/

A agricultura até pode estar na moda, mas nem toda a gente a pode praticar na vida real. Felizmente, existe o Farming Simulator 22 (FS 22), o enorme simulador agrícola que é também a mais ambiciosa aposta do estúdio suíço Giants Software. Mas se pensam que vão pegar na enxada, então estão muito enganados! O mundo mudou, e a agricultura também.

O FS 22 está cheio de máquinas topo de gama para nos ajudar, desde tratores, ceifeiras e transportadoras, e o melhor é que podemos conduzi-las sem limitações.

Para além disso, existe todo um sistema de produção, venda e entrega, nesta que é já uma completa experiência de gestão agrícola. Mas será mesmo assim impressionante? E um jogo focado na agricultura será mesmo divertido? Para responder a esta e a muitas outras perguntas, pegamos nas chaves do trator, e embarcamos nesta aventura rural e industrial que é o novo Farming Simulator 22.

Análise Farming Simulator 22

Os simuladores são muitas vezes jogos especiais, que embora sejam normalmente talhados a pensar no realismo, também conseguem ser muito divertidos, e assim atrair comunidades mais abrangentes do que a sua temática podia sugerir. Farming Simulator é um desses casos, e como nem só aspirantes a treinador jogam Football Manager, ou pilotos amadores competem no F1, também aqui são muitos mais os fãs da agricultura digital, para além dos habituais aficionados agricultores da terra firme.

Hoje em dia o realismo tem sempre de andar de mãos dadas com o divertimento, e neste caso, o novo Farming Simulator 22 tem mais um desafio extra. O seu antecessor Farming Simulator 19 (FS 19) foi um enorme sucesso, e a expetativa para esta nova edição tornou-se ainda maior. Uma vez que somos novatos na série, mas como nunca dispensamos um bom simulador, temos de confessar que as nossas expetativas são maiores do que o nosso conhecimento sobre máquinas agrícolas… mas vamos com calma.

Ao inicio o objetivo parece bastante simples. Para ter o melhor rendimento possível (e assim aumentar os lucros na venda), devemos primeiro lavrar a terra, depois espalhar cal para corrigir a acidez do solo, remover as pedras que atrapalham, semear e, finalmente, dar tempo para que cresçam, com a ajuda de uma pequena sesta em casa. Mas atenção! No jogo, um dia corresponde a um mês de trabalho, e quando acordamos, o mato já invadiu os campos. Obviamente, essas ervas devem ser eliminadas, e para isso temos várias soluções disponíveis. A mais fácil (não muito ecologicamente responsável) é comprar herbicida na loja ao lado, e espalhar o produto nas plantações. Obviamente, o jogo não é só isto. Existe muitos mais para explorar.

O novo modo de construção de personagem permite, pela primeira vez, adaptar o nosso protagonista à imagem que quisermos. A Giants avançou com esta iniciativa dando-nos a liberdade de sermos quem quisermos. Esta é uma boa novidade tendo em conta que muitos jogos ainda obrigam a personagens predefinidas.

Engenheiro Agrónomo

Desde o inicio, uma coisa é bastante clara neste novo Farming Simulator… é que não foi feito para novatos. Para além dos próprios menus algo confusos, existe apenas um tutorial rudimentar que explica os conceitos básicos da colheita e da semeação, assim como uma visão geral do mercado. Depois, somos literalmente atirados às feras, sejam elas com quatro patas ou com quatro ou mais rodas. Este é um processo algo natural em jogos que misturam a simulação com uma vertente sandbox, ou seja, mais livre de objetivos. Estranhamos um pouco que outras áreas, como a pecuária ou a indústria, não tenham sido tidas em conta.

É obvio que percebemos o que temos de fazer, mesmo que ao inico as teclas não nos pareçam óbvias, mas talvez uma campanha inicial um pouco mais completa ajudasse a acelerar a aprendizagem. Como jogámos na PS5, isso talvez tenha dificultado um pouco a nossa habituação. Uma vez que existe tanto para fazer, principalmente a um nível mais elevado de dificuldade, a mobilidade do rato certamente teria dado jeito. Apesar de tudo, os controlos funcionam bem também na consola, e, com alguma paciência, lá fomos controlando os veículos, equipamentos e até ajudantes IA da nossa quinta.

Quando entramos mais profundamente na mecânica deste Farming Simulator 22, descobrimos ainda mais tarefas do que a simples colheita para depois semear. Para atingir a maior eficiência dos campos é necessária muita outra preparação, como a escolha adequada das culturas, fertilização, etc, etc. Nos EUA por exemplo, as hipóteses das plantações de algodão serem bem-sucedidas são significativamente maiores do que nas regiões de frança, onde muitos menos campos parecem adequados, já para não falar das estações do ano e na temperatura, que afetam decisivamente as nossas colheitas.

Automatização

Para além do nível geral de dificuldade, também podemos usar opções de alívio, algumas delas menos visíveis, por exemplo, para desativar a compulsão realística de arar, ou o aparecimento de ervas daninhas nos terrenos. Se conduzir tratores ou outras máquinas não for o nosso forte, podemos até contratar ajudantes NPC, por um preço é claro. Assim, especialmente na fase inicial, devemos considerar se queremos investir alguns euros, e assim ter mais tempo para outras tarefas de gestão, ou simplesmente colher o grão e colocá-lo à venda nós próprios.

