As 20 músicas do Festival da Canção de 2024
As 20 músicas do Festival da Canção de 2024

As 20 canções que irão a concurso na edição deste ano do Festival da Canção foram reveladas esta quinta-feira, 18 de janeiro. As meias-finais estão marcadas para 24 de fevereiro e 2 de março, e a final para 9 de março. A final será transmitida em direto da Altice Arena, em Lisboa.

Entre os autores das canções encontram-se nomes consagrados da música portuguesa, como Cristina Clara, Bispo, Huca ou No Maka, mas também novos talentos, como Filipa, Left ou Rita Onofre.

No ano em que o Festival faz 60 anos a RTP convidou 14 autores e os restantes 6 foram escolhidos através da Livre Submissão de Canções que esteve aberta ao público entre 7 de agosto e 15 de outubro.

O vencedor do Festival da Canção 2024 irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que se realiza em Malmö, na Suécia, em maio.

Estas são as 20 canções do Festival da Canção 2024:

Bispo – Casa Portuguesa

Bispo é um rapper português que se destaca pela sua escrita crua e pela sua relevância no Hip-Hop nacional. Ele tem um público jovem e fiel que se identifica com a sua realidade. Com 30 anos, ele tem números impressionantes nas redes sociais e nas plataformas de música. Já atuou nos maiores palcos de Portugal e já lançou dois álbuns e vários singles de sucesso.

Iolanda – Grito

Iolanda é uma cantora e compositora portuguesa que lançou o seu EP de estreia “Cura” em março de 2023. Começou a escrever aos 14 anos e estudou Songwriting em Londres. É considerada uma das próximas grandes divas da música portuguesa, com influências de Pop, R&B e música tradicional. O seu EP “Cura” é uma expressão da sua vulnerabilidade emocional num storytelling tenso e sensual.

João Borsch – Pelas Costuras

João Borsch é um músico multifacetado que nasceu no Funchal em 2000. Começou como baterista de trash metal e campeão de Guitar Hero, mas depois mudou-se para Lisboa para estudar Jazz e Música Moderna. Lançou dois álbuns, “Uma Noite Romântica com João Borsch” e “É Só Harakiri, Baby”, que mostram a sua versatilidade e talento musical.

Left – Volto a Ti

LEFT. é o nome artístico de António Graça, um músico português que venceu o Concurso Nacional de Bandas da Antena 3 em 2015. Tem uma sonoridade pop e eletrónica, com vários singles e álbuns de sucesso. Também é produtor, colaborador e líder de outros projetos musicais. Está a preparar o seu primeiro álbum em português e a participar no Festival da Canção de 2024.

Mela – Água

MELA é uma artista multifacetada que nasceu no Funchal em 1997 e cresceu na ilha da Madeira. Aprendeu a tocar guitarra e piano e a escrever poemas desde criança, e participou em vários concursos de canto e interpretação. Em 2016, concorreu ao The Voice Portugal e começou a compor as suas próprias músicas e para outros artistas. Em 2020, formou-se em Produção e Criação Musical pela ETIC. Além de ser artista, é também estudante de medicina e médica dentista. O seu álbum de originais está previsto para 2024.

Mila Dores – Afia a Língua

Mila Dores é uma cantora e pianista do Porto que se formou em Jazz e Música Clássica Indiana no Reino Unido, onde ganhou um prémio de “Jovem Músico de Jazz”. Colaborou com vários artistas de jazz e lançou um álbum pela F-IRE Collective em 2011. Em 2024, regressou à música portuguesa com um álbum produzido por Filipe Sambado, que inclui canções como “Não te ponhas a jeito” e “Limão e jasmim”.

Nena – Teorias da Conspiração

Nena é uma cantora e compositora de Lisboa que começou a escrever canções aos 12 anos, mas só se profissionalizou em 2019, com o apoio de João Só. As suas canções falam de amor e são criadas com letra e música ao mesmo tempo. O seu primeiro álbum, “Ao fundo da rua”, lançado em 2022, inclui sucessos como “Portas do Sol” e “Do Meu Ao Teu Correio”. Em 2023, ganhou um prémio Play de “Artista Revelação” e fez um concerto lotado no Coliseu dos Recreios.

Noble – Memory

“Noble” é o nome artístico de Pedro Fidalgo, um cantor e compositor de Amarante. Influenciado pela música desde criança, começou a tocar guitarra e a participar em vários projetos musicais. Assinou com a Metrosonic Records e lançou o seu primeiro single, “Honey”, que fez sucesso na televisão. Desde então, tem lançado outros singles, como “Beautiful”, “Secrets” e “Lost in You”. Noble é um artista que mistura pop, rock e soul, e que se destaca pela sua voz e personalidade.

