/

 

Levantem-se todos os ‘Misters’ virtuais, e mesmo aqueles que já praticam os seus dotes de treinador pelos relvados reiais – o novo Football Manager 2020 (FM 2020) já chegou, e com ele regressa também a mais completa simulação de gestão futebolística, e a sensação mais realista de como é assumir as rédeas de uma equipa de futebol profissional. Esta é uma experiência que tem como protagonista a maior base de dados de jogadores de todo o universo dos videojogos, e uma jogabilidade tão repleta de detalhes, que para os novos jogadores a dominarem, quase seria necessário tirar um curso superior.

O veterano estúdio da Sports Interactive (SI) já desenvolve a saga Football Manager há 14 anos, uma herança que exige uma continua inovação para agradar aos mais antigos jogadores da franquia, como atrair novos jogadores que se iniciam nesta aventura que é o futebol. No entanto, nem sempre é fácil manter a mesma qualidade, enquanto tentam implementar novidades em todas as edições. Este ano, a SI decidiu mexer em algumas das áreas que permaneciam inalteradas há algum tempo. O motor gráfico sofreu uma pequena revisão, o nosso espaço de treino promete um maior controlo sobre a evolução dos jogadores, e até as interações com a direção foram repensadas.

Será nesta nova ‘temporada’ o FM consegue surpreender-nos e reinventar um novo jogo com a qualidade que lhe distingue? Ou estamos perante somente mais uma atualização de dados, de um videojogo que se assemelha cada vez mais com um software de análise e treino cientifico? Para descobrir tudo isto, vestimos o nosso fato mais janota, apertámos umas chuteiras florescentes a combinar, e fomos diretamente para o quadro de táticas do nosso balneário virtual, em Football Manager 2020.

Football Manager 2020

Football Manager 2020

Depois de um longo processo de desenvolvimento que já dura há 14 edições, sob o nome Football Manager, e ainda mais algumas, como Championship Manager, seria quase impossível referirmos todos os detalhes da jogabilidade deste enorme simulador de futebol. Para analisar o novo FM 2020, vamos antes focar-nos principalmente no novo conteúdo que foi adicionado, avaliando também o jogo como um todo, e tudo aquilo que ficou por melhorar.

Já referimos o nível de complexidade que a série Football Manager nos tem habituado, resultado da enorme profundidade de opções. Mas, por mais completo que seja, isso não tem de significar uma grande dificuldade a gerir os menus, ou a escolher seja o que for. A verdade é que a Sports Interactive tem dedicado grande parte do seu tempo de desenvolvimento a isso mesmo, a melhorar cada vez mais os menus e a facilitar a jogabilidade com pequenos ajustes. Ainda assim, e à primeira vista, o FM ainda pode parecer uma coletânea enorme de painéis, menus e opções, uma característica que é quase impossível de evitar tendo em conta a essência do jogo. Tendo tudo isto em conta, admitimos que a SI tem trabalhado para tentar simplificar algo que já por si é complexo. Tornar o jogo muito simples acabaria por perder a sua própria identidade. FM é um simulador que se distingue pelo realismo.

Este ano, o trabalho do estúdio, na simplificação do jogo, resultou em algumas melhorias de ergonomia interessantes. Uma delas passa diretamente pelo pessoal técnico, que na nova temporada ajuda-nos ainda mais do que antes a gerir a nossa equipa. Para escolhermos a nossa tática, recebemos agora melhores conselhos antes das partidas, incluindo um plantel ideal para a jornada seguinte, e uma melhor análise técnica para ajudar a aprimorar a formações em jogos importantes.

A equipa técnica também sugere respostas ideais durante as reuniões com os jogadores, uma nova funcionalidade com uma utilidade algo discutível. Não temos uma verdadeira noção se as sugestões apresentadas são próximas da que o jogo reconhece como a ideal, ou se apenas baseiam-se em alguma previsão, ou são simplesmente aleatórias. Os resultados de escolher uma ou outra abordagem podem ser variados, e muitas vezes preferimos a nossa própria versão de resposta.

Football Manager 2020
Football Manager 2020. Imagem: DR

Para complementar melhor a equipa técnica, também foram criadas as posições de diretor técnico e de chefe de desenvolvimento de jogadores. Esta estrutura tenciona replicar de forma mais realista a administração de um clube de futebol, aprofundando principalmente a área do scouting.

Vida de Treinador

No que diz respeito à nossa carreira como treinador, foram inseridas algumas pequenas alterações que, mais uma vez, vieram de encontro com o realismo. Não fazia sentido um treinador titulado, e como tal muito ‘valioso’ para o clube, ser tratado com algum desprezo, seja durante a temporada, ou mesmo na despedida. Para alterar isto, o novo FM apresenta agora um maior foco nos contratos de longa duração.
Quando jogamos Football Manager, é frequente escolhermos a nossa equipa do coração, e mantermos-nos a treiná-la durante anos a fio, acabando muitas vezes por ignorar grande parte do jogo.

