ROG Strix RTX 2070
ROG Strix RTX 2070. Imagem: DR

Depois de serem lançadas em setembro pela NVIDIA numa versão Founders Edition, as placas gráficas GeForce RTX de série 20 começam agora a surgir em versões melhoradas para o público geral.

Uma das primeiras empresas a lançar a sua versão foi a ASUS, que apresentou hoje as suas novas placas gráficas Strix, ASUS Dual e ASUS Turbo, da Republic of Gamers (ROG) baseadas na NVIDIA GeForce RTX 2070. Além da mais recente tecnologia gráfica, as novas placas integram memórias GDDR6 de alta velocidade, e a tecnologia VirtualLink que permite conexões rápidas com um único cabo para headsets de Realidade Virtual (RV) de última geração.

ROG Strix, Dual e Turbo GeForce RTX 2070
ROG Strix, Dual e Turbo GeForce RTX 2070. Imagem: Asus

As novas GeForce RTX definem um novo padrão de desempenho, graças à nova arquitetura NVIDIA Turing que possibilita ray tracing em tempo real, inteligência artificial e shaders programáveis. A tecnologia de ray tracing utilizada nas novas GPUs RTX já estava em desenvolvimento na Nvidia há 10 anos, e é apresentada pela empresa como o “Santo Graal” da tecnologia gráfica.

Justin Walker, diretor de Desktop GeForce da NVIDIA, comentou a parceria com a ASUS no lançamento de toda uma nova geração de placas gráficas. “As nossas novas GPUs GeForce RTX abrem uma incrível nova geração de jogo e de imersão, e estamos incrivelmente entusiasmados que a ASUS continue a trazer um legado de experiência e inovação para a indústria. Cada série da ROG e da ASUS responde às necessidades de um tipo de jogadores que, sem dúvida, aprecia os designs atualizados e a nova tecnologia de arrefecimento que ajudará a impulsionar as suas experiências de jogos em computador.”

ROG Strix GeForce RTX 2070

A ROG Strix GeForce RTX 2070 mantém o Turing arrefecido com três ventoinhas exclusivas tipo Wing-blade que possuem uma área central 9% menor para acomodar as pás da ventoinha de tamanho superior. Esta tecnologia assegura maior pressão de ar, níveis de ruído reduzidos e resistência à poeira com certificação IP5X. Para aqueles que amam o silêncio, os controladores da ventoinha também suportam um modo 0dB que faz parar a ventoinha.

A placa também vem equipada com um conjunto de recursos premium, como uma braçadeira de metal que reduz a tensão no PCB, LEDs RGB compatíveis com a tecnologia da ASUS Aura Sync e conectores para ventoinhas externas gerindo tanto a temperatura da GPU como do CPU.

ROG Strix RTX 2070
ROG Strix RTX 2070. Imagem: Asus

Tecnologia Auto-Extreme

Todas as placas gráficas ROG Strix são produzidas usando a nova tecnologia Auto-Extreme, um processo de fabrico automatizado que define um novo standard no mercado. Tradicionalmente, a soldagem dos componentes através de orifícios e de montagem da superfície precisa de ser feita em diferentes fases. A tecnologia Auto-Extreme permite toda a soldagem num único passo, reduzindo a tensão térmica dos componentes e evitando o uso de produtos de limpeza com químicos. O resultado final é um menor impacto ambiental, menos consumo de energia no processo de fabrico e um produto de maior qualidade.

ROG Strix RTX 2070
ROG Strix RTX 2070. Imagem: Asus

ASUS Dual GeForce RTX 2070

A ASUS GeForce RTX Dual 2070 foi desenhada para uma área de 2,7 slots de forma a acomodar um dissipador maior e, consequentemente, melhor. A área total da superfície da matriz de arrefecimento é 50% maior quando comparada com os componentes da geração anterior da serie 10. A otimização da dissipação de calor proporciona mais margem para uma utilização prolongada e uma incrível experiência plug-and-play, permitindo velocidades mais baixas do ventilador durante uma sessão de jogo.

Disponibilidade e preço em Portugal

As placas gráficas ROG Strix, Dual, e Turbo GeForce RTX 2070 já estão disponíveis em Portugal, com um preço de venda ao público a começar nos 599,99 euros.