As Máquinas que Mudaram o Mundo
As Máquinas que Mudaram o Mundo. Imagem: Canal Historia

Já pensaste como surgiu o televisor? Ou a rádio? O telefone? E tantas outras máquinas que mudaram o mundo e ainda hoje somos altamente dependentes? O Canal História vai estrear uma série documental de oito episódios, cada um dedicado a uma máquina (ou invenção) que transformou a forma como hoje vivemos.

Com o título “As Máquinas que Mudaram o Mundo“, a série documental aborda a vida de vários inventores americanos, como Nikola Tesla, William Harley, Alexander Graham Bell, Duncan Black, Alonzo Decker, entre muitos outros.

Nestes oito episódios de uma hora, vais conhecer estas figuras monumentais, descobrir as rivalidades entre elas, mas também conhecer o caminho percorrido até se chegar à conceção e construção final de tais invenções, embarcando nos confrontos industriais que surgiram antes de serem lançados.

Uma montanha-russa do triunfo e do fracasso, em busca de inovações que transformarão a Humanidade.

SINOPSES

A Revolução do Trator
27 de novembro, às 22h15

Na década de 70 do século XIX, as colheitas são um trabalho árduo e extenuante. Para alimentar a América, os lavradores têm de percorrer quilómetros atrás de arados de tração animal. Mas um grupo de sonhadores – todos eles rivais – tem uma visão que mudará a agricultura para sempre e criará uma das máquinas mais icónicas do mundo: o trator. A sua demanda para dominar o mercado – que hoje vale 75 mil milhões de dólares – gera algumas das maiores invenções e marcas mais icónicas de sempre: a Caterpillar, a John Deere e a Ford.

Pioneiros da Aviação
27 de novembro, às 22h55

Em 1910, os aviões são mera curiosidade – engenhos frágeis de madeira, que pairam no ar… e se despenham no solo. Mas isso não impede dois jovens sonhadores com uma paixão por esta máquina ultramoderna de imaginar um futuro muito diferente, em que os aviões transportam milhões de passageiros pelo país… e pelo mundo. Para materializar essa visão e criar um novo mercado lucrativo, William Boeing e Donald Douglas enfrentam o titã dos automóveis Henry Ford, o famigerado gigante da aviação holandês Anthony Fokker… e
um ao outro. É uma batalha com muito em jogo, que envolve coragem, correr riscos, inovação, e até espionagem industrial… e nem todos resistirão. Contudo, para os inesperados sobreviventes, a recompensa vale a pena: o prazer de voar e o lucro espantoso.

Titãs do Televisor
04 de dezembro, às 22h15

Nos anos 20 do século XX, a ideia de propagar imagens animadas pelo ar é pura ficção científica. A maioria entretém-se com livros, revistas ou o teatro. Mas dois ousados pioneiros vislumbram um futuro diferente, em que as pessoas se sentam diante de um ecrã, deslumbradas e envolvidas no que veem. Para dominar o mercado emergente, um empresário implacável enfrenta um inventor pouco conhecido numa batalha que mudará o mundo para sempre. Conseguirá um camponês rústico derrubar um titã da grande cidade com recursos ilimitados? Com milhões em jogo, a luta é feroz, com ambos a tentarem reclamar o título de “Pai do Televisor”.

Reis das Motas
04 de dezembro, às 22h55

Nos finais do século XIX, as viagens pessoais fazem-se a pé ou a cavalo. Porém, os aguerridos William Harley e Arthur Davidson têm uma visão arrojada para um novo meio de transporte: uma bicicleta… a motor. Enfrentarão a Indian de George Hendee numa batalha titânica, procurando dominar um mercado hoje avaliado em mais de 7 mil milhões de dólares, levando as suas máquinas ao limite pelo fascínio da estrada e o império das motas.

Tesla vs Marconi
11 de dezembro, às 22h15

Em 1893, enviar informação para o outro lado da América é um processo moroso. As cartas circulam por terra, e quem pode pagar envia telegramas por uma rede limitada de fios. Mas dois inventores rivais têm a mesma ideia para melhorar as coisas: comunicação sem fios. Nikola Tesla é um dos pensadores mais célebres e bem sucedidos do seu tempo, sendo o grande responsável por mudar a forma como a eletricidade é fornecida e gerada. Guglielmo Marconi é um jovem inventor italiano sem instrução, que ignora o consenso científico e
segue o seu instinto. Ambos querem libertar o mundo dos fios, e enviar mensagens pelo ar. Com milhões de dólares em jogo, os dois homens digladiam-se pelo domínio do novo mercado e para levar a rádio às massas.

Guerras Telefónicas
11 de dezembro, às 22h55

Na década de 70 do século XIX, comunicar com a família distante requer enviar uma carta… e aguardar dias ou semanas por uma resposta. O telégrafo é mais rápido, mas demasiado caro para a maioria. Quando o gigante das comunicações Western Union oferece uma quantia colossal a quem conseguir melhorar a sua rede, dois ousados inventores defrontam-se numa batalha que mudará para sempre a forma como comunicamos. Alexander Graham Bell e Elisha Gray farão de tudo para reivindicar a nova tecnologia e dominar o mercado.
Todavia, só pode haver um vencedor nesta guerra, que envolve fraude, corrupção e inovações revolucionárias que acabam por conduzir ao advento do aparelho mais comum do mundo: o telefone.

Duelo de Ferramentas Elétricas
18 de dezembro, às 22h15

No dealbar do século XX, a América começa a transformar-se de uma sociedade agrária primitiva numa meca moderna de tecnologia, produção em massa e automatização. As fábricas estão repletas de máquinas que requerem manutenção com novas ferramentas. Com a crescente necessidade de rapidez e eficiência, algumas empresas visionárias – como a Black & Decker, a Milwaukee, ou a DeWalt – criam as ferramentas elétricas que revolucionam a forma como o país é construído e como muitos americanos passam o fim de semana.

A Revolução dos Eletrodomésticos
18 de dezembro, às 22h55

Em finais do século XIX, o trabalho doméstico é árduo, como há centenas de anos. Uma casa limpa requer 40 horas de trabalho por semana, e uma geleira é um luxo apenas para os mais ricos. Porém, com a América a ligar-se à eletricidade, as inovações não transformam apenas o sector industrial – elas revolucionam os lares. A nova tecnologia torna as tarefas domésticas mais fáceis, e dá à mulher a oportunidade de trabalhar for a de casa. Hoje, o mercado dos eletrodomésticos vale mais de mil milhões de dólares, mas, há 100 anos, ele existia apenas na imaginação de alguns inventores mais arrojados.