XL Games World e Lisboa Games Week
XL Games World e Lisboa Games Week. Imagem: DR

A E2Tech e a FIL – Fundação AIP promoveram a grande festa dos videojogos e do entretenimento digital durante cinco edições do Lisboa Games Week (LGW), uma parceria que parece ter chegado agora ao fim.

Desde 2014, a E2Tech foi responsável pela organização do LGW, com a coorganização da Fundação AIP, proprietária da marca. Este divórcio não impediu que a E2Tech, a organizadora de eventos como o MEO XL Party e o MOCHE XL Esports avançasse com um projeto próprio.

XL Games World

A E2Tech é uma empresa organizadora de eventos de entretenimento tecnológico, fundada em 2007 por Pedro Silveira, atual CEO.

Assim, nasce o XL Games World, o novo evento dedicado aos videojogos, tecnologia e entretenimento, anunciado pela primeira vez por Pedro Silveira, CEO da E2Tech, no palco do MOCHE XL Esports, momentos antes da grande final de CS:GO.

O XL Games World já tem data marcada para os dias 14 a 17 de novembro, no Altice Arena, a casa da Altice, a empresa responsável pelo MOCHE XL Esports, com a organização da E2Tech.

Lisboa Games Week

A Fundação AIP é uma pessoa coletiva de direito privado sem fins lucrativos, e tem como objetivo promover, patrocinar e realizar ações que visem o desenvolvimento das atividades das empresas portuguesas, e a disseminação de conteúdo científico, cultural, de solidariedade social e de defesa do ambiente.

A FIL – Fundação AIP não se deixou impressionar com o lançamento do novo evento e já começou a promoção da próxima edição do Lisboa Games Week, que decorrerá entre os dias 21 e 24 de novembro, na FIL, em Lisboa, desta vez sem a cooperação da E2Tech.

Durante o MOCHE XL Esports, que decorreu no último fim de semana, a FIL decorou uma zona inteiramente dedicada à 6ª edição do Lisboa Games Week. Neste local, virado para o Altice Arena, a promoção do evento incluiu música e a entrega de panfletos com descontos na compra antecipada de bilhetes, ao mesmo tempo que surgiu no Youtube o primeiro teaser.

Redes Sociais

A guerra entre as duas empresas não se ficou por aqui. Nas redes sociais, as movimentações têm sido muitas!

A página de Facebook do Lisboa Games Week, que conta com mais de 34 mil seguidores, foi convertida na página do XL Games World, tendo sido apagadas todas as publicações e referências ao anterior evento. Por sua vez, a FIL – Fundação AIP foi obrigada a criar uma nova página para o seu evento, que começou agora, a partir do zero, encontrando-se neste momento com apenas pouco mais de 350 seguidores. Entretanto, já no decorrer do dia de hoje, a antiga página do LGW, agora com o nome XL Games World, surgiu completamente despida de conteúdo. A guerra no Facebook promete continuar animada.

XL Games World
Página do XL Games World no Facebook. Imagem: DR

O mesmo aconteceu no Instagram, com a página do Lisboa Games Week a ser substituída pela nova página do XL Games World. Entretanto, a recém criada página do LGW, nesta rede social, já anunciou uma quantidade recorde de youtubers convidados, sendo até agora a única confirmação entre os dois eventos.

Nota da Redação:Contactados pela FIL – Fundação AIP, fomos informados que a página do LGW a que esta notícia se referia, como tendo já confirmado vários convidados, é falsa e sem qualquer ligação à organização do evento. A atual página oficial na rede social Instagram é: instagram.com/lisboagamesweek

Já no Twitter, as movimentações parecem mais calmas, com a página do Lisboa Games Week a manter-se intacta, e com a ausência de uma página dedicada ao XL Games World.

Programação

É esperado que a 6ª edição do Lisboa Games Week, que decorre em novembro, venha a ter a mesma programação das edições anteriores, à exceção dos torneios organizados pela E2Tech, que provavelmente irão passar para o XL Games World, nomeadamente a Master League Portugal, a liga portuguesa de CS:GO. Por sua vez, nada impede que a FIL – Fundação AIP organize os seus próprios torneios, ou convide organizações externas que não estejam sujeitas a contratos de exclusividade.

A decorrer na semana anterior, o XL Games World vai incluir o mesmo tipo de programação que o LGW já nos habituou. No site oficial do evento, pode ler-se algumas das atrações que podemos esperar deste novo evento, ou seja, os stands com estações de experimentação das várias marcas de consolas e videojogos, convidados especiais, retro games, cosplay, simuladores de realidade virtual e espaços pensados para a família. Para já, ainda não foram revelados detalhes sobre torneios de eSports mas certamente irão estar presentes.

Com dois eventos tão próximos geograficamente, temporalmente e de natureza idêntica, será interessante perceber como serão estabelecidas as próximas parcerias, não só em termos de convidados, mas principalmente a nível de patrocinadores, e qual o grau de exclusividade de cada marca/personalidade.

Uma coisa é certa! Com dois eventos a decorrer quase ao mesmo tempo, o mês de novembro será garantidamente a não perder para os fãs dos videojogos e do entretenimento eletrónico.

Sites oficiais: Lisboa Games Week e XL Games World