/

A apresentação da segunda edição do MOCHE XL ESPORTS By Huawei, que decorreu esta manhã, no Showroom da Altice, contou com a presença dos representantes da Altice, da E2tech, a empresa promotora do evento, da RTP, como media partner, e Huawei, o gigante chinês fabricante de smartphones e patrocinador principal, para além dos embaixadores Zorlak e Ric Fazeres.

Daniel Rodrigues, da RTP Arena, foi o anfitrião que iniciou a apresentação com referência à primeira edição do MOCHE XL ESPORTS By Huawei. O sucesso da primeira edição, garantiu a repetição do evento, desta vez com mais novidades e algumas caras novas.

O MOCHE XL ESPORTS by Huawei surgiu em 2018 após um convite do MOCHE, marca do Grupo Altice, na realização do maior evento nacional de eSports, trazendo ao público português o grande espetáculo dos eSports, com equipas nacionais e internacionais que jogam League of Legends, CS:GO, FIFA, Clash Royale, os mesmos jogos que os jovens jogam em casa contra os amigos e assistem via Internet, com audiências que muitas vezes superam os desportos tradicionais.

Apresentação do MOCHE XL ESPORTS by Huawei
Apresentação do MOCHE XL ESPORTS by Huawei. Foto: ActiGamer

Se na primeira edição, o principal objetivo foi trazer a Portugal algumas das grandes figuras de relevo do panorama internacional dos eSports, era esperado que fosse a assistência a delirar pela presença de alguns dos seus ídolos. Na verdade, não só a reação destes foi entusiasta, como os próprios jogadores, habituados aos grandes palcos internacionais, foram surpreendidos e ficaram conquistados com a recepção que tiveram em Lisboa, e registaram o momento nas suas redes sociais, transformando o foco do evento, que era exclusivamente o público, numa experiência global, onde todos os intervenientes do espetáculo sentiram-se recompensados.

Pedro Silveira, CEO da E2tech, empresa promotora do evento, recordou que há um ano atrás, no momento em que apresentava a primeira edição do MOCHE XL ESPORTS By Huawei, as expetativas já eram elevadas, especialmente para um tipo de evento numa dimensão nunca antes vista em Portugal, tornando-se num desafio importante para a empresa, já habituada a eventos de gaming. Desta vez, a exigência era ainda maior, com convidados internacionais, e o maior prize pool de sempre. Pedro Silveira revelou que foi difícil que tudo corresse bem, mas mostrou-se orgulhoso do sucesso do evento, voltando agora a promover uma segunda edição, que irá trazer algumas das melhores equipas de CS:GO. Referiu ainda que o público português gosta de ver eSports, mas também gosta de desafiar os seus amigos para jogar, e que no MOCHE XL ESPORTS By Huawei vão poder fazer isso mesmo, dentro da oferta de videojogos e torneios que estarão disponíveis no evento. À imagem do que aconteceu no ano passado, o evento irá ser dividido em duas áreas – o palco principal do torneio internacional de CS:GO, e uma área de promoção de videojogos, torneios para os visitantes e stands dos patrocinadores, sem esquecer as áreas de entretenimento para a família.

Apresentação do MOCHE XL ESPORTS by Huawei
Apresentação do MOCHE XL ESPORTS by Huawei. Foto: ActiGamer

João Epifânio, CSO B2C da Altice Portugal, classificou o evento inaugural como uma etapa triunfante, após assumir que tiveram de ultrapassar um conjunto de riscos elevados, especialmente por se tratar de um evento idealizado pelo MOCHE, marca da Altice para o segmento jovem. Confessou que não é comum um evento deste género ser criado por uma marca virada para o mercado, sendo mais comum serem as empresas, como o parceiro E2tech, a organizar eventos, desafiando a Altice a promovê-los. Desta vez, inverteram-se os papéis, sendo a Altice a organizadora, que reuniu todas as peças-chave para que o MOCHE XL ESPORTS By Huawei se tornasse uma realidade. Frisou ainda que o trabalho realizado ao longo dos últimos três anos na promoção dos eSports, não se limitou apenas aos eventos, mas também aos tarifários MOCHE que refletem hoje uma aposta da marca no futuro do gaming, com tarifários pensados para este tipo de público, além de patrocinar algumas das principais ligas de eSports nacionais. Para a segunda edição do MOCHE XL ESPORTS By Huawei, João Epifânio revelou que o maior evento de eSports da peninsula ibérica irá ter um prize money superior a 100 mil euros, algo esperado dado o crescimento da indústria e fortalecimento da marca. Referiu ainda que o evento de 2018 serve como ‘baseline’ de objetivos para a nova edição, com mais de 20 mil entradas no Altice Arena, em Lisboa, e 1 milhão e 300 mil visualizações através da Internet.

