DiscoverEU 2021
DiscoverEU. Imagem: DR

Já estão abertas as candidaturas aos passes DiscoverEU, este ano com um formato alargado e mais flexível.

Ao contrário de 2019, onde apenas jovens dos 18 anos podiam candidatar-se, e devido ao adiamento da iniciativa em 2020, como consequência da Covid-19, as candidaturas estão agora abertas nesta ronda a jovens dos 18 aos 20 anos, com residência em qualquer país da União Europeia.

A proposta DiscoverEU

DiscoverEU é uma iniciativa da Comissão Europeia que oferece passes de viagem gratuitos a jovens europeus de 18 anos de idade. Devido à pandemia, as duas rondas de 2020 foram adiadas, tornando agora possível a candidatura, nesta ronda, de jovens com 19 e 20 anos.

O objetivo é promover um sentido de unidade e solidariedade em toda a UE através de viagens transfronteiriças e aprendizagem intercultural. Para seres elegível para um passe de viagem, deves passar num questionário de seis perguntas de cultura geral sobre a União Europeia e sobre outras iniciativas da União Europeia dirigidas aos jovens.

Serás encorajado a viajar de comboio de forma sustentável, embora se viveres numa ilha ou numa área remota também podes usar ferries e autocarros ou, em circunstâncias excecionais, viagens aéreas.

Candidaturas

A última ronda de candidaturas está aberta aos que nasceram entre 1 de julho de 2001 e 31 de dezembro de 2003.

As candidaturas devem ser apresentadas através do Portal Europeu da Juventude entre as 12h00 de terça-feira 12 de outubro de 2021 e as 12h00 de terça-feira 26 de outubro de 2021 (hora da Europa Central).

Viaja pela Europa

Se a tua candidatura for aceite, irás poder viajar durante um período até 30 dias e terás de o fazer entre março de 2022 e fevereiro de 2023. Uma vez que se continua a desconhecer a evolução da pandemia, serão oferecidas reservas flexíveis a todos os viajantes, através de um novo passe de viagem móvel. A data da partida pode ser alterada a qualquer momento antes da viagem, ou até terminar a validade de um ano.

Alojamento e Despesas extra

A iniciativa não prevê nenhum seguro de viagem. Este seguro é da exclusiva responsabilidade dos participantes. Além disso, as despesas com o alojamento e a alimentação, ou quaisquer outras despesas relacionadas com a viagem, ficam exclusivamente a cargo dos participantes. A empresa contratada pela Comissão para organizar as viagens oferece descontos no alojamento, nos serviços de bagagens e em muitos outros serviços em toda a Europa (consulta o portal Eurail).

DiscoverEU em Números

Desde a primeira edição que a iniciativa tem sido um sucesso. No período de dois anos de 2018-2019, houve 350.000 candidatos para um total de 70.000 passes de viagem disponíveis – 66% dos quais viajaram pela primeira vez de comboio fora do seu país de residência.

Número total de participantes e número de candidaturas selecionadas, durante as quatro rondas anteriores (2018-2019):

DiscoverEU Número de participantes 2018-2019

A iniciativa está de regresso, maior do que nunca. Nesta edição existem 60.000 passes para arrebatar. Os candidatos selecionados terão a oportunidade de desfrutar da experiência acerca da qual terão ouvido os relatos entusiastas de viajantes anteriores:

Fabio de Itália – viajou para a Croácia, Alemanha e Espanha:

“Não tinha ideia de que esta viagem me pudesse dar tanto em tão pouco tempo… Aprender sobre culturas diferentes, ver novos lugares e conhecer pessoas de todo o mundo foi simplesmente extraordinário e fez-me ter presente que, apesar das diferenças aparentes, todos partilhamos um valor fundamental: a humanidade.

Nunca esquecerei esta experiência… e espero que, no futuro, muitas gerações tenham a oportunidade de fazer o mesmo. Aprendi a não ter fronteiras e senti-me europeu, mais europeu do que italiano, para dizer a verdade, e não pensei que fosse possível.”

Comunidade DiscoverEU

Desde 2018, os antigos e potenciais viajantes do DiscoverEU formam agora uma comunidade diversificada e empenhada, que se encontra, tanto online como offline, para partilhar as suas experiências. Todos os participantes são convidados a tornar-se Embaixadores do DiscoverEU para promover a iniciativa.

Antes de iniciares a tua viagem, será boa ideia contactar outros viajantes no grupo oficial do DiscoverEU no Facebook para partilhar vivências e trocar dicas, especialmente sobre experiências culturais ou sobre como viajar de forma digital e sustentável.

Todos os participantes são convidados a participar nos encontros do DiscoverEU, online ou
presencialmente, logo que seja seguro e possível. Os encontros abordam tópicos como a Europa Digital – o tema DiscoverEU para 2021. Outras atividades incluem conhecer oportunidades de voluntariado e desenvolver um itinerário ecológico e sustentável para jovens viajantes.

DiscoverEU 2021