Star Wars Battlefront II
Star Wars Battlefront II. Imagem: Electronic Arts

Star Wars Battlefront II, um dos jogos mais aguardados do ano, teve na rede social Reddit as primeiras impressões dos jogadores que tiveram a oportunidade de experimentar este jogo antecipadamente. Um destes jogadores, MBMMaverick, fez referência ao preço exigido para desbloquear as personagens mais ambicionadas, como Darth Vader, Luke Skywalker, Imperador Palpatine, entre outros.

 Reddit: MBMMaverick
Reddit: MBMMaverick, no dia 12 de novembro de 2017

Pode ler-se no comentário deste jogador, colocado na página de Reddit de Star Wars Battlefront, “Isto é uma brincadeira. Vou contactar o suporte da EA para a devolução do dinheiro… Não posso sequer jogar com o Darth Vader?!?! Francamente. Esta era das “micro transações”, foi longe demais. Deixem à EA esticar a corda.”

No mesmo dia, a EA reagiu a este comentário explicando as motivações que a levou a definir os preços criticados.

Reddit: Electronic Arts
Reddit: Electronic Arts

No comentário, a EA explica que a intenção foi de motivar os jogadores num sentido de orgulho e sentimento de conquista. Os preços estabelecidos tiveram em conta os dados recolhidos da fase Beta e garantem que vão continuar a ajustar os preços com base no dinheiro virtual (dinheiro do jogo que é usado para desbloquear as personagens).

Esta resposta da EA não convenceu a comunidade, que mostrou a sua indignação através de uma votação negativa ao comentário, atingindo um novo recorde naquela rede social de 500 mil votos negativos (o recorde anterior situava-se nos 24 mil votos negativos).

John Wasilczyk, produtor executivo da EA DICE, dirigiu uma mensagem aos fãs da saga no site da Electronic Arts onde garantiu que ouvir os jogadores será sempre a prioridade da equipa. Neste sentido, afirma ainda, em comunicado, que “reduzimos a quantidade de créditos necessários para desbloquear os heróis de topo em 75%. Luke Skywalker e Darth Vader estarão disponíveis por 15 mil créditos; Imperador Palpatine, Chewbacca e Leia Organa por 10 mil créditos; e Iden Versio por 5 mil créditos. Com base no que vimos, desbloquear estas personagens será sempre uma conquista, mas agora uma conquista acessível a todos os jogadores.”

Foi ainda adiantado que nesta quarta-feira, dia 15 de novembro, terá lugar no Reddit uma sessão de ‘Perguntas e Respostas’, com algumas das personalidades da equipa de jogo.