Asus ROG Phone
Asus ROG Phone. Imagem: DR

A Asus está presente na maior feira de Cultura Pop em Portugal, a Comic Con Portugal, a decorrer no Passeio Marítimo de Algés, com a sua marca dedicada aos jogadores de videojogos, a Republic of Gamers. Foi no primeiro dia da convenção, que a Asus apresentou o novo Asus ROG Phone.

André Gonçalves, relações públicas e responsável pela área do gaming da Asus Portugal, deu a conhecer à imprensa aquilo que apelidou de Game Changer, o novo smartphone da Asus desenhado especificamente para os gamers. Com o sucesso já confirmado dos portáteis para o segmento de gaming, a Asus procura agora lança-se nos smartphones, sendo o ASUS ROG Phone a sua primeira grande aposta, com um smartphone de linhas modernas, inspirado numa consola de jogos, e com especificações técnicas de alto de desempenho.

É neste sentido que surge o ROG Phone, um smartphone que combina três princípios que a marca considerou fundamentais: um desempenho sem precedentes, imagens vívidas e sem arrastamento, e uma ergonomia específica para um público exigente como são os gamers.

Sendo um smartphone pensado para gaming, o ROG Phone não deixa de ter todas as características de um smartphone de ponta, como por exemplo, nas câmaras, que são as mesmas utilizadas no telemóvel topo de gama da marca, o Zenfone 5z, além de incorporar um sistema de impressão digital similar. André Gonçalves assume que o ROG Phone combina o poder de uma consola de gaming e a funcionalidade de um smartphone para o uso no dia-a-dia. Afirma ainda que “não existe outro telemóvel tão rápido como este no mundo”.

Asus ROG Phone

Com 8 Gb de RAM DDR4, e até 512 Gb de armazenamento, o ROG Phone inclui um processador Qualcomm snapdragon 845 topo de gama, com melhor desempenho, menor latência e melhor eficiência energética, algo apenas possível graças à parceria da Asus com a Qualcomm. Este acordo permitiu selecionar os melhores processadores Kryo Speed-Binned até 2.96 Ghz. No que respeita à conetividade, o ROG Phone vem equipado com a tecnologia LTE Gigabit+, o que permite ter rede assegurada, de alta velocidade, mesmo em áreas congestionadas. No WI-FI utiliza a tecnologia Multi-Gigabit usando a banda 60 Ghz.

Asus ROG Phone
Asus ROG Phone. Imagem: DR

Para utilizar todo o poder do ROG Phone, durante mais tempo e no máximo da sua capacidade, é necessária uma grande eficiência de arrefecimento. André Gonçalves demonstrou a forma engenhosa como a Asus resolveu este problema. O novo ROG Phone faz uso de vários estágios de arrefecimento, que passam pelo uso de uma placa de arrefecimento em carbono, um dissipador de calor de cobre e uma câmara de vapor 3D, que faz aumentar até 16x a área total de arrefecimento. Com um sistema completamente passivo, é possível atingir uma eficiência 60% maior na refrigeração do CPU e 5x mais tempo em desempenho máximo. Para uma maior exigência de arrefecimento, após longas sessões de jogo, o ROG Phone inclui o Aeroactive Cooler, um acessório que adiciona arrefecimento ativo na forma de uma ventoinha, sem obstruir as entradas por cabo.

Asus ROG Phone
Asus ROG Phone. Foto: Actigamer

Para os jogadores mais exigentes, o ROG Phone vem preparado com o modo Xmode, que em situações pontuais permite libertar toda a RAM, prevenindo atividades que consumam a RAM, ao mesmo tempo que impede interrupções e eleva o desempenho do CPU.

No ecrã, o ROG Phone utiliza a tecnologia HDR, com cores vívidas, e um rácio de contraste de 10.000:1, e 90Hz de refresh rate, que permite utilizações otimizadas, tanto para os videojogos, com um tempo de resposta de 1ms, vídeo e fotografias.

Asus ROG Phone
Asus ROG Phone. Foto: Actigamer

Nos videojogos, a precisão no controlo é a chave para a vitória. Sem botões físicos nos telemóveis, o ROG Phone foi desenhado para permitir aos jogadores um controlo total e uma experiência mais semelhante à da consola, com três inovadores sensores ultra sónicos, os AirTrigger. Dois destes sensores ultra responsivos estão otimizados com gatilhos à direita e à esquerda no topo do ecrã para um modo de gaming em paisagem (o terceiro está desenhado para modo retrato). São totalmente programáveis para ativar qualquer ação disponível no ecrã: apontar, disparar, selecionar equipamentos, ou qualquer outra função que obrigue tocar no ecrã.

