Bitcoin
Bitcoin

A moeda digital mais popular e valiosa do mundo, a Bitcoin, atingiu um novo recorde de valorização, ultrapassando hoje o valor de 9.000 dólares americanos. Esta última subida poderá justificar-se devido a um maior interesse dos investidores em todo o mundo, graças ao Black Friday e ao dia de Ação de Graças nos Estados Unidos da América, onde muitas das transações já são efetuadas com uso da moeda digital.

Bitcoin

A Bitcoin utiliza um sistema mundial de pagamento em ‘cripto moeda’ digital conhecida por ser a primeira moeda digital descentralizada, ou seja, utiliza um sistema sem um repositório central ou administrador único.

A origem da Bitcoin é ainda alvo de alguma especulação, permanecendo o nome do seu criador ainda um mistério. Fast Company publicou um artigo sugerindo que ‘Satoshi Nakamoto’ seria o pseudónimo para um grupo de pessoas, incluindo Neal King, Vladimir Oksman e Charles Brye, que curiosamente tinham requerido a patente para um modelo de comunicações seguras dois meses antes de registarem o domínio Bitcoin.org, em 18 de agosto de 2008. Dois meses depois é anunciado numa mailing list de criptografia o processo de funcionamento da moeda Bitcoin, tendo sido lançada a primeira versão em janeiro de 2009, data em que começou o mining da moeda digital, um processo que recompensa o utilizador (ou grupo de utilizadores) que consegue completar um novo bloco de transações, adicionando-o à cadeia de blocos.

O sistema funciona como peer-to-peer, ou seja, as transações são feitas diretamente entre os agentes, sem intervenção de um intermediário. Estas transações são verificadas automaticamente pelos miners e registadas num sistema de cadeia de blocos público, a ‘blockchain’. A Bitcoin é usada em transações por outras moedas, produtos ou serviços.

O preço da Bitcoin subiu quase nove vezes de valor este ano, devido principalmente ao aumento do interesse dos investidores institucionais, levando até a CME (Chicago Mercantile Exchange), maior bolsa de futuros do mundo, a planear listar futuros de bitcoin em dezembro.

Os incríveis ganhos da Bitcoin ajudaram a impulsionar o valor de mercado combinado de todas as criptomoedas para mais um recorde de 285 mil milhões de dólares. O valor de mercado da Bitcoin é agora de quase 151 mil milhões de dólares.

À hora de escrita desta notícia, o valor da Bitcoin já ultrapassou uns espantosos 9.600 dólares, com flutuações no valor surpreendentes nas últimas horas.