ASUS ROG Strix Radeon RX 590
ASUS ROG Strix Radeon RX 590. Imagem: DR

A ASUS Republic of Gamers (ROG) lança em Portugal a ROG Strix Radeon RX 590, uma nova placa gráfica pensada nos jogadores, equipada com o mais recente GPU AMD Radeon RX 590, segundo a ASUS, um desempenho ultra-rápido. A nova placa inclui ainda uma iluminação personalizável. O sistema de refrigeração das novas placas gráficas ROG Strix mantêm as temperaturas baixas e níveis de deciéis baixos.

A tecnologia MaxContact usa mecanismos de precisão para criar uma superfície de dissipador de calor com uma área duas vezes superior, entre a base do dissipador e o chip gráfico, o que torna a dissipação de calor mais eficaz. À medida que o calor passa para o dissipador de calor, as três ventoinhas Wing-blade entram em ação quando as temperaturas da placa gráfica excedem os 55° C. As ventoinhas Wing-blade são um design patenteado que, segundo a ASUS indica em comunicado, oferece 105% mais pressão estática do que os modelos tradicionais, garantindo que o ar seja dispersado por todo o compartimento de refrigeração. As partes internas da ventoinha também são patenteadas aferindo padrões IP5X, para que continuem a funcionar, mesmo em ambientes empoeirados.

As ventoinhas resistentes ao pó não são a única tecnologia que torna as placas gráficas ROG Strix conhecidas pela fiabilidade. A tecnologia Auto-Extreme é um processo automatizado de fabricação que define novos padrões na indústria, permitindo que todas as soldas sejam concluídas de uma forma automatizada e numa única passagem. Isso reduz a tensão térmica nos componentes e evita o uso de produtos químicos de limpeza agressivos, resultando num menor impacto ambiental, menor consumo de energia na produção e um produto final mais confiável em termos gerais.

ASUS ROG Strix Radeon RX 590
ASUS ROG Strix Radeon RX 590. Imagem: Asus Portugal

Para além da fiabilidade, a ROG Strix Radeon RX 590 conta também com um regulador de tensão com sete fases, que combina bobinas premium, condensadores de polímero sólido e estágios de alta potência, fornecendo uma alimentação elétrica altamente regulada para assegurar o máximo desempenho do novo chip gráfico da AMD.

Para além de todas as especificações, a ROG Strix RX 590 tem uma cobertura elegante que combina com praticamente qualquer sistema. Para os entusiastas que querem chamar à atenção, a iluminação Aura Sync RGB na capa e na placa traseira permite que a iluminação seja sincronizada com a batida da música, mude as cores com base nas temperaturas do processador ou crie uma matriz de padrões. O software Aura Sync conecta-se a uma série de produtos compatíveis da ASUS, e não só, para que os utilizadores possam coordenar facilmente os efeitos de iluminação de todo o sistema.

Disponibilidade e Preço
O ASUS ROG Strix RX 590 está disponível em Portugal com um PVP recomendado de 429,00 €.
Especificações Técnicas
Nome ROG-STRIX-RX590-8G-GAMING
Memória 8GB GDDR5 8000MHz
Clock 1565MHz (Modo OC) / 1545MHz (Modo de Jogo)
DVI Output Sim x 1 (Nativo) (DVI-D)
HDMI Output Sim x 2 (Nativo) (HDMI 2.0b)
DisplayPort Sim x 2 (Nativo) (DisplayPort 1.4)
Suporte HDCP Sim (2.2)
Máx nº Ecrãs 4
PSU Recomend 500W