O ROG Phone tem uma gama única de periféricos de expansão opcionais, desenhados para levar a experiência mobile de jogo a novos patamares.

Asus ROG Phone
Asus ROG Phone. Foto: Actigamer

A doca TwinView transforma o ROG Phone numa poderosa consola de duplo ecrã para uma experiência gaming superior e de live-streaming. O ecrã auxiliar AMOLED de 6 polegadas, inclui um sistema frontal de quatro altifalantes, dois botões físicos, um mecanismo de duplo de force-feedback háptico, um sistema de arrefecimento melhorado e um pack extra de bateria de alta capacidade (6000mAh).

A doca Mobile Desktop oferece aos jogadores a possibilidade de ligarem o ROG Phone a um monitor 4K UHD externo, ao rato e ao teclado. Pode até ser usado como um ecrã auxiliar, ligado com fios a uma LAN Gigabit e um sistema de som surround de 5.1.

Asus ROG Phone
Asus ROG Phone. Foto: Actigamer

Com o controlador Gamevice e a doca WiGig, que utiliza a banda 60GHz 802.11ad Wi-Fi, o ROG Phone transforma-se numa consola portátil com a oferta completa de controladores de gaming físicos e uma conectividade de ecrã sem fios de baixa latência para uma experiência de jogo num grande ecrã. Inclui dois joysticks, gatilhos e bumpers esquerdos e direitos, um D-pad, bem como os botões A, B, X, Y, L3 e R3.

Por fim, André Gonçalves convidou a imprensa a experimentar o novo ROG Phone. Com um design atrativo, fácil de manusear e uma capacidade de resposta impressionante, o novo telemóvel para gaming da Asus convenceu-nos imediatamente. Esperamos vir a ter a possibilidade de fazer uma análise mais detalhada ao ROG Phone, um smartphone que julgamos vir a revolucionar o mercado do gaming em mobile.

O Asus ROG Phone vai ter duas versões que variam na capacidade de armazenamento de 128Gb e 512Gb, e vai estar disponível em Portugal no final de outubro. A Asus não divulgou ainda o preço de venda ao público.

Especificações Técnicas
Processador Processadores certificados 2.96Ghz octa-core Qualcomm® Snapdragon 845
Placa gráfica Qualcomm® Adreno 630
UI ROG Gaming UI
Ecrã 6.0” 18:9 (2160×1080) AMOLED
90Hz taxa de atualização com 1ms píxel de tempo de resposta
108.6% gama de cores DCI-P3
10000:1 rácio de contraste
Ecrã touch capacitativo com 10 pontos de multi-toque (permite toque através de luvas)
Chip de processamento de imagens dedicado com suporte HDR em jogos, vídeo e imagens
Memória Principal LPDDR4 8GB RAM
Armazenamento UFS 2.1, 128GB / 512GB
Conectividade Qualcomm® Wi-Fi 802.11a/b/g/n/ac/ad: 2×2 MIMO
Wi-Fi Direct e WiGig® (11ad/60GHz Wi-Fi) com apoio de ecrã sem fios
Bluetooth® 5.0
Modem Qualcomm® Snapdragon X20 LTE:
Até 1.2 Gbps Cat 18 LTE de velocidade de download
Até 5x20MHz agregação de operadores, 4×4 MIMO em até 3 operadores, License Assisted Access (LAA)]
Sensores Acelerómetro, e-compass, sensor de proximidade, sensor Hall, sensor de luz ambiente, sensor de impressão digital, giroscópio, 3 sensores ultra sónicos AirTrigger
GPS Permite GPS, aGPS, Glonass, BeiDou
Bateria 4,000mAh
Portas In/Out Lateral:
USB-C customizado
Permite USB 3.1 Gen 1 / DP 1.4 (4K) / carregamento rápido (PD 3.0) (15W)
ASUS HyperCharge com carregamento direto
Inferior:
USB-C
Permite USB 2.0 / carregamento rápido (PD3.0) (20W) / Carregamento direto
3.5mm para fones
Camâra Frontal 8MP
Câmara Principal 12MP + 8MP (120° ângulo amplo)
Colunas stereo com frente dupla e amplificador inteligente
24-bit/192KHz Hi-Res Audio
Fone DTS: X 7.1 com som surround virtual
Qualcomm® aptX com Bluetooth® de alta definição e com áudio sem fios
Colunas Colunas stereo com frente dupla e amplificador inteligente
24-bit/192KHz Hi-Res Audio
Fone DTS: X 7.1 com som surround virtual
Qualcomm® aptX com Bluetooth® de alta definição e com áudio sem fios
NFC Sim
Dimensões 158.8 x 76.2 x 8.6mm
Peso 200gr