/

 

Get Famous, a nova expansão para The Sims 4, chegou no dia 16 de novembro de 2018 e introduz no popular simulador de vida real mais de 90 itens de vestuário e acessórios, onde se incluem novos visuais de corpo inteiro e 11 novos penteados. Embora pareça haver menos opções para os Sims Bebé e Criança, a falta de conteúdo para estes Sims é justificada pelo objetivo da própria expansão. Na personalidade, também foi acrescentada uma nova aspiração, a Celebridade Mundialmente Famosa. Inserida no traço de personalidade Social, vai permitir ao nosso Sim estabelecer laços de amizade mais facilmente, enquanto a nova aspiração dá-lhe a ambição de se tornar uma lenda no mundo da fama.

A expansão Get Famous introduz um novo mundo, Del Sol Valley, uma cidade costeira que lembra uma pequena Los Angeles, com o bairro de Hollywood preparado para receber os ricos e famosos.

The Sims 4 Get Famous
The Sims 4 Get Famous. Imagem: DR

Vlad, o nosso Sim protagonista de outras aventuras em The Sims 4, natural de Oasis Spings, não quis perder a oportunidade de se tornar numa estrela. De malas feitas, era hora de trocar de casa e partir à conquista do sonho. Depois de uma rápida viagem, até porque os Sims não gostam de perder tempo, bastou uma visita ao menu de gerir famílias, para escolher a nova casa da futura estrela.

The Sims 4 Get Famous
The Sims 4 Get Famous. Imagem: DR

O lote escolhido não podia ter melhor nome! Verde Vaidoso, no bairro Parque da Miragem, é o local perfeito para artistas iniciarem a sua jornada rumo à fama. A casa, uma modesta mansão à beira da estrada, precisava de uma remodelação completa, com os novos itens adicionados pela expansão. Entre as grandes quantidades de adereços de filmes e uma enorme lista de itens decorativos, há algumas novas adições incríveis que podem ser usadas para preencher a casa do nosso Sim. Desde a mobília dourada dos meados do século moderno, há uma paleta de cores impressionante e versátil nesta expansão.

O Vlad acaba de ganhar um novo Quarto Master, com decorações leopardo ao estilo de uma verdadeira estrela, e como não há streamer que se preze sem uma Zona de Streaming, a câmera, as luzes, e a Cadeira de Gaming, junto do novo computador, completam todo o equipamento necessário para gravar os melhores vídeos. A nova Televisão gigante transforma a sala num autêntico cinema, e nem a Sala do Cisne, a nova casa de banho, foi esquecida, até com uma sanita real, o Trono do Cisne.

The Sims 4 Get Famous
The Sims 4 Get Famous. Imagem: DR

No exterior da casa, uma obra de arte, o Crânio de Tiranossauro evidencia-se junto do novo El Solar, uma espécie de jardim interior que, por motivos estéticos, perdeu as paredes e tornou-se num terraço para churrascos. Do outro lado da casa, o novo Jardim Aquático Exótico era o local perfeito para o Vlad admirar os novos Kois, Tubarões ou Piranhas, se assim preferir. O ideal será acrescentar ao novo lago uma limpeza natural com caracóis, para manter o aspeto cristalino, mesmo que possam ser comidos por cidadãos famintos. Por fim, e em jeito de pura modéstia, a mansão tem agora uma Porta de Cofre Biométrica, que permite configurar as permissões de entrada. Com a nova expansão também é possível alterar o relevo do chão, com as novas ferramentas de terreno, permitindo criar vales, montes ou poças, além das ferramentas de fundações, com as quais podemos criar novos níveis de fundações. Finalmente o Vlad pode ter uma cave com 4 pisos subterrâneos! Para ajudar na construção da nova casa, temos agora à disposição paredes de dois andares, para criar a nossa mansão de sonho.

The Sims 4 Get Famous
The Sims 4 Get Famous. Imagem: DR

Com a nova moradia remodelada, era altura de atribuir ao Vlad uma nova profissão. A expansão Get Famous introduz novas opções de carreira. Entre Ator e Influenciador de Estilo, adicionado pela mais recente atualização do The Sims 4, a escolha pareceu-me óbvia. Vlad tinha tudo para ser o próximo Leonardo DiCaprio, mas primeiro era necessário inscrevê-lo numa agência de talentos como figurante sem créditos. Como ator, o pagamento em Simoleons é feito por cada trabalho bem-sucedido, ao contrário do salário por hora já conhecido noutras profissões, uma novidade nesta expansão, além de permitir acompanharmos o nosso Sim para o local de trabalho, ajudando-o nas suas tarefas.

The Sims 4 Get Famous
The Sims 4 Get Famous. Imagem: DR

Em Sims 4 Get Famous há três elementos principais que definem o sucesso do nosso Sim: Fama, Reputação e Carreira.