É interessante ver como os nossos ajudantes preferem trabalhar, e talvez aprender algo com isso, embora seja aqui mesmo que alguns dos problemas mais graves do jogo se revelem. A IA falha em muitas das tarefas, seja quando parecem colidir uns contra os outros, ou começam a descarregar material demasiado cedo, sem que o camião tenha chegado ao local por exemplo. É uma pena que uma função tão relevante funcione tão mal, mas ainda assim, permite que um jogador possa quase nem ‘jogar’, focando-se apenas na função de um gestor, e isso é muito interessante.

Também devemos atualizar as nossas máquinas, ou fica mais barato alugar? Isso também é possível, e embora ainda esteja longe de perfeita, existe uma economica bastante interessante dentro do Farming Simulator 2022.

O Inverno Vem Aí

É difícil imaginar um simulador agrícola sem as estações do ano, mas a verdade é que isso já acontece há vários anos. A saga, nascida em 2008, finalmente corrigiu a situação com a entrega 22, que agora já implementa as diferentes épocas do ano. Este novíssimo recurso foi inspirado num mod desenhado por fãs no Farming Simulator 19, e oferece a adaptação ao ciclo anual para semear os diferentes tipos de culturas. Se a Colza é plantada em agosto, por exemplo, e leva 11 meses para crescer, não é o caso do algodão, que deve ser plantado em fevereiro e colhido no final do ano. Para não esperar demasiado para que as estações passem, aconselhamos apostar em vários setores de atividade, e adaptar o jogo de acordo com os períodos.

No entanto, os meses de dezembro e janeiro são exclusivamente (ou quase) dedicados à manutenção de estradas e campos. Devemos colocar sal nas estradas, para melhorar a eficiência das entregas, ou limpar os campos para ajudar os rebentos. Enfim, tudo isto no papel pois, em última análise, fazemos o que queremos, mesmo deixar tudo como está, prejudica pouco ou nada as culturas – pelo menos no FS 22, já que na vida real não é recomendável ignorar as nossas tarefas. Durante este período de renovação (inverno), era tradicionalmente mais difícil fazer dinheiro. Agora é possível contrariar a tendência e construir estufas para continuar a produzir, mesmo em situações climáticas adversas. Esta novidade possibilita a produção de frutas e hortaliças durante todo o ano.

Tunning Agrícola

São mais de 400 os veículos presentes no jogo, e isto sem contar com todas as modificações e acrescentos existentes, no que culmina numa espécie de Need for Speed agrícola. Estamos a brincar na comparação, mas de facto a personalização é imensa, e mesmo que a parte da condução não seja perfeita, o facto é que os podemos usar a todos. O som dos motores também foi tido em conta para cada um dos veículos, e até conseguimos sentir o peso das cargas quando nos deslocamos pelo mapa, uma inspiração ao estilo Mud Runner.

É obvio que nesta área o realismo não é total, nem compete com um Forza Horizon no equilíbrio entre simulação e diversão arcade. Ainda assim, e com pequenas ausências, como o inexistente sistema de colisão, ficamos surpreendidos com a atenção ao detalhe num jogo onde esta função pode ser considerada apenas como secundaria.

Tudo e Mais Ainda

Os terrenos podem ser alargados, as garagens aumentadas e existem edifícios adicionais para as mais variadas tarefas, como estábulos para os cavalos e até instalações mais técnicas.

O FS 22 já seria completo o suficiente apenas com a base da agricultura, mas a Giants Software quis ir mais longe. Se recolhermos a lã das nossas ovelhas, podemos construir no nosso próprio terreno uma unidade de produção para a transformar. Se quisermos dedicar-nos a produção de gado, isso também é possível. A indústria vinícola é outra opção. E que tal uma pizzaria? Até isso é possível! Um supermercado, uma central eólica, um restaurante de fast food, as possibilidades são imensas.

É aqui também que a nova parte online assume mais importância, já que os jogadores agora podem trabalhar em equipa para criar um negócio gigantesco. Quando um trata da produção de frutas, o outro pode trazer leite e ovos, e assim fazem bolos para vender. Isto é globalização em movimento, e neste caso, também diversão em grupo.

Este ambicioso e multifacetado sistema parece necessário para manter os jogadores interessados durante mais horas de jogo, mesmo que a estratégia e estrutura mais clássicas continuem a funcionar igualmente bem. Para além disso, é difícil avaliarmos se todos os sistemas de construção, colheita e comercialização oferecidos são realmente autênticos, mas a ilusão criada é que quase tudo parece realista o suficiente.

À superfície, esta ainda é uma bonita experiência de simulação, com tratores brilhantes, terra ondulante e, não menos importante, as novas estações de produção. Mais profundamente, nota-se também que Farming Simulator faz o seu trabalho como jogo de gestão, independentemente da complexidade que às vezes apresenta em certas áreas.

Conclusão

O cheiro a terra molhada, os vegetais, as plantas, os animais do campo, e também as gigantescas maquinas agrícolas com de tecnologia de ponta… quem disse que a vida no campo era coisa do passado? O novo Farming Simulator 22 vai certamente atrair os antigos fãs da série. Quanto aos novatos, estes podem sentir-se algo confusos nas imensas possibilidades mas, ultrapassada alguma falta de habituação inicial, o simulador agrícola da Giants irá revelar-se uma boa experiência capaz de entreter.

Apesar da IA estar longe de funcionar convenientemente, seria uma pena perder esta edição porque também corrige muitas das ausências de FS 19. A modelagem e o realismo dos veículos é de alto nível, e a chegada das linhas de produção e do modo online são grandes adições à jogabilidade. Farming Simulator 22 traz a simulação agrícola para a ponta dos dedos de jogadores em todo o mundo.

[Análise baseada na versão de Farming Simulator 22 para PlayStation 4, gentilmente cedida pela playandgame.pt]