Astro Ovo | ESERO Portugal
Astro Ovo | ESERO Portugal

No dia 13 de março, quarta-feira, o Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva recebe mais de 100 estudantes para o desafio criativo Astro Ovo, uma iniciativa do ESERO Portugal. O objetivo é simular a aterragem de um astronauta em segurança, usando um ovo como modelo.

Um projeto escolar que desafia a criatividade e o conhecimento dos alunos

A atividade Egglander ou Eggnaut consiste em construir uma base que proteja um ovo cru durante a queda livre, simulando a aterragem de um astronauta. Esta atividade é muito popular nas escolas, mas o ESERO Portugal quer dar-lhe um novo impulso, adaptando-a aos diferentes níveis de escolaridade e de criatividade dos alunos.

O ESERO Portugal é um projeto educativo que promove o ensino das ciências através do contexto espacial. Neste sentido, propõe aos professores que usem a atividade Egglander como um ponto de partida para explorar outros conceitos científicos, como a energia e a sustentabilidade. Os professores devem orientar os seus alunos a formularem uma questão problema, a pesquisarem, a investigarem e a recolherem dados.

O objetivo é que os alunos não só consigam construir uma base eficaz e económica, mas também que compreendam os princípios físicos e ecológicos envolvidos no projeto. O sucesso da atividade depende da criatividade, do trabalho em equipa e do conhecimento científico dos alunos.

Os participantes têm de responder a várias questões: Como deve ser a cápsula espacial que transporta o ovo? Que tipo de equipamento podemos utilizar na sua construção? Como podemos garantir que o ovo sobrevive e chega inteiro à superfície de um planeta?

O desafio é adaptado a todos os níveis de escolaridade, variando a altura de lançamento dos ovos, a possibilidade de utilizar paraquedas e os custos alocados à execução do projeto. O sucesso do desafio depende da criatividade, do trabalho em equipa e do conhecimento científico dos estudantes.

Sabe mais no site oficial da iniciativa: Astro Ovo – Desafio Criativo