Cheng Yu Chang conquista Red Bull Untapped 2021
Red Bull Untapped 2021. Imagem: Hugo Silva | Red Bull Content Pool

Chegou ao fim a 2ª edição do Red Bull Untapped, o torneio de Magic: The Gathering Arena, que reuniu em Lisboa, no último fim de semana (11 e 12 de dezembro), os melhores jogadores do mundo na Comic Con Portugal (Parque das Nações).

A vitória e a maior fatia do prize pool de 45 mil dólares foi para Taiwan, mas as cores lusas saíram honradas com a conquista da medalha de bronze.

Rescaldo do Torneio

O primeiro dia da competição fez a triagem dos 16 finalistas até ao Top 4. Aqui ficou desde logo em evidência a qualidade dos jogadores portugueses, com Pedro Silva ‘Flaxh’ e João Andrade ‘W3r3b34r’ a garantirem uma presença entre os quatro melhores do planeta.

O português Pedro ‘Flaxh’ Silva chegou a esta final através de um qualificador internacional. Já no Top 16 conquistou vitórias frente a Rui Barbosa (2-1), seguido de Yo Tezuka (2-1) e Pedro Martinho (2-1), conseguindo assim o acesso ao derradeiro confronto final no domingo, e garantindo um lugar no Top 4.

Outro português, João ‘W3r3b34r’ Andrade começou por vencer Yann Rabay (2-0). Depois de ser derrotado por Cheng Yu Chang (2-0), viu-se na ‘lower bracket’ onde ultrapassou Junya Iyanaga (2-1), Fábio Sousa (2-1) e Pedro Martinho (2-0), garantindo o seu lugar no Top 4 e no último dia da competição.

O vencedor do torneio, Cheng ‘Peter’ Yu Chang foi o primeiro jogador a carimbar o passaporte para o Top 4 ao vencer o congénere Kazune Kosaka (2-1), depois de ter vencido João Andrade (2-0) e Márcio Carvalho (2-1).

No domingo, ‘Peter’ ganhou a final do Upper Bracket a ‘Flaxh’ (2-0), forçando o português à Lower Bracket. No duelo final, derrotou ‘Yolad’, que tinha vencido ‘W3r3b34r’ por 2-1 e ‘Flaxh’ por 2-0, conquistando o título de campeão mundial do Red Bull Untapped.

Premiados

Cheng Yu Chang “Peter”, de Taiwan, levou para casa a maior fatia do prize pool de 45 mil dólares que estava em disputa. Pedro ‘Flaxh’ Silva garantiu a medalha de bronze, uma prestação histórica para o nosso país. João ‘W3r3b34r’ Andrade terminou em 4º lugar consolidando a força portuguesa no Top 4.

Final Mundial – Top 4

1º Cheng Yu Chang – Taiwan
2º Yo Tezuka – Japão
3º Pedro Silva – Portugal
4º João Andrade – Portugal

Final Mundial – Top 16

Cheng Yu Chang – Taiwan
Fábio Sousa – Portugal
João Andrade – Portugal
Junya Iyanaga – Japão
Kazune Kosaka – Japão
Márcio Carvalho – Portugal
Miguel Simões – Portugal
Nelson Rodrigues – Portugal
Pedro Martinho – Portugal
Pedro Silva – Portugal
Rafael Quinta Pozo – Espanha
Rashid Davis – EUA
Rui Barbosa – Portugal
Tiago Martins – Portugal
Yann Rabay – França
Yo Tezuka – Japão

Prize Pool

1º 12.000$USD
2º 8.000$USD
3º-4º 4.000$USD
5º-8º 2.250$USD
9º-16º 1.000$USD

De notar a ausência de ausência de Márcio ‘Kbol’ Carvalho do top4. No último ano tinha chegado à final portuguesa do Red Bull Untapped. A figura maior do panorama nacional de Magic: The Gathering foi derrotado logo no primeiro round por Cheng Yu Chang (1-2). No ‘lower bracket’, ainda conseguiu vencer Yann Rabay (2-1) e Nelson Rodrigues (2-1), mas caiu perante Yo Tezuka (2-1).

Broadcast Red Bull Portugal

A Final Mundial do Red Bull Untapped teve transmissão em direto no canal de Twitch da Red Bull Portugal: twitch.tv/redbullpt.