Football Manager 2020
Football Manager 2020. Imagem: DR

Para colmatar este nosso terrível hábito, o estúdio desenvolveu alterações que passam principalmente pelos novos contratos de cinco anos, específicos conforme a dimensão e expectativas de cada clube. Existem também algumas exigências que dizem respeito à cultura de cada equipa, que podem expandir os objetivos, e incluir detalhes como o mercado de transferências e o estilo de jogo em campo.

Se decidirmos abandonar a nossa equipa a meio da época, o clube pode agora oferecer-nos um novo contrato melhorado, que nos convença a continuar no comando técnico. Outra possibilidade é apresentarmos a demissão como forma de protesto por alguma transferência realizada sem a nossa aprovação. Estes detalhes aumentem ainda mais o realismo, logo são bem-vindos da nossa parte. Não faria sentido o clube vender o nosso Cristiano Ronaldo e nós sermos forçados a continuar no clube.

Football Manager 2020
Football Manager 2020. Imagem: DR

Menos importante, mas também útil, foram as alterações à duração dos empréstimos, agora possíveis de alterar mensalmente, e a possibilidade de marcar novas expetativas nos contratos de novos jogadores. Podemos escolher que um guarda-redes apenas jogue na taça, ou que um jogador de campo seja uma opção menos utilizada, e isto fará com que se queixem menos vezes durante a época.

Regras da Casa

Por vezes, manter a ordem dentro do balneário pode ser mais importante do que a formação tática que um treinador escolhe, principalmente quando o clube está recheado de vedetas de nível mundial. A SI já tinha reconhecido este detalhe, não fossem os problemas de motivação e de disciplina já contemplados desde há várias edições. No entanto, ainda não existia uma forma direta de controlarmos as regras que queremos que sejam cumpridas pelos nossos jogadores. Nesse sentido, foi adicionado o novo sistema de Código de Conduta, uma lista de regras e penalizações que os jogadores terão de sofrer quando, por exemplo, são expulsos na partida anterior, ou falham os treinos.

Football Manager 2020
Football Manager 2020. Imagem: DR

O Código de Conduta, que é primeiramente sugerido pelo atual capitão da equipa, pode e deve ser ajustado por nós, e reflete multas salariais aos jogadores. Esta espécie de documento significa que podemos ter a certeza de que a equipa vai respeitar a nossa autoridade, mas teremos de a fazer cumprir de forma justa, ou as reações podem ser complicadas de gerir.

Cara Renovada

A par das novidades na jogabilidade e detalhes técnicos, o FM 2020 também apresenta uma nova imagem. Não, não nos estamos a referir à nova embalagem feita em papel 100% reciclado, embora esta seja também uma iniciativa que aplaudimos. Falamos sim dos novos gráficos, tanto em campo, como fora dele.

A SI fez um grande esforço para melhorar os modelos dos jogadores e treinadores. O resultado são modelos mais realistas, com mais detalhes, como o alfinete de gravata e os botões de punho, que agora são visíveis. Também podemos selecionar uma opção para que a nossa indumentária fique alinhada com as cores do clube, atualizando automaticamente sempre que trocamos de equipa.

O motor de jogo, responsável pela simulação e apresentação dos jogos, também foi melhorado ligeiramente este ano. Graças a dezenas de novas animações, temos agora movimentos ainda mais variados para os nossos jogadores, o que se traduz num grande portefólio de animações.

Os terrenos de jogo também foram aprimorados. O campo reage mais realisticamente ao clima e a uma melhor iluminação, para criar um ambiente mais natural para a nossa aventura como treinador. Obviamente, a nível gráfico, o FM 2020 ainda não concorre com jogos como o FIFA ou o PES, mas isso não é de todo algo negativo, e muito menos necessário. Estamos perante um simulador puro, e embora qualquer ajuste seja bem-vindo (os jogadores ainda parecem patinar no terreno), o que realmente importa neste caso é a experiência de jogo, e o realismo dos resultados.

Os jogos simulados em tempo real traduzem as nossas decisões de forma convincente. Geralmente, os jogadores fazem o que pedimos, mas também há exceções. Em alguns casos, os jogadores que têm poucos pontos em trabalho de equipa e comprometimento, gostam de fazer as suas próprias decisões, com resultados por vezes desastrosos.

Football Manager 2020
Football Manager 2020. Imagem: DR

São sobretudo os detalhes que tornam cada jogo uma experiência única e, acima de tudo, credível. Cada aspeto técnico treinado durante a semana, pode ser visto em campo, e quando uma jogada ensaiada durante meses no papel, um dia, finalmente, resulta em golo, sentimos uma sensação melhor do que qualquer golo artístico no FIFA. É nestes momentos que sentimos orgulho do nosso trabalho como treinador.