Os pontos de fama podem ser obtidos através da realização de certas interações com outros Sims e atividades que garantem um aumento de fama que, com o tempo, vão fazer aumentar o nível de fama ou o “nível de estrela” do Sim. Há cinco níveis no geral, desde o recém-chegado Desconhecido ao topo da pirâmide, quando se torna num Astro Mundial. Este progresso acontece junto com a reputação do seu Sim. Tal como acontece na vida real, as celebridades podem envolver-se em escândalos prejudicando a sua “imagem pública”, ou realizar boas ações que atribuem melhor reputação, permitindo-lhe receber várias oportunidades na carreira de ator.

The Sims 4 Get Famous
The Sims 4 Get Famous. Imagem: DR

Conforme o Sim progredir nas suas habilidades e carreira, mais caminhos para o estrelato ficarão disponíveis. Algumas maneiras ótimas de ganhar fama incluem a nova habilidade de interpretação ou aumentar o seu talento para produção de média, usando a estação de vídeo ou a estação de música, sair com celebridades e ostentar riqueza. Depois, há a reputação ou imagem pública. Manter uma imagem cristalina exige doar bens, tratar bem os paparazzi e agradar aos fãs, tirando fotos e dando autógrafos.

Chegou a altura do Vlad gravar o seu primeiro vídeo. Depois de ajustar as luzes, ligou a câmera e pousou em jeito de artista para o seu Vlog Intelectual. O tipo de vlog é escolhido de acordo com o estado de espírito do Sim, e o Vlad estava concentradíssimo, por isso, o vlog intelectual era a opção disponível. Para um estado de espírito mais brincalhão, o tema do vlog seria ajustado para um Vlog Engraçado. Este detalhe é bastante importante, uma vez que o tipo de vlog escolhido pode definir o sucesso do vídeo, e influenciar o progresso na popularidade do Vlad.

The Sims 4 Get Famous
The Sims 4 Get Famous. Imagem: DR

Conhecer as tendências mais populares, pode ser uma vantagem, e o computador é a ferramenta ideal para pesquisar o que está na moda. Como alternativa ao vlog, podia fazer uma análise de produto ou um vídeo de dicas de beleza ou de moda, mas deixei estas opções para mais tarde, uma vez que as tendências indicavam que o vlog intelectual estaria na moda por mais dois dias. Terminada a gravação, era altura de escolher o nome e descrição para o vídeo. Mas gravar um vídeo não é tarefa simples! É necessário editá-lo, aplicar efeitos e transições, de modo a melhorar a qualidade do vídeo para maximizar as visualizações.

De repente toca o telefone! Era a agência de talentos a propor-lhe uma participação numa publicidade para televisão do novo Sabão Salgado. Este trabalho recomendava, no mínimo, um carisma nível 2, uma exigência que não incomodava o Vlad, ou não fosse ele um Sim extremamente carismático! Se não passar, podemos sempre subornar o diretor, mas neste caso tudo se resolveu e o Vlad conseguiu o papel.

The Sims 4 Get Famous
The Sims 4 Get Famous. Imagem: DR

O vlog intelectual foi um sucesso e os primeiros Simoleons começaram a chegar. Era altura de responder aos comentários, uma tarefa que atribui mais pontos de fama. Quando Vlad tiver pontos de fama suficientes, poderá desbloquear vários perks. Um dos mais importantes, A Noite Inteira, desbloqueia a possibilidade de fazer streams de caridade durante 24 horas, uma tarefa que garante uma grande quantidade de fama e boa reputação. Mas este não é o único perk que Get Famous introduz em The Sims 4. Entre muitos outros, o Criador de Tendências faz com que os vídeos criados pelo Vlad sejam sempre tendência. O nosso Sim passa a definir a moda em vez de segui-la. Nesta altura, acontece um momento caricato. É comum ver outros Sims imitar o seu estilo de roupa, andando pelas ruas com trajes parecidos.

The Sims 4 Get Famous
The Sims 4 Get Famous. Imagem: DR

A influência de Vlad será cobiçada por marcas famosas, que desejarão usá-la para alcançar o seu público. Depois de desbloquear o perk que permite parcerias corporativas, Vlad começa a receber telefonemas de uma agência de publicidade que irá pedir-lhe para enviar vídeos em troca de pagamentos imediatos. Foi o que aconteceu quando Vlad estava a jogar o seu videojogo favorito. A empresa dos produtos Oba-Oba convidou-o para fazer uma análise a um produto de beleza. Vaidoso como é, não podia rejeitar, e acedeu à proposta.

Utilizar o telemóvel é uma tarefa já conhecida em The Sims 4, mas agora temos à disposição novas interações onde podemos consultar as redes sociais, para perceber o nível da nossa popularidade, publicar uma foto ou até contactar uma agência de relações públicas, a quem podemos pedir uma notícia sobre nós ou um convite para uma festa de celebridades.

