Electronic Arts
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A Electronic Arts (EA) chegou hoje a acordo para ser adquirida na sua totalidade por consórcio internacional – formado pelo Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF), Silver Lake e Affinity Partners. O negócio, avaliado em 55 mil milhões de dólares, será realizado exclusivamente em dinheiro e representa a maior operação do género até à data.

A Electronic Arts é conhecida por títulos como EA Sports FC, The Sims, Battlefield, Apex Legends e a série Need for Speed.

Aquisição Recorde

Os acionistas da EA vão receber 210 dólares por ação, um valor que representa um prémio de 25% face ao preço de mercado antes do anúncio. O PIF manterá a sua participação de 9,9% na empresa, enquanto o restante financiamento será assegurado por capital próprio dos investidores e por dívida garantida pelo JPMorgan Chase.

A operação foi aprovada pelo Conselho de Administração da EA e deverá estar concluída no primeiro trimestre do ano fiscal de 2027, após aprovação dos acionistas e das autoridades reguladoras. Após o fecho, a EA deixará de estar cotada em bolsa.

A empresa continuará sediada na Califórnia e será liderada por Andrew Wilson, atual CEO. O consórcio pretende apoiar a EA na expansão global e no desenvolvimento de novas experiências digitais, reforçando o seu posicionamento no setor do entretenimento interativo.

Aquisições Milionárias

Nos últimos anos, o setor dos videojogos tem assistido a uma onda de aquisições bilionárias que estão a redefinir o panorama global da indústria. Abaixo, destacam-se algumas das maiores transações de sempre:

Maiores aquisições na indústria dos videojogos:

  • Microsoft compra Activision Blizzard (2023)
    Avaliada em 75,4 mil milhões de dólares, esta foi a maior aquisição da história dos videojogos. Com ela, a Microsoft passou a controlar franquias como Call of Duty, World of Warcraft e Candy Crush, reforçando a sua posição no mercado de consolas e jogos móveis.
  • Take-Two compra Zynga (2022)
    Por 12,7 mil milhões de dólares, a Take-Two apostou nos jogos móveis e sociais, adquirindo a criadora de títulos como FarmVille e Words With Friends.
  • Tencent compra Supercell (2016)
    A gigante chinesa Tencent adquiriu a produtora finlandesa por 8,6 mil milhões de dólares, garantindo o controlo de sucessos como Clash of Clans e Clash Royale.
  • Activision Blizzard compra King Digital (2015)
    Por 5,9 mil milhões de dólares, a empresa reforçou a sua presença no segmento móvel com a aquisição da criadora de Candy Crush.
  • Microsoft compra Mojang (Minecraft) (2014)
    A aquisição por 2,5 mil milhões de dólares trouxe para a Microsoft um dos jogos mais vendidos e influentes da história: Minecraft.