Catan: World Explorers
Catan: World Explorers. Imagem: Niantic

Foi no verão de 2016 que surgiu o Pokémon GO, um jogo revolucionário da Niantic e The Pokémon Company, com uma demonstração do potencial da realidade aumentada em jogos para dispositivos móveis. Mais tarde apareceram outros jogos que imitaram a fórmula, como o Minecraft Pocket Edition ou o Harry Potter: Wizards Unite.

Agora, a Niantic está de volta com uma nova aposta que promete mudar o paradigma dos jogos de realidade virtual. Catan: World Explorers é inspirado na série de jogos de tabuleiro, Catan – o popular jogo de estratégia, onde os jogadores recolhem recursos para construir ruas, acampamentos e cidades, com o objetivo de ser o primeiro a colecionar 10 pontos, que determinam a vitória do jogo.

Catan: World Explorers
Catan: World Explorers. Imagem: Niantic

Prepara-te para Catan: World Explorers, um enorme jogo de realidade aumentada para vários jogadores que transforma toda a Terra num tabuleiro gigante de Catan. Coleciona, comercializa e constrói no mundo real, procura os locais onde podes recolher recursos e assiste ao crescimento de acampamentos em grandes cidades, onde poderás conquistar pontos para a tua fação.

“Explora o mundo ao teu redor para colecionar recursos clássicos de Catan. Alguns desses recursos serão abundantes onde quer que estejas, enquanto outros terão de ser obtidos através de trocas. Negoceia com personagens interessantes que são tão estratégicos quanto os jogadores reais. Usa os teus recursos e cartões de desenvolvimento para transformar acampamentos humildes em autênticas metrópoles.”

Como jogar?

Para jogar, apenas precisas do teu smartphone ou tablet e sair para a rua, explorar o mundo que te rodeia.

Os recursos de Catan são os elementos básicos do jogo: tijolo, madeira, grãos, minério e lã, e estarão presentes em locais diferentes do mapa. Ou seja, a tua cidade pode ser rica num tipo de recurso, mas escassa em todos os outros. Terás de fazer trocas com personagens do jogo que simulam jogadores reais.

Catan: World Explorers
Catan: World Explorers. Imagem: Niantic

Catan: World Explorers não irá funcionar da mesma forma que Pokémon GO ou Harry Potter: Wizards Unite. Aqui, irás fazer parte da construção do mundo ao teu redor. O universo de Catan da Niantic exigirá que construas estrategicamente estradas, expandas acampamentos e conquistes pontos de vitória. No jogo da Niantic vais poder competir com amigos em encontros personalizados, ou com a tua fação, a nível local e global.

Cada partida é separada por temporadas, com recompensas para os vencedores. No final de cada temporada, os campeões da temporada serão coroados e receberão recompensas que serão úteis na temporada que começa imediatamente após a que terminou.

A Niantic já confirmou que, à semelhança dos seus outros jogos, Catan: World Explorers irá incluir uma loja online, no entanto, as recompensas atribuídas aos campeões serão ímpares e superiores a qualquer item vendido.

Se já jogaste Catan no tabuleiro, não vais ter qualquer dificuldade em entrar neste novo universo digital.

Catan: World Explorers
Catan: World Explorers. Imagem: Niantic

Por enquanto, a data de lançamento ainda é um mistério, mas já foram abertos pré-registos para entrares no mundo de Catan o mais rápido possível: catanworldexplorers.com

Quanto a nós, continuaremos atentos para trazer mais noticias sobre esta nova aposta dos criadores de Pokémon GO.