Cyberpunk 207
Cyberpunk 207. Imagem: DR

A CD Projekt Red anunciou recentemente o adiamento por mais quatro meses do seu próximo RPG de mundo aberto, o muito antecipado Cyberpunk 2077. O jogo é agora esperado para o dia 17 de setembro, mas este é apenas mais um dos muitos títulos adiados no decorrer desta semana.

Final Fantasy VII Remake, Marvel’s Avengers e até Marvel’s Iron Man VR foram também adiados nos últimos dias, no que parece ser uma autêntica vaga de atrasos.

Cyberpunk 2077 só em Setembro

A CD Projekt Red, o estúdio responsável por jogos como The Witcher 3, foi uma das produtoras que optou por utilizar a rede social Twitter para comunicar as novas datas de lançamento, em grande parte alegando a necessidade de mais tempo para desenvolverem jogos superiores.

Este tipo de anúncios nem sempre é bem recebido pela comunidade. No caso de Cyberpunk 2077, a maioria dos fãs parece confiante que mais algum tempo de desenvolvimento poderá resultar num resultado final mais satisfatório, uma teoria que a própria empresa avança.

Num breve comunicado à imprensa, o co-fundador da CD Projekt, Marcin Iwinski, e o chefe do estúdio, Adam Badowski, explicaram que o jogo está atualmente num estado “completo e jogável”. No entanto, devido à ambição da equipa, a produtora achou necessário algum tempo extra para os retoques finais.

Cyberpunk 2077
Cyberpunk 2077. Imagem: DR

Assim, e no desejo de atingir a “conquista máxima para esta geração”, a CD Projekt Red tomou a decisão de adiar o lançamento do Cyberpunk 2077 para setembro de 2020.

Final Fantasy VII Remake e Marvel’s Avengers adiados

Também esta semana, a Square Enix anunciou que o lançamento de Final Fantasy VII Remake seria adiado para abril. Momentos depois, a Crystal Dynamics seguiu o exemplo e revelou que Marvel’s Avengers seria lançado em setembro, e não em maio. Em ambos os casos, as produtoras justificaram o atraso com o desejo de polir e atender às elevadas expectativas dos fãs.

É natural que as notícias gerem reações mistas das respectivas comunidades, mas parece haver uma esperança latente na maioria dos fãs.

Marvel's Avengers
Marvel’s Avengers. Imagem: DR
Shigeru Miyamoto
Shigeru Miyamoto. Foto: DR

O sentimento parece ser melhor ilustrado por uma famosa citação de Shigeru Miyamoto, da Nintendo, agora muito popular no Twitter, “A delayed game is eventually good, a bad game is bad forever.”, algo como dizer “Um jogo atrasado acaba por ser bom, mas um jogo mau é mau para sempre”.

Novas Datas de Lançamento

Data Antiga Data Nova
Cyberpunk 2077 16 de abril 17 de setembro
Final Fantasy VII Remake 3 de março 10 de abril
Marvel’s Avengers 15 de maio 4 de setembro
Marvel’s Iron Man VR 28 fevereiro 15 de maio