Finalmente Vlad recebe um convite especial para ir a uma festa e por isso é tempo de fazê-lo conviver com outras estrelas. Ir a festas de outras celebridades pode ser bastante enriquecedor. Não só temos a oportunidade de sermos vistos, como podemos interagir com quem mais importa, além de fazer, pelo menos um novo amigo. Este é um momento importante que Vlad quis partilhar na Simstagram, a nova rede social introduzida pela expansão Get Famous. Foto tirada e enviada e… voilá! Todos adoraram e o Vlad ganha mais alguns seguidores. Com a festa cheia de glamour e celebridades, é o momento de se mostrar ao mundo e exibir a sua riqueza atirando notas ao ar. Todos ficam contentes e o Vlad ganha mais admiradores do que nunca. Agora é tempo de recuperar o dinheiro gasto nestas divertidas futilidades! Pega numa guitarra e começa a tocar melodias que convencem os famosos a dar-lhe generosas gorjetas. Rapidamente recupera o dinheiro, ao mesmo tempo que ganha mais alguns pontos de fama. Nestas festas é natural ver os paparrazi perseguir as grandes estrelas, por isso, pedir selfies com os astros é um bom truque para aparecer na imprensa.

Que tarde bem passada! O Vlad não podia estar mais orgulhoso e decide ir para casa mais famoso do que nunca. Com a subida de prestigio, aparecem novas agências onde ele pode candidatar-se a melhores trabalhos na televisão e cinema, que lhe dão ainda mais prestigio. Por isso, é importante pertencer à melhor agência possível, sempre que sobe na escada do estrelato.

Manter a fama não é tarefa fácil. Se preferirmos passar algum tempo com o nosso Sim sem desenvolver nenhuma atividade que proporcione fama, ele sairá dos holofotes da ribalta, e o seu nível de popularidade começará a descer. Quando Vlad atingiu um certo nível, a forma mais fácil que encontrei para o manter popular foi com a organização de eventos sociais, como o Encontro de Fãs e Celebridades, que lhe garante, não só a manutenção do seu nível de fama, como a criação de novos amigos e uma boa reputação. Subir na escada do estrelato obriga por vezes a momentos complicados, como a interação com os fãs obcecados! Deixar a casa abandonada pode ser perigoso. O Vlad já tem centenas de fãs e os mais fanáticos podem entrar em casa na sua ausência, com todos os riscos que daí podem surgir, vasculhar o lixo ou deixar pacotes estranhos no correio. Infelizmente não podemos simplesmente ignorá-los. Manter uma boa relação com eles, aceder aos seus pedidos, e por vezes doar-lhes alguns objetos garante uma boa reputação.

The Sims 4 Get Famous
The Sims 4 Get Famous. Imagem: DR

Com um dia tão bonito, não há nada melhor do que dar um passeio pelo bairro. Vlad estava confiante e passear na rua proporciona-lhe sempre alguns novos amigos, além de ser visto e poder ser apreciado pelos fãs. Quando mais tempo ele passar num local, mais Sims aparecem, chegando a criar-se uma pequena multidão, incluindo os persistentes paparazzi à volta da nossa estrela. Estas multidões nem sempre são apreciadas pelo Vlad, deixando-o por vezes enfurecido por não conseguir realizar mais nenhuma atividade, enquanto os fãs o perseguem e exigem atenção. Um truque é fazê-los suspirar, uma ação que os faz desmaiar aos pés da estrela e aproveitar os poucos segundos que estão adormecidos para mudar de zona ou fugir para casa.

The Sims 4 Get Famous
The Sims 4 Get Famous. Imagem: DR

À medida que o Vlad se torna numa estrela ainda maior, a personalidade vai mudando, chegando a tornar-se numa Diva cheia de exigências. Agora, é viciado em sumo, está sempre com fome ou cansa-se muito rapidamente. Satisfazer estas necessidades demora algumas horas do dia, deixando pouco tempo para o resto das atividades.

The Sims 4 Get Famous
The Sims 4 Get Famous. Imagem: DR

Mais tarde Vlad voltou a passear, mas desta vez com um Disfarce de Celebridade para não ser reconhecido. No Parque Menescal, foi abordado por vários Sims que lhe perguntavam se seria a grande estrela, algo que ele negou repetidamente. Foi aqui que teve um encontro inesperado. Em The Sims 4 Get Famous é possível encontrar a versão “Simificada” da cantora e estrela das redes sociais, Baby Ariel, que alcançou a fama através das suas performances na plataforma TikTok. De guitarra na mão, Baby Ariel interpretava o seu hit “Aww”, numa versão Simlish. Vlad não pode deixar de aplaudir e apresentar-se à Celebridade de Verdade, o 4º nível de fama.