Gonçalo Reis, presidente executivo da RTP, referiu que o patrocínio da estação pública vai manter-se como no ano passado, com uma cobertura ao maior nível, com carros de exterior e um acompanhamento permanente. Se no ano passado atingiram as 20 mil pessoas em público e 300 mil telespectadores, estes números servem como patamar para um novo recorde esperado este ano. Esta aposta não é singular, fazendo parte de um investimento estruturado nos eSports com várias transmissões semanais de conteúdo relacionado com a indústria.

A comunidade gamer também esteve representada através dos embaixadores do evento, Zorlak e Ric Fazeres, que revelaram acompanhar o crescimento do fenómeno eSports desde a sua origem, e assistindo ao cada vez maior interesse do público nestes eventos.

Apresentação do MOCHE XL ESPORTS by Huawei
Apresentação do MOCHE XL ESPORTS by Huawei. Foto: ActiGamer

Zorlak referiu que 2018 foi o maior ano dos eSports em Portugal, e que para isso muito contribuiu o MOCHE XL ESPORTS By Huawei, que foi, na sua opinião, o maior torneio português e um virar de página para a industria nacional. Ric Fazeres confessou ser um participante nos eventos da E2tech desde a XL Party, onde levava os seus PCs, acabando por dormir no local do evento, algo que era comum entre a comunidade da época. Ver a família E2tech crescer desta forma, com a organização de um evento à escala internacional, como o MOCHE XL ESPORTS By Huawei é, para ele, algo muito gratificante. Por fim, terminou convidando todos os fãs e entusiastas dos eSports e gaming em geral a estarem presentes no evento, onde não irão faltar os videojogos mais recentes e zonas de experimentação, para além da grande final do torneio de CS:GO.

O gigante chinês Huawei, fabricante de smartphones, também esteve presente, e o seu representante referiu que o gaming sempre foi o motor para o desenvolvimento e inovação de hardware e software para todos os componentes da marca Huawei. Para a marca chinesa, que já incorpora nos seus smartphones as características que os jogadores mais apreciam, como ecrãs de alta definição e de dimensões generosas, uma bateria de grande desempenho, incluem ainda os seus cpus proprietários da marca Kirin, já equipados com um gpu integrado. A fabricante chinesa vai estar presente no evento com um mega stand dedicado ao novo telemóvel Huawei P30.

Apresentação do MOCHE XL ESPORTS by Huawei
Apresentação do MOCHE XL ESPORTS by Huawei. Foto: Altice

Alexandre Fonseca, CEO da Altice, referiu que os números de visitantes e visualizações pela televisão e Internet superaram as expetativas, e fizeram acreditar que esta era uma aposta acertada, especialmente no contexto do crescimento da indústria dos eSports. A titulo de exemplo, revelou que a grande final do ano passado contou com mais de 50 mil visualizações únicas e em simultâneo através do canal da Twitch. Estes resultado aliados a um prize money de mais de 100 mil euros revelam a dimensão e importância do MOCHE XL ESPORTS By Huawei, um evento apenas possível pela forte colaboração entre todas as entidades intervenientes. A associação ao MOCHE, a marca direcionada ao segmento jovem, transporta para a Altice um sentimento de uma marca arrojada e também ela preparada para agradar a um público mais jovem. É por estes motivos que, revela o CEO da Altice, está de corpo e alma nesta segunda edição e que irá continuar a apoiar o fenómeno dos eSports, e em particular este evento, que irá decorrer, mais uma vez, na sua segunda casa, o Altice Arena.

Apresentação do MOCHE XL ESPORTS by Huawei
Apresentação do MOCHE XL ESPORTS by Huawei. Foto: ActiGamer

Por fim, Alexandre Fonseca fez referência ao apoio da Altice às modalidades de competição tradicionais, como o futebol, golf, surf, atletismo, aos desportos motorizados, e é também neste contexto que os desportos eletrónicos não podiam ser exceção. Destaca ainda o sentimento de ‘fair-play’ que se vive nos eSports, algo que gostaria de ver replicado noutras modalidades desportivas. Feito o convite a todos os interessados a estarem presentes nos próximos dias 15 e 16 de junho no Altice Arena, Alexandre Fonseca garantiu que não iria faltar.

Daniel Rodrigues encerrou a apresentação revelando a segunda equipa confirmada para o torneio internacional de CS:GO. Depois da confirmação da equipa alemã Team GamerLegion, foi agora revelado que a equipa ucraniana Windigo Gaming também fará parte do lote de equipas convidadas.

O MOCHE XL ESPORTS By Huawei decorre nos próximos dias 15 e 16 de junho, no Altice Arena, em Lisboa, com um torneio internacional de CS:GO, além de torneios de APEX, Fortnite, FIFA 19, Rocket League, LOL, Super Smash Bros Ultimate, entre outros. Brevemente serão reveladas mais novidades e detalhes acerca das equipas e atividades que estão presentes durante os dois dias do evento.

MOCHE XL ESPORTS by Huawei
MOCHE XL ESPORTS by Huawei. Imagem: Altice