Nove Jogos Indie
Nove Jogos Indie. Imagem: Actigamer

Hoje, a PlayStation revelou nove jogos indie que serão lançados para a PlayStation 4 e PlayStation 5. Este anúncio faz parte da mais recente iniciativa PlayStation Indies, um projeto que pretende apoiar os developers independentes. Sabe mais sobre esta iniciativa aqui: PlayStation Indies pretende apoiar developers independentes

Estes são os nove jogos indie revelados hoje e que chegarão em breve para a atual e futura consolas da PlayStation:

Maquette
PlayStation 4 ⚈ PlayStation 5
Imagina que todo o mundo de Maquette é apenas uma casa, e toda ação acontece dentro desta casa. Agora, imagina que há uma pequena maquete desta casa numa mesa na sala de estar. Se olhares para dentro dela, verás exatamente o que existe na casa real, mas em escala menor. Só que não são duas casas diferentes – são duas instâncias do mesmo mundo existindo simultaneamente, só que um dentro do outro. Agora, com isso em mente, se abrires a porta da casa e depois voltares para a maquete, verás que a sua porta também está aberta. Da mesma forma, se fechares a porta da maquete com o dedo, ouvirás a porta da casa real fechar também. Se abrires a porta da casa real e saíres, descobres que estás numa mesa de uma sala de estar gigante, dentro de uma casa gigante que também teria a porta da frente aberta. Maquette tem muito a oferecer emocionalmente, tanto nos puzzles quanto na história. A sensação de surpresa de alegria ao explorar um mundo fisicamente impossível, com uma narrativa que te leva a uma jornada de amor, perda e aceitação. Juntos são uma mensagem de compreensão – no mundo físico, na mente e no coração.
Worms Rumble
PlayStation 4 ⚈ PlayStation 5
Worms Rumble segue a experiência da icónica saga que iniciou em 1995, mas agora, pela primeira vez, em tempo real. Com suporte cross-play para multijogador em várias plataformas, permite até 32 jogadores online. As novas arenas são inspiradas em alguns dos locais favoritos, como Missile Mall. Worms Rumble inclui três modos de jogo. Deathmarch, Last Worm Standing e Last Squad Standing. Jogar desbloqueia itens de personalização como chapéus, máscaras e até alguns extras, como skins de armas, roupas e emotes!
Haven
PlayStation 4 ⚈ PlayStation 5
Haven surpreende, inova e explora novas experiências, como uma brisa leve. Tudo o que tens de fazer é explorar a Source. Yu e Kay guardam um catálogo para te lembrar o que fazer nos diferentes fragmentos do planeta. Na Source, Yu e Kay colecionam flow, uma energia bastante útil para fazer muitas coisas. Não existe uma barra exata de vida em combate. Ao invés disso os personagens mostram o seu status de vida pela cor do seu traje de energia e pela forma como andam. Aqui, não há escolha de armas ou habilidades. A HUD é muito simples. Enquanto deslizas, apenas precisas de te focar no teu personagem e onde queres chegar. Joga co-op sem interferências. Se estiveres a jogar solo e queres que alguém entre no teu jogo, ele tem apenas que segurar o comando e apertar um botão. O co-op começará automaticamente. Não há menus, nem precisas recomeçar a partida. Heaven é um jogo simples, e ao mesmo tempo profundo, sem obrigações, sem listas para cumprir, e muito menos competir. Em Haven, apenas importa Yu e Kay.
Carto
PlayStation 4 ⚈ PlayStation 5
Nesta divertida aventura, embrulhada numa mecânica de puzzles onde o mundo está em constante mudança, terás de dominar as tuas habilidades de cartografia. Enquanto rearranjas as peças do mapa, verás o mundo mudar à tua volta. Liga os pedaços que faltam para descobrir terras misteriosas e os seus segredos. Conforme passas por novas peças do mapa, encontrarás personagens estranhos, e fará amizades, muitas das quais precisarão da tua ajuda, o cartógrafo local. O espírito do jogo está na exploração das novas peças, e em aprender sobre as novas culturas. Embora as terras e os povos de Carto sejam fictícios, a experiência de conhecer novos lugares é real. Na tua jornada por Carto, poderás descobrir belos locais e conhecer pessoas, aprender sobre elas e a sua cultura.
Heavenly Bodies
PlayStation 4 ⚈ PlayStation 5
