Atari VCS
Atari VCS. Imagem: Atari

A Atari VCS foi originalmente apresentada durante a E3 de 2017, em junho do ano passado, na altura com o nome de Ataribox. Nenhum dos detalhes técnicos foi revelado neste anúncio, sendo esperado que apenas se tratasse de um emulador da clássica Atari 2600.

De inspiração retro, mas não uma “retro-box”, sabemos agora que a Atari VCS será capaz de bem mais do que apenas correr jogos da Atari 2600.

Atari VCS
Atari VCS. Imagem: Atari

A nova Atari VCS terá capacidades de streaming online, um sistema baseado em Linux e será capaz de aceder a plataformas como Netflix e Hulu. Mais detalhes técnicos incluem ainda: ligação Wi-fi, Bluetooth 5.0, usb 3.0 e uma resolução 4k a 60 fps suportados por um processador da AMD.

Atari VCS
Atari VCS. Imagem: Atari

Nos jogos, foram para já confirmados para a VCS mais de 100 clássicos, como o Asteroids, Centipede, Breakout, Missile Command, Gravitar e Yars ‘Revenge, assim como garantias de novos títulos modernos a serem anunciados no futuro.

A pré-venda da Atari VCS começa no dia 30 de maio e é exclusiva à Indiegogo, uma plataforma de crowdfunding. Durante esta pré-venda será ainda possível comprar a edição especial da Atari VCS para colecionador, com um painel frontal em madeira de inspiração retro.

Atari VCS
Atari VCS. Imagem: Atari

Além da edição de colecionador, também estará à venda a Atari VCS Onyx, uma versão em preto da consola por 199 dólares. Outros pacotes incluirão o Joystick clássico e o comando.

O envio das consolas Atari VCS está previsto para a primavera de 2019.