EllaLink
EllaLink. Imagem: DR

O cabo de fibra ótica EllaLink ancorou hoje em Sines, a partir de onde vai estabelecer uma ligação de baixa latência e de última geração à América Latina.

A conexão transatlântica chega à Europa através de Portugal, e só deverá ficar plenamente operacional no segundo trimestre deste ano, proporcionando um nível de conectividade internacional sem precedentes.

EllaLink
EllaLink. Imagem: DR

EllaLink

Esta operação representa um investimento de 150 milhões de euros, e é apontada como uma das grandes apostas da Presidência Portuguesa da União Europeia. O EllaLink irá abrir um “corredor” para a transmissão de dados entre os dois continentes, fornecendo novas oportunidades ao mercado europeu.

Philippe Dumont
Philippe Dumont. Imagem: DR

Philippe Dumont, CEO da EllaLink:

“É com grande orgulho que assistimos hoje à chegada do cabo a território português. Ao longo dos últimos dois anos temos trabalhado de forma muito próxima com diferentes entidades que possibilitaram, e desde logo apoiaram, a chegada do cabo e a instalação da EllaLink em Portugal. Esta ligação por cabo fortalece os laços criados, e a EllaLink vai continuar a contribuir para o desenvolvimento internacional, impulsionando igualmente a região de Sines, através da transformação digital de empresas e organizações em Portugal.”

Para além da primeira ligação direta de alta velocidade por cabo submarino entre a Europa e a América Latina, o sistema EllaLink inclui ainda diversas rotas terrestres que ligam Data Centers estratégicos em Lisboa, Madrid, Marselha, São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza, em parceria com a Equinix e a Interxion.

Mais Velocidade e Menor Latência

Ao criar a rota direta mais curta entre a Europa e a América Latina, evitando a passagem por países terceiros, o EllaLink reduz a latência em 50% em comparação com a atual infraestrutura, atingindo um valor real inferior a 60ms entre Portugal e o Brasil.

Eurico Brilhante Dias
Eurico Brilhante Dias. Imagem: DR

Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização:

“A chegada do cabo submarino de telecomunicações EllaLink inaugura uma nova era económica nesta região. Graças a este esforço conjunto e com o importante apoio de outros parceiros, desde logo a Câmara Municipal de Sines, lançamos agora o Sines Tech – Innovation and Data Center Hub, que confere a Sines excelentes condições para acolher os grandes players internacionais de telecomunicações e da economia digital.”

Esta melhoria de desempenho será benéfica não apenas para todas as plataformas de telecomunicações, mas também para os serviços Cloud, acesso a conteúdos multimédia e empresariais, negócios digitais e ainda para a indústria do Gaming, uma área onde o Streaming e os Esports exigem cada vez mais da rede.