/

 

The Sims 4 Seasons foi lançado no dia 25 de junho de 2018 e introduz no The Sims 4 os diferentes climas e as estações do ano, além de feriados, dias festivos, e novos itens, como roupas, penteados e objetos para decorar a casa. Quem conhece este universo alternativo de pequenas personagens, certamente ficará curioso para saber como é que esta expansão poderá influenciar a vida e o quotidiano dos seus Sims.

Já que se trata de uma expansão que inclui as estações do ano na vida dos Sims, a pergunta ao inicio do jogo pareceu-me óbvia: Qual a estação do ano com que queres começar? Escolhi a primavera, porque parecia-me a opção mais sensata e porque iria ver a natureza florir, o que é sempre muito bonito.

Sento-me na cadeira e faço planos para a nova decoração do meu jardim virtual. Com um copo de limonada ao lado, começo o jogo e preparo-me para o meu primeiro dia de sol.

A verdade é que mal entrei no jogo chovia a cântaros, o que me deixou desanimado, e ao meu Sim também. O Vlad é um Sim extrovertido que não gosta de ficar em casa, e a chuva estragou-lhe os planos. Além de extrovertido, também é muito criativo e até maquiavélico, ou não fosse ele ter ficado durante horas à janela enquanto esperava que um trovão caísse em cima de um infeliz vizinho. Com um sentido de humor muito próprio, o Vlad é um autêntico vilão que tem como objetivo dominar o mundo, da forma mais trapalhona possível.

A chuva durou toda a noite, e a trovoada fez com que ele não dormisse, o que o deixou rabugento e difícil de aturar. No dia seguinte convidei uns amigos para lhe fazer companhia. O momento mais divertido da tarde foi quando saltaram nas poças de lama, o que o deixou mais contente. Com a primavera ao rubro, achei que seria altura do Vlad ter uma nova profissão, e o arranjo de flores foi uma opção acertada. Não só fez com que o Vlad se divertisse imenso com as novas decorações, como ainda conseguiu vender vários arranjos florais, o que lhe permitiu comprar um ringue de patinagem que instalou no jardim.

A vida corria bem, até que chega o calor de repente. O verão chegou mais cedo do que esperava! Aliás, as estações do ano mudam a cada 7 dias do jogo, uma duração que pode ser alterada no menu, para 14 ou 28 dias. Como estava ansioso por viver todas as estações do ano, deixei os 7 dias por defeito. Em Oasis Springs, cidade natal do Vlad, os verões podem ser bastante quentes, e o Vlad não suporta muito bem o calor. O estado do tempo e a temperatura têm influencia no estado de espirito dos Sims, fazendo deles personagens mais completas. Assobiei para o lado, fazendo-me de distraído, enquanto o Vlad criticava qualquer coisa na sua linguagem impercetível. O problema é que os Sims podem adoecer e até morrer com a temperatura elevada, e eu não queria que mal nenhum acontecesse ao Vlad. Enquanto bebia a minha limonada fresquinha, via o Vlad suar e cada vez mais infeliz. Tive pena e levei-o ao parque da cidade, onde participou em lutas de balões de água. Atirar balões de água a desconhecidos? Um dia perfeito para o Vlad!

Os novos amigos pareciam gostar do rabugento e maquiavélico Sim, e por isso fiz questão de os convidar para um barbecue. O Vlad adorou tanto a ideia que tive mesmo de marcar um dia de feriado especial no calendário do jogo. A expansão Seasons permite criar os seus próprios feriados personalizados, e escolher a melhor forma de os celebrar. Chamei-lhe o Dia da Amizade! O dia em que Vlad iria finalmente fazer amigos!! Para não desiludir os novos amigos, Vlad abriu os cordões à bolsa. Comprou um conjunto de baloiços, uns regadores de relva para refrescar o ambiente, mais umas árvores para o jardim, e até uma piscina infantil! Aahh, o Vlad era tão popular! Os convidados corriam para o ringue de patinagem, onde experimentavam as quedas mais hilariantes enquanto outros preferiam os baloiços. A festa parecia correr bem, até que o Vlad não aguentou fazer das suas! Levou alguns convidados às traseiras da casa, onde mantém um conjunto de colmeias, com a desculpa que lhes queria vender o melhor mel da cidade, mas ‘esqueceu-se’ de lhes dar um fato de apicultor!! Com as abelhas furiosas, era vê-los correr pelo jardim fora, enquanto o Vlad, perdido de risos, batia palmas alegremente, o que acabou por vir a estragar a festa.

Quem não achou muita piada foi Patchy, o espantalho do jardim. Vlad tinha comprado um espantalho com quem costumava ter alegres conversas. Em troca, Patchy cuidava-lhe do jardim, e às vezes até tinha sementes raras nos seus bolsos, que podiam ser utilizadas na sua nova profissão. O verão obriga a banhos com maior frequência, e o Vlad nunca diz que não a um banho de imersão no seu jacuzzi. Uma oportunidade única para ouvir a sua voz de rouxinol enquanto canta as músicas que ouviu na rádio, outra das paixões que, para sua grande infelicidade, nunca teve consequências profissionais.

