eFADU Nacionais 2023
eFADU Nacionais 2023. Imagem: eFADU

Os eFADU Nacionais de 2023, o Campeonato Nacional Universitário de Esports, tiveram as suas grandes finais ontem, 11 de junho, com quatro títulos em competição. Foi um evento pioneiro para o desporto universitário em Portugal, organizado pela FADU e pela Associação de Estudantes da Universidade da Maia, com o apoio do município local. Todas as equipas participantes representaram instituições do Porto e do Minho.

O campeão nacional universitário de VALORANT foi o primeiro título do dia a ser disputado. A equipa da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (AEFCUP) levou a melhor sobre a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), com um resultado final de 2-0. A Associação de Estudantes da Escola Superior de Media Artes e Design do Politécnico do Porto (AEESMAD) ficou em terceiro lugar, ao derrotar a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (aeISEP) por 2-1.

FIFA foi o jogo escolhido para o segundo título a ser decidido no dia. Gonçalo Pinto, da AEFMUP, levou a melhor sobre Pedro Gonçalves, da AAUMinho, num duelo que terminou 5-3. Nuno Azevedo, da aeISEP, ficou com o terceiro lugar.

Já em League of Legends, a arena para o terceiro título a ser disputado no dia, a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) venceu a aeISEP por 2-0 e tornou-se campeã nacional universitária. A Associação dos Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa (AEFCL) ficou em terceiro lugar, ao derrotar a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP) por 2-1.

CS:GO foi o último jogo do dia com o título a ser definido para a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia (AEFCT) que se sagrou campeã nacional universitária ao vencer a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) por 2-1. A Associação de Estudantes da Universidade da Maia (AEUMAIA) ficou com o bronze, ao vencer a Associação Académica do Instituto Superior de Administração e Gestão (AAISAG) por 2-1.

Num evento aberto ao público, o Município da Maia recebeu as finais tão esperadas com torneios que envolveram 38 equipas e 171 jogadores de Associações Universitárias de todo o país.