GTR 2018
GTR 2018. Imagem: Global Top Round, Inc.

Já começou a edição de 2018 do Global Top Round (GTR), um programa acelerador para pequenos estúdios independentes que esperem lançar os seus videojogos até 2019. O programa acelerador interativo do GTR vai já no seu quarto ano consecutivo, e tem como objetivo apoiar pequenos estúdios de todo o mundo (compostos por equipas de um a dez elementos), com os conhecimentos de desenvolvimento, publicação e captação de recursos necessários para publicarem os seus videojogos a nível mundial, tornando assim o seu negócio sustentável.

As inscrições estão abertas a developers de todo o mundo. Para isso basta que apresentem uma demo reproduzível ou uma vertical slice do projeto para avaliação, e tenham intenções de lançar o jogo até meados de 2019. Jogos que já estejam totalmente lançados não são elegíveis para o programa.

GTR 2018
GTR 2018. Imagem: Global Top Round, Inc.

Um total de 20 jogos, de 20 estúdios, serão selecionados entre os candidatos e convidados a participar na Conferência GTR 2018, nos dias 27 e 28 de outubro, em Kuala Lumpur, na Malásia, dos quais 10 vão poder entrar no programa acelerador. As despesas de viagem e acomodação serão suportadas pela organização até 2 mil dólares.

O evento oferece aos participantes dois dias de networking e apresentações, e é realizado em conjunto com a Level Up KL Game Conference, a maior conferência de jogos no sudeste da Ásia.

Durante a conferência, os 20 estúdios convidados serão avaliados pela equipa principal e pelos participantes do GTR, incluindo os oradores do evento. Os 10 finalistas que avançarem para o programa acelerador terão direito a receber 40 mil dólares em investimentos diretos, orientação e exposição após uma série de processos de ‘due diligence’.

Alguns projetos selecionados, considerados promissores, serão ainda beneficiados com investimentos diretos adicionais de até 300 mil dólares. Não existe um limite definido para o número de estúdios que podem receber este investimento. O investimento inicial e o apoio aos projetos serão oferecidos em troca de uma percentagem na participação do estúdio, não ultrapassando os 5% e uma pequena parcela da receita do projeto.

GTR 2018
GTR 2018. Imagem: Global Top Round, Inc.

Os jogos que já beneficiaram do programa GTR desde 2015 incluem Relic Hunters Legend, do estúdio brasileiro Rogue Snail, Earth Atlantis, da tailandesa Pixel Perfex, Neuroslicers, da equipa britânica Dream Harvest, e Woodpunk, da espanhola Meteorbyte Studios.

Danny Woo, CEO do Global Top Round, referiu o empenho da organização em captar novos talentos, “nós esforçamo-nos para identificar talentos e construir confiança com os estúdios, e estamos preparados para ir mais além quando encontrarmos a equipa certa.”

O período de inscrição para o programa de 2018 está aberto de 1 de julho a 19 de agosto, com as submissões a serem feitas através do site do Global Top Round.