A minha limonada chegou ao fim, mas eu queria continuar a intrometer-me na vida do Vlad. Levanto-me para ir buscar mais um copo, e quando regresso, o chão do jardim estava repleto de folhas secas de todas as cores. Tinha chegado o outono! Os dias ficam mais curtos e o frio começa a fazer-se sentir. O Vlad não fica especialmente afetado com o frio, mas ainda assim, regressou a casa e acendeu a lareira. No dia da Ação de Graças, acordou com o jardim cheio de Gnomos. Fiquei sem saber o que fazer! Podia dar-lhes alguns doces e desiludia o Vlad por ter sido tão generoso, ou deixava-lhe decidir o que fazer, e ele certamente iria arranjar alguma artimanha. Foi o que aconteceu! Sem hesitar, decidiu partir os Gnomos de barro para roubar os doces que tinham no seu interior. Contente e cheio de satisfação, voltou para casa com o saque da sua maldade. O problema veio nos dias seguintes. A vingança dos Gnomos foi terrível! Em forma de fantasmas, os Gnomos perseguiram o Vlad, provocando o caos, partindo objetos e avariando aparelhos elétricos. Insatisfeito, tinha de arranjar alguma coisa para se entreter. Foi no dia da Harvest Fest que viu o vizinho organizar um banquete com os amigos, e até a música ao vivo não faltou. Invejoso, Vlad não poupou a esforços. Foi à garagem buscar a sua máquina do tempo e programou uma tempestade de raios e aguaceiros. A expansão Seasons permite que um Sim possa controlar o clima, evitando que a chuva estrague um dia de festa, ou fazer como o Vlad, e estragar a festa de outros Sims.

Terrível, terrível este Vlad!! O banquete do vizinho ficou encharcado e o Vlad ficou feliz e motivado para comemorar o seu feriado especial. Cancelou a tempestade e saiu para o jardim. Era tempo de saltar nos montes de folhas secas!

Caiem os primeiros flocos de neve, a temperatura arrefece e o Vlad, sentado em frente à lareira teve uma ideia genial. Que tal decorar a casa com temas natalícios? Afinal de contas o Natal estava próximo e era preciso entrar no ambiente! Foi ao sótão buscar as caixas de decoração, que podem ser usadas durante todo o ano, para decorar a casa com os temas disponíveis, e escolheu o Natal como o tema indicado. Cantarolando canções de natal, decorou a casa por dentro e por fora, e nem a árvore de natal faltou. No inverno cai demasiada neve, mas isso não o impediu de ir para o jardim fazer os típicos anjos na neve, um boneco de neve gigante ou divertir-se a fazer pontaria a outros Sims com bolas de neve. A expansão Seasons chega ao detalhe de mostrar o vapor de água que sai da boca do Sim enquanto respira em ambientes frios. Um pormenor que atribui maior realismo ao jogo. As noites passam a ser demasiado longas e isso é negativo para um Sim extrovertido como o Vlad. A Winter Fest é o momento mais esperado do ano. Ele adora receber prendas, e às oito da noite em ponto chega o Father Winter, que desce pela chaminé de forma trapalhona para deixar algumas prendas junto da árvore. Ainda a beber a minha limonada, quase me distraia e não via esse acontecimento único. Chamei imediatamente o Vlad para que ele visse também! Ele adorou tanto que meteu conversa com o Father Winter e ficaram amigos. Jantaram e combinaram um encontro para o dia seguinte.

O evento da Winter Fest estava a ser um sucesso. Todos os critérios tinham sido atingidos e por isso o Vlad estava radiante! Cada dia de celebração requer certos objetivos que, se atingidos, dão pontos de satisfação que podem ser trocados por atributos especiais para o Sim.

Entretanto a limonada acabou, e era altura de fazer descansar o Vlad.

VEREDITO

A expansão Seasons foi uma experiência extraordinária, e obrigatória para qualquer fã da saga. Apesar de não ter trazido ao jogo tanto conteúdo como outras expansões, completa a vida dos Sims de uma forma muito interessante, tornando o jogo mais realista, com a personalidade dos Sims ajustadas à vida real, enquanto introduz novas interatividades, ações, e ideias para decorar a casa. Inclui um calendário repleto de feriados festivos e razões para os celebrar. The Sims 4 Seasons é a expansão preferida de Grant Rodiek, produtor sénior do The Sims 4, e agora também é a minha. Produzido pela Electronic Arts e o estúdio Maxis, The Sims 4 Seasons está disponível para PC e Mac.

Esta análise foi baseada na versão do jogo para PC. Uma cópia foi gentilmente cedida pela Electronic Arts.