eFootball 2022
eFootball 2022. Imagem: Konami

eFootball é o nome da nova marca da Konami, e a mais recente aposta da empresa para reformular quase totalmente a sua icónica saga Pro Evolution Soccer (PES).

De acordo com as redes sociais do estúdio, o lema parece agora ser #SetFootballFree.

eFootball 2022

A série de simuladores de futebol da Konami remonta a 1995 com Goal Storm, que deu inicio a uma das maiores franquias da história dos videojogos. No entanto, esta história nem sempre foi fácil e a disputa com o seu rival direto, a série FIFA da EA.Sports, levou a empresa japonesa a tomar estratégias por vezes estranhas ou questionáveis.

Com o inicio da série Pro Evolution Soccer marcado pelo lançamento do primeiro jogo sob este nome em 2001, a Konami fez crescer o legado com lançamentos anuais até 2020, ano marcado pela pandemia que motivou algumas alterações no planeamento de vários estúdios.

A Konami não foi indiferente e, de forma justa adiantou que não iria ter tempo para lançar uma edição completa, resolvendo lançar apenas uma atualização a um preço reduzido. Mas o que surpreendeu mais com este lançamento foi a mudança de nome com a adição de “eFootball” ao branding da marca. Esta alteração de nome deu-se ao fim de 19 anos de edições sucessivas com o nome “Pro Evolution Soccer”.

Apesar de não ser a primeira vez que a Konami muda o nome da sua série de simulador de futebol, a decisão mais surpreendente chegou este ano com o anúncio de que o seu simulador passaria a chamar-se apenas “eFootball”, caindo por terra a icónica sigla “PES”.

Como se não bastasse, as novidades para este ano não ficam por aqui!

eFootball 2022

eFootball – Quando é lançado?

O novo eFootball ainda não tem data de lançamento confirmada, mas está programado para o outono de 2021. É costume a Konami atrasar o seu jogo para depois do lançamento do FIFA da EA Sports (já sabemos que o FIFA 22 chega no próximo dia 1 de outubro).

Antes do lançamento, a Konami ainda vai disponibilizar uma versão de demonstração, uma espécie de Demo, com um número limitado de equipas e modos de jogo, e só depois lançará a versão completa.

Por tudo isto, é provável que eFootball chegue durante o mês de setembro.

Plataformas e Cross-Platform

O eFootball está a ser desenvolvido para a PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC, mas também será compatível com a PlayStation 4 e Xbox One. Está também confirmada uma versão para dispositivos móveis (iOS e Android).

O Cross-play também está confirmado, embora possa não estar disponível logo na data de lançamento.

Quanto custa o novo eFootball?

O novo eFootball vai ser Free to Play, o que significa que o acesso ao jogo básico será gratuito. Sim, leram bem! Mas importa reforçar a parte do que significa ‘jogo básico’.

Os jogadores vão ter de pagar para poder utilizar certos recursos ‘premium’, para além do sistema habitual de microtransações dentro do jogo.

Alguns modos de jogo, como a Master League, só vão estar disponíveis como conteúdo pago, um pouco ao estilo de um DLC.

A Konami já confirmou que o jogo inicial (lançado no início do outono) não vai ter microtransações, no entanto, estas serão lançadas mais tarde.

Novo motor e apenas digital

O eFootball vai utilizar um novo motor de jogo, aparentemente o Unreal 4, e será apenas digital, o que significa que não terá versões físicas, sejam elas com CDs, DVDs, Blu-rays ou até códigos em papel.

O jogo apenas poderá ser descarregado pela Internet, algo comum em outros títulos Free to Play.

eFootball 2022
eFootball 2022. Imagem: Konami

Licenças e Equipas do eFootball

Como já referimos, o eFootball vai ser lançado com um número limitado de equipas, que para já apenas vão incluir alguns clubes de topo, como o Manchester United, Barcelona, Juventus ou Bayern.

De acordo com o plano oficial do eFootball (disponível no site), teremos apenas nove equipas ao inicio:

  • Arsenal
  • Barcelona
  • Bayern Munich
  • Juventus
  • Manchester United
  • Corinthians
  • Flamengo
  • Sao Paulo
  • River Plate

Trailer

A Konami revelou um trailer de seis minutos do novo eFootball. O vídeo apresenta algumas cenas de jogabilidade, bem como entrevistas com os consultores técnicos Andres Iniesta e Gerard Pique, e uma pequena participação de Lionel Messi.