Perpétua – Bem Longe Daqui

Perpétua é uma banda de música formada por Diogo, Rúben, Xavier e Beatriz, que se conheceram na Gafanha da Nazaré. Eles lançaram o seu primeiro single em 2020 e o seu primeiro álbum em 2021. Em 2024, participam do Festival da Canção com uma música do seu segundo álbum. Com inspiração em Carlos Paião, cantam tristeza alegremente, de forma leve e demorada, como se cuida de um jardim.

Rita Rocha – Pontos Finais

Rita Rocha é uma jovem cantora portuguesa que se tornou famosa ao participar no The Voice Kids em 2021 e lançar o seu single “Mais ou Menos Isto”. Desde então, ela tem feito sucesso com o seu EP “A Miúda do 319”, que conta com colaborações de outros artistas, e com as suas músicas “Outros Planos” e “Judo”. Ela também cantou na série Rabo de Peixe da Netflix e foi eleita artista do mês pela MTV Push.

Buba Espinho – O Farol

Buba Espinho é um cantor de Beja que se dedica à música tradicional portuguesa, mas também explora outros géneros como o fado e a pop. Filho de músico, Buba tem a missão de preservar a música de raiz e é um dos seus principais representantes. Buba já colaborou com vários artistas consagrados e lançou um novo disco chamado “Voltar”, que inclui o sucesso “Ao teu ouvido” com Bárbara Tinoco.

Cristina Clara – Primavera

Cristina Clara é uma cantora e autora do Minho que se mudou para Lisboa para estudar teatro, voz e canto, além de ser cardiologista. Foi convidada pelo fadista Marco Rodrigues para cantar numa casa de fados e lançou o seu primeiro disco “Lua Adversa”, que mistura a música de Lisboa e do Brasil. Cristina Clara já se apresentou em vários palcos e busca expandir e dialogar com a sua música.

Filipa – You Can’t Hide

Filipa é uma cantora sul-africana que ganhou uma competição de covers em 2013 com a música “Story Of My Life” dos One Direction. Lançou dois singles de sucesso, “Chills” e “Little White Lie”, e trabalhou com produtores e compositores famosos, como Pam Sheyne. Filipa define-se como uma artista de “pop-transparente”, que expressa suas opiniões pessoais nas suas letras. Também se formou em “Liberal Arts” pela Harvard University’s Extension School durante a pandemia Covid-19.

Huca – Pé de Choro

Huca é um artista moçambicano que se formou em teatro em Lisboa e participou de vários projetos internacionais de encenação. É um colaborador da companhia “mala voadora” e um dos criadores do premiado espetáculo “Aurora Negra”. Também é um criativo que apoia outros artistas com a sua voz, movimento e música. Compõe canções originais que refletem o seu olhar sobre a sociedade e o amor.

João Couto – Quarto para Um

João Couto é um artista português que ganhou o programa Ídolos e lançou o seu primeiro álbum em 2018. Colaborou com Pedro Pode em dois temas para o Festival da Canção e fez uma digressão em 2023. Está a trabalhar no seu terceiro álbum e define-se como um “poptimista”.

Leo Middea – Doce Mistério

Leo Middea é um músico brasileiro que vive em Lisboa e tem quatro álbuns lançados. Começou a sua carreira em Buenos Aires e ganhou reconhecimento pela sua música popular. É um artista que encanta o público com a sua voz e o seu violão.

Maria João – Dia

Maria João é uma cantora de jazz portuguesa que participou em vários festivais internacionais e recebeu a comenda da ordem do Infante D. Henrique. Foi a única portuguesa nomeada para o European Jazz Prize e tem dois projetos musicais com João Farinha: OGRE electric e Songs for Shakespeare.

No Maka – Aceitar

“No Maka” é uma banda portuguesa formada por dois ex-DJs, Emanuel Oliveira e Duarte Carvalho. Desde 2013, eles têm lançado sucessos como “Faz Gostoso”, que foi regravado por Madonna e Anitta, e conquistado vários prêmios de vendas de discos. A banda destaca-se pela sua mistura de música eletrónica e instrumentos ao vivo.

Rita Onofre – Criatura

Rita Onofre é uma cantora e compositora portuguesa que começou a tocar guitarra aos 10 anos e a escrever canções aos 12. Formou-se em Produção e Tecnologias da Música e em Estudos Artísticos. Lançou o seu primeiro single em 2020 e participou de duas coletâneas de novos talentos. Em 2023, lançou o seu álbum de estreia “Hipersensível” e se apresentou em vários festivais. Em 2024, concorre ao Festival da Canção com uma música de sua autoria.

Silk Nobre – Change

Silk Nobre é um artista multifacetado que nasceu em Moçambique, tem origens cabo-verdianas e vive em Portugal. Formado em Teatro e Cinema, atuou em diversas produções e participou de vários grupos musicais. Agora, segue carreira a solo como cantor e lançou o seu sétimo álbum em 2023.