Canon EOS R3
Canon EOS R3. Imagem: DR

No ano passado a Canon já tinha surpreendido o universo das câmeras mirrorless (sem espelho) com o lançamento da EOS R5, uma full-frame completamente digital que foi um sucesso de vendas.

Agora, a empresa apresenta uma câmera projetada especificamente para os fotógrafos de nível profissional, a nova EOS R3.

Canon EOS R3

A nova EOS R3 deverá custar cerca de 6.000 €, e por este valor a Canon garante estarmos perante a “câmera sem espelho e full frame tecnologicamente mais avançada da empresa”. Mesmo com esta afirmação de peso, destaca-se a ausência de suporte para vídeo 8K como a EOS R5 já oferecia.

A Canon justifica esta opção porque a EOS R3 apresenta uma série de recursos atualizados, que garantem ser especialmente uteis para utilizadores que exigem desempenho imediato, com configurações para um ritmo mais acelerado.

Novidades na EOS R3

As melhorias começam com o novo sensor CMOS BSI de 24,1 MP, que a Canon diz ser tão bom que oferece melhor desempenho de resolução do que o sensor de 30,4 MP da EOS 5D Mark IV. Combinado com o processador Digic X, a EOS R3 pode capturar rajadas de 150 fotos em formato RAW de 14 bits em até 30 qps com o seu obturador eletrónico (ou 12 qps com o obturador mecânico). Tem ainda a opção de permitir a captura silenciosa total (sem assistência AF luz, flash ou sons do obturador) com o toque de um único botão.

A EOS R3 também possui uma gama de ISO impressionante que vai do ISO 100 a 102.400 (expansível até ISO 204.800 para fotos), juntamente com a capacidade de suportar autofoco e ajustes de tracking ao fotografar até 60 fps.

A Canon diz que a R3 ainda vem com um balanço de brancos automático aprimorado, incluindo um novo modo que torna mais rápido e fácil definir um balanço de brancos personalizado com base no seu ambiente.

Talvez a mudança mais relevante seja a introdução de uma versão recém-atualizada do seu sistema de controlo de olho (Eye input AF) que permite selecionar um ponto de foco simplesmente olhando para ele, usando o EVF da R3. Embora a Canon já tenha incluído este modo em câmeras anteriores desde 1992, esta é a primeira vez que o faz na linha EOS R, o que sugere que o recurso pode finalmente estar pronto até mesmo para os fotógrafos profissionais mais exigentes.

Quanto ao vídeo, a EOS R3 oferece uma ampla gama de modos de captura, incluindo um modo RAW de 6K a 60fps, uma configuração não cortada de 4K 10 bits 120fps e muito mais. E como outras câmeras EOS R de última geração, a R3 oferece estabilização de imagem de 5 eixos que suporta até oito pontos de redução de trepidação (dependendo da lente), semelhante ao das EOS R5/R6.

A EOS R3 apresenta um corpo em liga de magnésio à prova de intempéries com um punho vertical integrado, e embora seja semelhante em tamanho à Canon 1DX Mark III, a EOS R3 é mais leve, pesando apenas 1015 gramas (apenas o corpo).

Imagens

Principais Características da EOS R3

  • Novo sensor CMOS sobreposto retroiluminado de 24.1 megapixels desenvolvido pela Canon.
  • 30fps com acompanhamento AF/AE.
  • Velocidade de obturação que oferece uma gama entre os 30 segundos e 1/64000 de segundo quando se utiliza o obturador eletrónico.
  • Seleção de ponto AF com Controlo pela Visão.
  • Acompanhamento AF de pessoas, animais (incluindo aves) e desportos motorizados (motos e carros de competição).
  • Gravação interna de vídeo RAW 6K 60fps de largura total para um cartão CFexpress.
  • Focagem em níveis de iluminação tão baixos quanto -7.5EV.

Preço e Data de Lançamento

A Canon EOS R3 estará à venda em novembro, e deverá custar cerca de 6.000 €.