Heavenly Bodies é um jogo sobre o tato, a física e o movimento. Aqui, o corpo do teu cosmonauta e o seu ambiente reagem tão bem ao toque quanto ao movimento. Cordas, botões, máquinas e o teu próprio corpo reagem às leis da física de maneira que, sem a gravidade, o jogo irá desafiar-te a repensar como abordas as tarefas aparentemente triviais. Com as novidades do comando DualSense da PS5, irás explorar todas as maneiras de vivenciar o peso, a textura, a densidade, a energia e as vibrações de todas as ferramentas, itens e superfícies que entrarem em contacto contigo. Joga com um amigo no modo co-op. A cooperação nem sempre será fácil, por isso, escolhe bem a tua tripulação.
Creaks
PlayStation 4 ⚈ PlayStation 5
A imaginação humana é uma coisa maravilhosamente ambígua. Muitas vezes, quando olhamos para um objeto, a nossa visão engana-nos e faz pensar que é algo diferente. Talvez algo assustador. Algumas vezes olhamos para o céu e vemos rostos nas nuvens, e não conseguimos entender como as pessoas do nosso lado não vêem a mesma coisa. A ciência possui uma bela palavra para este fenómeno de se “ver coisas” – pareidolia. Esta é a premissa de Creaks. Logo no início de Creaks, encontrarás algumas estranhas criaturas latindo nos corredores escuros de uma mansão. Mas será que são tão perigosas quanto parecem? Tenta prendê-las num feixe de luz e olha bem de perto. Podes descobrir que o que parecia perigoso é apenas uma simples mesa de enfeite. Transformar essas criaturas em objetos comuns é uma mecânica central do gameplay, além de alavancas, placas de pressão, e manipulação do ambiente para venceres os teus inimigos.
F.I.S.T.: Forged in Shadow Torch
PlayStation 4 ⚈ PlayStation 5
Esta é uma história memorável e motivadora. Um mundo belo e pacífico, habitado apenas por animais, invadido por uma raça de criaturas-máquina. Com o conflito inevitável como pano de fundo, consumindo o planeta, surge um único herói solitário. Conhece Rayton. Um veterano de batalha que passou os últimos seis anos escondido após a sua cidade ter sido perdida. Quando o seu inimigo é sequestrado pela Machine Legion, este guerreiro silencioso e determinado decide voltar ao mundo numa missão de resgate desesperada. Em F.I.S.T., carne e sangue enfrentarão metal, idealismo enfrentará a guerra, e a tua fé será testada.
Recompile
PlayStation 4 ⚈ PlayStation 5
O jogo é sobre criar a tua primeira Inteligência Artificial auto-consciente. A pergunta é, que tipo de IA irás criar? A resposta depende inteiramente do teu estilo de jogo, e em como decides resolver certas situações narrativas. Aqui, jogas como um vírus silencioso, tentando evitar ser apagado, conforme te infiltras no mundo digital e virtual da Mainframe, para conseguir vontade própria e criar a primeira singularidade tecnológica. A humanidade depende disso, mas como atinges este objetivo cabe-te a ti. Combinando mecânicas tradicionais de exploração e plataformas com uma narrativa dinâmica, Recompile desafia-te a explorar, lutar e sobreviver. Há plataformas, combate na terceira pessoa, e puzzles para hackear o ambiente. Com os vários desafios e obstáculos apresentados ao vírus, cabe-te decidir como encará-los. A história toda do jogo passa-se em 1 segundo, mas dentro do mundo virtual, o tempo funciona de maneira diferente. Conforme exploras a Mainframe, descobrirás o motivo da tua existência, o que foi programado para fazeres, e como as tuas escolhas difíceis terão consequências que afetarão o futuro deste mundo.
Where The Heart Is
PlayStation 4 ⚈ PlayStation 5
As linhas entre o concreto e o imaginário são desenhadas conforme exploras o passado e o futuro de Whit. Isto reflete como vivemos através das nossas experiências – no mundo real e nas nossas mentes, simultaneamente. Parte de fazer escolhas que parecem tangíveis, como as que fazemos no dia-a-dia, é o senso de finalidade, de não poder voltar atrás. Neste jogo, as decisões, grandes e pequenas, vão acumulando com o tempo, e criam caminhos e resultados completamente diferentes para os personagens. Como na vida, o caminho que está trilhando pode não ter resoluções claras no início, mas quanto mais o percorres, mais as tuas ações serão refletidas na história.