Electronic Arts conclui compra da Codemasters
Electronic Arts conclui compra da Codemasters. Imagem: Electronic Arts Portugal

A Electronic Arts anunciou hoje a conclusão da compra da Codemasters, por um valor aproximado de 1,2 mil milhões de dólares. Esta aquisição foi financiada com verbas disponíveis da empresa.

A Codemasters, um estúdio britânico dedicado aos videojogos de condução automóvel, foi criada por dois irmãos, Richard e David Darling, em outubro de 1986, sendo um dos estúdios mais antigos em Inglaterra. Em 2005 foi reconhecido como o melhor estúdio independente pela revista Develop.

A Codemasters anunciou em novembro de 2020 que teria sido abordada pela Take-Two Interactive, com uma oferta de compra do estúdio britânico por 994 milhões de dólares. O acordo entre as duas empresas foi satisfatório, aguardando apenas as aprovações regulatórias necessárias para concluir o negócio. Entretanto, a Electronic Arts mostrou-se interessada oferecendo um valor superior, rondando os 1,2 mil milhões de dólares, cerca de 14% a mais do que a oferta da Take-Two. A aquisição foi concluída em 18 de fevereiro de 2021, com todas as ações transferidas para Codex Games Limited, uma subsidiária da EA.

A combinação da Electronic Arts com a Codemasters marca uma nova e emocionante era no entretenimento dos videojogos de condução. Esta união irá permitir um maior crescimento e sucesso contínuo para uma série de marcas de condução mais poderosas e populares do mundo, incluindo Fórmula 1, Need for Speed, DIRT, DIRT Rally/WRC, GRID, Project CARS, Real Racing e outras.

Em comunicado, a EA adianta que, a partir de agora, será capaz de oferecer aos fãs maior inovação, lançamentos mais regulares de conteúdos e novos videojogos de condução, compatíveis com mais plataformas e regiões em todo o mundo.

Andrew Wilson, CEO da Electronic Arts:

“O gosto pelas corridas continua a crescer em todo o mundo, e a combinação dos franchisados no nosso portfólio permitir-nos-á criar novas experiências inovadoras e trazer mais jogadores para a emoção dos automóveis e dos desportos motorizados. As nossas equipas serão uma potência global na condução de entretenimento, com incríveis jogos para jogadores em todas as plataformas, e mal podemos esperar para começar”.

O grupo abrirá oportunidades de crescimento significativo para os franchisados de Codemasters com acesso à rede da Electronic Arts de mais de 430 milhões de gamers e serviços de assinatura multiplataforma líderes da indústria. A Electronic Arts contribui também com insights interessantes e capacidades analíticas para as equipas de desenvolvimento e publicação da Codemasters, proporcionando informação sobre o público de forma a acelerar o desempenho dos principais franchisados. Estas capacidades, bem como a força global da Electronic Arts em comunicação, marketing e desenvolvimento de jogos, abrirão novas oportunidades para que o portfólio combinado de jogos e conteúdos de corridas do grupo alcance e envolva ainda mais jogadores em todo o mundo através de consolas, PC e aparelhos móveis.

Frank Sagnier, CEO da Codemasters:

“Hoje é um marco na história da Codemasters, e um dia entusiasmante para os nossos colaboradores e jogadores. A parceria com a EA permitirá às nossas equipas levar os nossos aclamados franchisados a novas alturas e atingir uma enorme audiência global através da sua rede de gamers. Juntos podemos redefinir o panorama dos videojogos de condução para criar experiências ainda mais convincentes para os fãs de corridas em todo o mundo”.

A aquisição da Codemasters faz parte da estratégia de crescimento da Electronic Arts, focada em oferecer ainda mais experiências excecionais e serviços ao vivo de classe mundial, e alcançar mais gamers em mais plataformas em todo o mundo. A aquisição da Codemasters deverá também aumentar as receitas líquidas da Electronic Arts e a rentabilidade subjacente.