Pequenos Detalhes

O maior problema com o novo Football Manager 2020 não é de todo a sua apresentação complexa, mas sim alguns bugs e desequilíbrios que encontrámos. Uma das falhas mais marcantes é a incapacidade da IA marcar golos em situações de um para um. Mesmo nos jogos da taça contra adversários de classe inferior, o guarda-redes vence quase todos os duelos, ou o avançado chuta a bola na direção oposta.
Por outro lado, os remates de fora da área são claramente demasiado eficazes. Mesmo que este estilo de golo seja bastante atrativo, eles são demasiado comuns em comparação com jogos de futebol reais. É incrível que a Sports Interactive não tenha reparado nestes pequenos detalhes durante a fase de testes.

Também irritante, é o facto da tática de Gegenpressing (ou pressão alta, é um estilo tático em que a equipa, depois de perder a posse de bola, tenta imediatamente recuperar a posse, em vez de recuar para se reagrupar), continuar a ser demasiado eficaz. Não sabemos se isto se deve aos recentes sucessos do treinador Jürgen Klopp, mas um facto é que qualquer equipa capaz de utilizar este sistema, obtém melhores resultados do que seria de esperar… mas sobre tática já falaremos.

Uma Caixa de Areia Tática

Escolher a tática certa para o “material” existente, é a pedra angular de qualquer treinador de sucesso no Football Manager. Especialmente para iniciantes, o Assistente de Taticas é muito útil, uma adição que ocorreu na versão anterior do jogo, mas isto às vezes pode não bastar.

Football Manager 2020
Football Manager 2020. Imagem: DR

Já referimos que a nossa equipa técnica está mais interventiva do que nunca, e que não tem qualquer problema, ou papas na língua, para nos dar indicações extra. Mas estas sugestões vão um pouco além dos discursos motivacionais de intervalo. Este ano, o nosso adjunto também seleciona a sua melhor equipa para a jornada, tendo em conta as lesões, forma física, e provavelmente, também o seu aguçado palpite aprimorado com anos de treino como um NPC do FM! Pela nossa experiência, os seus palpites não são de subestimar, sendo geralmente muito certeiros. Mas, no fim de contas, ainda somos nós quem manda no balneário, e podemos sempre ignorar as sugestões.

Cuidado! Só porque escolhemos uma tática, não significa que ela funcione. Por exemplo, é improvável que aqueles que queiram jogar num estilo Tiki-Taka, inspirado no Barcelona, o consigam fazer sem terem jogadores adequados para o efeito. Se for o caso, vamos assistir à nossa equipa a fazer mais passes para o adversário, do que para os seus próprios companheiros.

Ao longo dos anos, o FM tem vindo a fazer um excelente trabalho ao tornar as táticas mais complexas e modernas, incluindo estilos como o Catenaccio, ou o Gegenpress, entre outros. Com tanto por onde escolher, pode ser fácil perdermos o rumo, e entrarmos por combinações pouco ortodoxas. O novo sistema de equipa técnica também sugere o que devemos ou podemos alterar na nossa estratégia, ou o que de facto estamos a fazer diferente do que seria mais tradicional, e o que essas mudanças representam em campo. Estes ajustes e sugestões acabam por ser uma forma que o jogo tem para ensinar pequenos conceitos aos jogadores menos experientes, ao mesmo tempo que pode relembrar conceitos básicos aos jogadores mais avançados.

Veredito

Com a base de dados de jogadores mais completa do mundo, um nível de complexidade desconcertante, e licenças de clubes e ligas para todos os gostos, o Football Manager 2020 ainda é a primeira escolha para todos os que desejam experimentar a carreira de treinador, ou simplesmente querem tomar as rédeas do seu clube favorito. Mas calma! Este não é um jogo para pessoas de coração fraco. O FM 2020 obriga a um nível de dedicação sem igual, com uma exigência ímpar nos detalhes.

Nas inovações deste ano, a Sports Interactive conseguiu incluir algumas melhorias importantes, que passam principalmente por um maior foco em carreiras mais longas, as otimizações gráficas e as novas ajudas que a nossa equipa técnica proporciona. Os jogadores mais dedicados, que não se assustem com a enorme curva de aprendizagem deste simulador, serão recompensados com um milagre motivacional, seja ele pelo surgimento dos resultados positivos, ou pelo facto de mesmo depois de centenas de horas de jogo, ainda poderem descobrir novas opções e detalhes.

Como já tem sido habitual, o Football Manager 2020 continua a ser obrigatório para todos os entusiastas da administração de futebol. Ainda mais completo, os poucos novos recursos, trazem algum sangue novo, a uma obra que já em 2019 estava perto da perfeição. O FM 2020 é mais do que um jogo, ou um simulador. Aqui, transpira-se futebol.