De volta a casa, Vlad tinha desbloqueado mais um perk bastante útil. Ele agora era um Astro Mundial e por isso merecia ter um Tratamento das Estrelas, o que lhe permitiu passar a contratar qualquer serviço sem ter de pagar. Uma vantagem importante que nos permite não pensar muito no orçamento doméstico, além de nos fazer poupar tempo. O Vlad tem fome? Nada como contatar um Chef para nos preparar um buffet em qualidade excelente, completamente grátis!

Não há nada como imortalizar a lenda, e ter a sua própria marca no passeio da fama é uma confirmação do seu estatuto. Em The Sims 4 Get Famous, podemos ter a nossa própria cerimónia de atribuição da estrela no Starlight Boulevard, com amigos, fãs e imprensa.

Está na hora de mostrar o seu grande valor enquanto ícone do cinema. Um contrato milionário leva-o a participar num western sci-fi. Como o maior cowboy do velho oeste, Vlad prepara-se para o seu grande papel em frente ao espelho. Treinar a Interpretação é uma atividade importante para atingir um nível que garanta o sucesso da sua atuação, e fazê-lo usando o novo sistema de câmera na primeira pessoa, permite momentos muito engraçados.

Vestido a rigor, Vlad posiciona-se no cenário onde exibe toda a sua elegância, com poses artísticas e atuações eloquentes, que culminam numa verdadeira obra-prima! A conclusão do trabalho garante-lhe um ordenado generoso e muitos pontos de fama. A quantidade de pontos de fama está relacionada com as atuações que escolhemos. Se estivemos confiantes no nível de interpretação do nosso Sim, então devemos arriscar nas atuações mais desafiantes, o que garante mais fama no fim do dia.

Com um estatuto invejável, a nova estrela de cinema estava pronta para mudar de ares e subir ainda mais na escada da fama. Era altura de encontrar uma casa que se ajustasse ao seu novo nível social. O bairro Pináculos é o ex-libris de Del Sol Valley, onde os ricos e famosos têm a sua residência. Vlad muda-se para o Pico do Castelo, provavelmente a casa mais luxuosa do novo mundo, mesmo ao lado da residência da família Menescal, que deu nome ao único parque da cidade.

O caminho estava aberto para Vlad se tornar na estrela mundial que sempre ambicionou e conseguir o tão desejado Prémio Estrelato.

VEREDITO

A expansão Get Famous introduz em The Sims 4 uma quantidade enorme de novas opções, itens e atividades. A nova habilidade de produção de média, o clube dramático para crianças, novos objetos como a porta do cofre ou uma divisão completamente remodelada, exibir riqueza atirando dinheiro em público, locais onde podemos expressar a nossa criatividade e tentar chamar à atenção, e todas as atividades que rodeiam o mundo dos famosos, há muito por onde explorar.

Vlad foi à procura do sonho, mas tornar-se numa estrela requer disciplina e muito trabalho. Para quem aspira chegar ao topo, os primeiros momentos não são fáceis, chegando a ser frustrante tentarmos participar em tudo, sermos animados e até esforçar-nos para agradar, quando os outros Sims desprezam todas as nossas tentativas. Evoluir as nossas habilidades em casa, antes de tentarmos subir na fama, é um truque que pode evitar algumas frustrações.

Como aspirante a estrela, o orçamento é muito limitado e fazer dinheiro não é tarefa fácil. Conciliar as despesas domésticas com a nossa ambição em sermos os melhores do mundo, além do cumprimento das necessidades básicas de sobrevivência do Sim, obriga-nos a uma gestão de tempo rigorosa e por vezes até cansativa.

É comum termos de repetir a mesma ação várias vezes para atingir um certo nível ou satisfazer uma necessidade. O percurso difícil torna a experiência de jogo muito mais desafiante. Get Famous consegue introduzir no jogo uma componente muito realista. Esta é provavelmente a melhor expansão de sempre para The Sims 4, e quase um guia para os aspirantes a estrela que, no mundo real, desejem ter uma noção do percurso e dificuldades que terão de ultrapassar.

Por fim, ficámos bastante surpreendidos com a quantidade de novo conteúdo e opções de jogabilidade. Claro que atingir o estrelato não depende apenas de escolher ser ator. Podemos criar a nossa própria carreira, com nome e descrição. Get Famous é sem dúvida um novo mundo por descobrir e a nossa avaliação reflete isso mesmo. Por se tratar de um complemento a The Sims 4, e dentro do género de simulação, Get Famous é tudo aquilo que uma expansão deve ser.

Esta análise foi baseada na versão do jogo para PC. Uma cópia foi gentilmente cedida pela Electronic Arts Portugal.