa, aprender a arte milenar japonesa do Origami, assistir aos workshops de Ikebana (arte das flores/arranjos florais) e Furoshiki (embrulhos em tecido), participar em jogos ou simplesmente deixar um Tanzaku pendurado na árvore dos desejos.

Tanzaku são pequenos bilhetes onde as pessoas fazem os seus pedidos e os prendem em bambus no dia do Tanabata. Este costume teve origem no ano de 1818. Os papéis, tradicionalmente, possuem as seguintes cores: branco (paz); amarelo (dinheiro); verde (esperança); vermelho (paixão); rosa (amor); azul (proteção dos céus). Os bilhetes com os pedidos são queimados no final da festa para que os desejos cheguem ao céu. Segundo a Lenda, as estrelas Altair e Vega realizarão o pedido.

Com a co-organização da Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC, Junta de Freguesia de Belém, Câmara de Comércio e Indústria Luso-Japonesa, Associação de Amizade Portugal-Japão e Clube do Japão, foram muitas as atividades realizadas.

O desfile de Cosplay, pela Associação de Cosplay de Portugal, encheu de cor o palco e a área central do recinto, onde os artistas desta arte performativa deram vida às suas personagens favoritas do anime, manga, BD e da 7ª arte.

As áreas de gastronomia estiveram presentes para divulgar a sua cultura gastronómica com provas de produtos tradicionais japoneses, enquanto o Centro Japão fez questão de apresentar a “Japanese food & culture place”, que irá abrir portas em setembro/2019, na Rua das Portas de Santo Antão, em Lisboa.

Ao fundo, o recinto fechava com uma zona de restauração, onde os visitantes puderam deliciar-se com várias ofertas de sushi, noodles e outras delicias japonesas.

No palco a animação continuava com um quiz que desafiava o conhecimento dos visitantes sobre a cultura e costumes japoneses. Num sistema de verdadeiro ou falso, a representante da embaixada do Japão colocou uma série de perguntas, que, depois de uma pré seleção, foi encontrado o grande vencedor. O Pedro recebeu o cobiçado prémio de uma viajem ao Japão para duas pessoas, de entre 100 candidatos. Este quiz foi promovido com o apoio da Embaixada do Japão e da Air France.

A 9ª Festa do Japão despediu-se ao cair da noite, com espetáculos Shamisen e Canto, pelos artistas convidados Hibiki Ichikawa e Akari Mochizuki, seguido de uma atuação com tambores japoneses dos artistas Keita Kanazashi e Taiko Enishi.